5% off na primeira compra. Aproveite!

Água com limão pode melhorar sua saúde?

água com limão faz bem para a saúde

Tomar água com limão virou moda entre modelos e personalidades fitness. Mas, por que consumir essa mistura diariamente faz bem? 

Beber água com limão é uma maneira de desintoxicar e recompor os sais minerais naturalmente. Assim também, a hidratação da água e a acidez do limão podem auxiliar no processo de perda de peso.

Outros benefícios são o auxílio na digestão e a compensação em situações de acidez no corpo. Ambas são igualmente reguladas pela ação alcalinizante do limão.

Quer saber mais sobre como esse hábito pode melhorar a sua saúde e bem estar? Vamos começar pelo modo de preparo dessa mistura.

Como preparar a água com limão?

como tomar água com limão

Começando pela água, prefira utilizar sempre água purificada à temperatura ambiente ou morna. Sempre que possível,  use limões frescos ou orgânicos. Evite suco de limão pronto.

Logo depois, esprema meio limão em um copo e encha-o com 200ml de água. A água fria exige que o corpo gaste mais energia para assimilar a bebida. Dessa forma, na hora de preparar sua água com limão, evite água fria.

Você pode fazer raspas de limão antes de espremê-lo, a fim de usá-las posteriormente para cozinhar.

Qual o melhor horário para consumir água com limão?

Segundo os nutricionistas, o ideal é que a mistura seja consumida em jejum, meia hora antes do café da manhã. Assim, o fígado e o intestino começam o dia funcionando melhor.

Da mesma forma, a água com limão também pode ser ingerida antes de outras refeições. Isso porque a vitamina C tem vida curta no organismo e a bebida ajuda na reposição.

Conheça 5 benefícios da água com limão

  1. Alcalinização

À primeira vista, parece estranho que o limão possa ajudar neste processo sendo uma fruta ácida. Porém, depois de ingerido, o limão torna-se alcalino no organismo. Isso ajuda a deixar o sangue com pH maior que 7. 

Em um ambiente alcalino, as células têm mais facilidade de eliminar toxinas. Dessa forma, a perda de peso é potencializada os processos inflamatórios reduzidos.

  1. Mais frescor e menos inchaço

A ingestão regular de água já estimula o processo de eliminação de líquidos retidos. Beber água com limão pode deixar o processo de ingestão de 2 litros de água por dia ainda mais gostoso.

Uma boa dica para manter a hidratação é ter sempre um Europa Mov perto de você e um copo com rodelas ou limão espremido.

Além disso, a fruta tem propriedades diuréticas e refrescantes. Estas proporcionam a eliminação de toxinas pela urina e melhoram o trato intestinal.

  1. Sistema imunológico mais forte

Já se sabe que os limões são ricos em vitamina C, útil no combate e prevenção de diversas doenças. Essa vitamina tem efeitos anti-inflamatórios e é utilizada nos casos de variados sintomas respiratórios. 

Do mesmo modo, limões são ricos em potássio, que estimula a função dos nervos e do cérebro. O potássio também ajuda a reduzir a pressão arterial. 

Além disso, beber água com limão melhora a absorção do ferro, que é muito importante para o sistema imunológico. Em outro artigo do nosso Blog, já abordamos maneiras de melhorar a imunidade de maneira natural.

  1. Efeito antioxidante

Criar o hábito de ingerir essa mistura todos os dias também ajuda a combater o envelhecimento precoce. Isso porque o limão é rico em flavonóides, elemento antioxidante que age contra os radicais livres. 

Juntamente com os flavonóides, a vitamina C é essencial para ter uma pele brilhante. Sua natureza alcalina elimina alguns tipos de bactérias responsáveis pela acne, ajudando a rejuvenescer a pele de dentro para fora.

Se quiser saber mais sobre o que são antioxidantes e em quais alimentos encontrá-los, clique aqui.

  1. Aliado do sistema digestivo

porque tomar água com limão

Essa mistura também pode tornar o processo digestivo mais eficiente, bem como ajuda a eliminar cálculos renais e estimula a secreção pancreática e biliar.

A acidez do limão favorece a digestão dos alimentos e reduz a produção de suco gástrico. Essa é uma ótima medida para quem sofre com refluxo.

Se o estômago já está em condições de excesso de acidez – como azia e gastrite – beber água com limão pode ajudar a neutralizar o quadro.

Cuidados e contra-indicações

Antes de mais nada, é importante lembrar que a água com limão traz muitos benefícios, mas não fornece tudo o que o corpo precisa. É preciso manter uma alimentação saudável (sem excesso de açúcares e gordura) e praticar atividades físicas.

Por outro lado, mesmo sendo uma excelente aliada da saúde, há pessoas que devem ter cuidado ao ingerir essa mistura. 

Por exemplo, quem tem sensibilidade ao ácido cítrico  e pessoas que têm excesso de ferro no sangue.

Saúde começa pela boca

Os dentes merecem uma atenção especial ao consumir água com limão. De acordo com dentistas, o suco do limão pode criar microporosidades na superfície dos dentes. 

Isso permite que as manchas de café, chocolates e refrigerantes entrem nessas porosidades.

Do mesmo modo, a mistura também pode causar uma sensibilidade nos dentes. Por isso, a recomendação dos dentistas é que a água com limão seja ingerida com canudo e junto a refeições. 

Assim também, é importante evitar escovar os dentes em seguida, para prevenir o desgaste da superfície do esmalte, que já está porosa.

Tomando os cuidados necessários e mantendo um estilo de vida saudável, a água com limão definitivamente traz muitos benefícios. Que tal começar uma mudança de hábito hoje mesmo?