Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Purificador de água gelada: qual a temperatura e quanto tempo para gelar?

purificador de água gelada

Quem procura por um purificador refrigerado certamente se importa com a temperatura da água. Atualmente, existem modelos no mercado que oferecem água em até 3 temperaturas, chamadas de ‘natural’, ‘fresca’ e ‘gelada’.

Afinal, você sabe qual é exatamente a temperatura da água nestes 3 casos? 

De um filtro de barro a um purificador refrigerado, é possível resfriar a água com diferentes sistemas. De acordo com cada um deles, a água atinge uma certa temperatura em determinado tempo. 

O seu negócio tem alto fluxo de frequentadores? Então, é fundamental saber quanto tempo o aparelho leva para gelar a água. Da mesma forma, conhecer a capacidade do reservatório ajuda a entender se o purificador pode suprir a demanda.

Vamos entender um pouco mais a relação entre sistema de refrigeração, tempo e temperatura da água?

Purificador refrigerado com compressor ou placa

Você é do tipo de pessoa que sente que só água gelada mata a sede? Definitivamente, um purificador refrigerado é a opção mais prática e segura para a sua hidratação. 

Mas, na hora de escolher um modelo, é importante saber um pouco de seu funcionamento. Existem 2 sistemas de refrigeração no mercado: compressor ou placa eletrônica (Peltier)

À primeira vista, o sistema de compressão pode parecer prejudicial ao meio ambiente. Contudo, os modelos vendidos atualmente são ecológicos. Como não utilizam mais o CFC como gás refrigerante, não fazem mal à saúde ou ao meio ambiente.

Já a placa eletrônica funciona por meio de pastilhas termoelétricas, num sistema que opera com a troca de calor.  Confira aqui as principais vantagens e desvantagens de cada sistema de purificador refrigerado.

Além das diferenças de valor, peso e eficiência energética, você vai descobrir qual deles gela mais e melhor. 

Purificador refrigerado: quanto tempo leva para gelar?

Geralmente, um purificador por compressor pode levar em média 1h para refrigerar toda água do reservatório. Por outro lado, este tempo também varia de acordo com as condições climáticas de onde está instalado o aparelho. 

Já o purificador refrigerado por placa eletrônica leva em média 2 horas para gelar toda a água. Logo, podemos concluir que o sistema por compressão é mais adequado a locais com alto fluxo de pessoas. Isto porque ele é capaz de refrigerar um volume maior de água em menos tempo.

O Europa Summer, por exemplo, é um aparelho que refrigera 3 litros de água por hora. Além disso, conta com um dos maiores reservatórios da categoria: 2.6 litros. Assim, nunca falta água gelada para os frequentadores do local.

Temperatura da água 

Antes de mais nada, você sabe qual a temperatura ambiente da água ou temperatura natural? A temperatura ambiente refere-se à temperatura do ar, em determinado local, sem que ocorra a influência da troca de calor com fontes calóricas. 

Em termos laboratoriais, esta temperatura se situa entre 20 e 25°C. Normalmente, a água que sai da torneira está a 20°C. Podemos estabelecer esta faixa como sendo a temperatura da água natural. 

Agora, vamos descobrir qual temperatura a água atinge em cada um dos sistemas de refrigeração. Um purificador refrigerado com compressor da marca Europa oferece água a uma temperatura média de 9°C a 6°C.

Já o sistema por placa eletrônica resfria a água entre 10°C a 7°C. Em ambos os casos, o ajuste do termostato pode influenciar na temperatura final. 

Dessa forma, é justo dizer que a temperatura média da água gelada está entre 6 e 10°C

Mas, e a água fresca? Ela é uma mistura de água natural com água gelada. Logo, a temperatura final está diretamente ligada às proporções que a mistura leva. Provavelmente, imaginando uma mistura de proporções idênticas, a água seria servida entre 10 e 20°C

Qual a temperatura ideal da água para o nosso consumo?

Em condições normais, nosso organismo tem uma temperatura estável, na média de 37º C. De acordo com as condições externas a que somos expostos, nosso corpo reage, tentando equilibrar a temperatura.

Ou seja, se bebermos água muito gelada, por exemplo, o organismo precisará compensar esse resfriamento. No que diz respeito aos riscos ou benefícios de ingerir água gelada, as opiniões se dividem. 

Em dias quentes, beber água gelada costuma ser uma preferência geral. Definitivamente, num país tropical como o nosso, um purificador refrigerado é muito procurado. Ingerir água gelada nessas situações pode ajudar a regular a nossa temperatura, trazendo sensação de bem estar. 

Além disso, depois da prática de exercícios físicos, é interessante reduzir a temperatura corporal e os batimentos do coração. A água gelada também ajuda nesses processos. Algumas pesquisas indicam que até o metabolismo e a queima de calorias são acelerados, mas ainda não há nada conclusivo.

Por outro lado, ingerir água muito gelada pode causar um choque térmico no seu corpo, sensibilidade na garganta e no estômago. Já a água em temperatura natural/ambiente, permite uma rápida hidratação ao corpo, sem oferecer nenhum risco.

A água natural, quente ou morna também é muito consumida em países asiáticos e utilizada como prática terapêutica. Na antiga medicina tradicional chinesa, a temperatura da água era usada como uma forma de ajudar o corpo a se recuperar e combater infecções. 

Acima de tudo, é importante ter equilíbrio. Não há porque se privar de um bom copo de água gelada em um dia de calor. Contudo, é bom ter cautela com a ingestão frequente de água gelada, especialmente em dias frios.

Um purificador refrigerado é capaz de fornecer água em até 3 temperaturas, por isso é uma excelente opção. Já conhece a nossa linha de refrigerados?