Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Filtro e refil são coisas diferentes? Entenda.

filtro de água vs refil

À primeira vista, filtro e refil parecem ser coisas diferentes, mas será que isso é verdade?

No universo dos filtros e purificadores de água, temos um glossário específico. Além disso, cada fabricante pode adotar uma nomenclatura diferente. Isso pode gerar dúvidas e confusão com relação a alguns termos e o que eles representam.

Filtro e refil são duas palavras muito comuns quando pensamos na qualidade da água. Vamos entender melhor quais as diferenças e semelhanças?

Filtro e refil são sinônimos

Quando comparados em sua função, ambos os termos representam igualmente dispositivos de melhoria. 

O termo dispositivo de melhoria é o escolhido pelas portarias do INMETRO e seu uso é mais comum entre técnicos e especialistas. Ele faz referência ao elemento do sistema de tratamento efetivamente responsável pela melhoria da qualidade da água. 

Assim, filtro e refil são considerados dispositivos de melhoria, que precisam de substituição periódica. Por outro lado, existem ainda outros nomes para estes dispositivos. Alguns fabricantes utilizam os termos câmara, vela, elemento filtrante ou dispositivo de reposição.

O termo refil é mais amigável e tende a gerar menos confusão. Da mesma forma, esta palavra traz uma rápida associação com a ideia de um tempo de vida útil e de substituição. De acordo com o dicionário, “refil” é o conteúdo descartável de alguns produtos, que pode ser substituído.

Entre filtro e refil não existem diferenças técnicas. Logo, entendemos que o que distingue um do outro é apenas a escolha da nomenclatura.

Afinal, porque existe a confusão? Se entendemos rapidamente que refil é um elemento de reposição, porque confundimos quando “filtro” é o termo utilizado?

A regra é a semelhança, mas filtro e refil até podem ser diferentes.

Definitivamente, a palavra “filtro” tem mais significados. Atualmente, utilizamos esse termo até mesmo nas fotografias que tratamos e publicamos nas redes sociais.

Da mesma forma que filtro é o dispositivo de melhoria, ele também pode ser o aparelho em si. Como assim? Segundo o dicionário, essa palavra pode representar tanto o elemento responsável por reter impurezas quanto o produto que o contém.

O filtro de barro é um ótimo exemplo disso. Ele é o vaso, ou recipiente que recebe a água a ser filtrada, mas não o responsável por esse processo. No entanto, leva o nome de “filtro”. 

Assim, quando utilizada neste contexto, a palavra parece estar sendo usada como uma metonímia. Essa é uma figura de linguagem que substitui uma palavra pela outra quando há proximidade de sentido.

No caso do filtro de barro, por conta da escolha do nome do produto, existe uma diferença entre filtro e refil.Isto porque um deles é o produto em si (filtro) e o outro, o elemento de reposição (refil) seria a vela.

O coador de café é um filtro. Uma peneira é um filtro. O ar condicionado e até os cigarros têm filtros. Todo purificador realiza o processo de filtragem e contém um elemento responsável por reter impurezas (um filtro).  

Por outro lado, a filtragem é um processo físico de melhoria da água. Um purificador de água é capaz de realizar processos físico-químicos com tecnologias mais avançadas. Para entender mais sobre esse assunto, entenda a diferença entre filtro e purificador de água.

Vamos filtrar o que é mais importante?

Com este subtítulo, utilizamos a palavra “filtro” como verbo, em forma de ação e com um sentido figurado. Aqui, entende-se que existe uma separação de ideias e conceitos, por exemplo.

Definitivamente, a nossa língua é bastante complexa e algumas palavras podem causar confusão. Então, para esclarecer, vamos resumir o que aprendemos sobre filtro e refil:

  • Quando pensamos em dispositivos de melhoria, ambos os termos representam a mesma coisa. Filtro e refil são igualmente elementos responsáveis pela melhoria da água. A diferença está apenas na nomenclatura.
  • No mercado, existem aparelhos que são denominados de filtro, como o de barro ou o de torneira. Nestes casos, filtro e refil são diferentes, já que um é o produto em si e o outro é o elemento de reposição.
  • Por fim, algumas pessoas podem entender “filtro” como uma etapa ou tecnologia para melhoria da qualidade da água. Na realidade, os termos correto para esse processo seriam “filtragem” ou “filtração”.

Ficou com alguma dúvida? Se gostou do texto, compartilhe com a família e com os amigos!