Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Qualidade ideal da água: conheça os critérios.

qualidade ideal da água

Que água não é tudo igual, você já deve saber, mas você sabe como é medida a qualidade ideal da água? Existem padrões estabelecidos que devem ser seguidos para que você e sua família possam se hidratar com segurança.

Afinal, quantas vezes por dia você usa a água? Preparando alimentos ou um cafezinho, tomando banho ou bebendo mesmo, estamos o dia todo em contato com a água. 

Por outro lado, quase não pensamos sobre a qualidade ideal da água e sobre o conceito de potabilidade. 

Continue na leitura para descobrir, e saiba mais sobre os critérios que devem ser atendidos.

O que é potabilidade da água?

A água potável é aquela que está em condições apropriadas para o consumo humano . Assim também, ela deve ser livre de contaminações, evitando qualquer risco de doenças. 

Desde já, vamos citar 3 principais critérios: os três “is”. A água deve ser incolor (sem cor), inodora (sem cheiro) e insípida (sem sabor). Porém podem existir perigos invisíveis na água. Contaminações por vírus, bactérias e substâncias tóxicas microscópicas são imperceptíveis a olho nu e podem prejudicar a nossa saúde. 

Assim, é necessário que as água para consumo sigam parâmetros mais específicos de qualidade, determinados pelo Ministério da Saúde.

O consumo da água potável disponível na natureza geralmente só é seguro após passar por algum tipo de tratamento. Existem variados tipos de tratamento para diferentes tipos de água bruta, inclusive. Já ouviu falar sobre dessalinização da água do mar?

Definitivamente, suas características não atendem à qualidade ideal da água para consumo. Com o uso de novas tecnologias, já é possível fazer esta transformação. Retira-se o excesso de sais da água do mar, bem como os microorganismos e elementos que podem fazer mal à saúde. Dessa forma, a água passa a ser segura para o consumo humano.

Qual é a qualidade ideal da água

 

Existem diversos testes realizados para avaliar a qualidade da água, com coleta de amostras, retiradas de diversos pontos da cidade.

São mais de 90 parâmetros requisitados pela Portaria de Consolidação nº 05. Além disso, deve haver monitoramento semestral dos parâmetros, para manter a qualidade ideal da água.

Conheça alguns dos principais parâmetros avaliados no momento da coleta da amostra:

  • Turbidez;
  • Coloração aparente;
  • Presença de microrganismos;
  • Taxa de cloro aplicado à água;
  • Ph – potencial hidrogênico.

Quem monitora a qualidade ideal da água?

A ANA (Agência Nacional das Águas) é a responsável pelo monitoramento das águas no Brasil. De acordo com os parâmetros lançados pela ANA, o monitoramento da água é realizado pelas agências sanitárias locais.

Em função deste monitoramento, é possível fazer uma gestão da qualidade ideal da água de forma eficiente. Assim, concessões e outorgas de direito do uso do recurso hídrico são realizadas.

Em resumo

Por fim, entendemos que conhecer os critérios de avaliação da qualidade da água é fundamental para o consumo seguro. As estações de tratamento e saneamento já realizam alguns processos para garantir os parâmetros estabelecidos pela ANA.

Porém, dentro de nossas casas, podemos ter ainda mais segurança com os purificadores de água. Para evitar possíveis contaminações nas tubulações ou reservatórios, é muito importante contar com estes produtos. E você, já tem o seu?