Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Certificação IFBQ: entenda a importância

Certificação IFBQ

O seu purificador de água tem a certificação IFBQ? Se você não tem esta resposta e não sabe do que se trata esta comprovação, nós vamos esclarecer.

Os aparelhos para melhoria de água são produtos técnicos, que contam com diversos tipos de certificação. Assim, para escolher o purificador ideal para a sua empresa, é preciso se informar.

Primeiramente, é importante entender que o produto, o refil, bem como a fábrica podem ser avaliados separadamente. Os testes, parâmetros e certificações são específicos para cada um deles.

Vamos explicar alguns conceitos importantes sobre o universo das regulamentações e entender qual o papel da certificação IFBQ.

O que é a certificação IFBQ e o que significa esta sigla?

A certificação de produtos é o atestado dado por um Organismo de certificação de produtos (OCP). Ela comprova a conformidade do produto com os requisitos especificados nas portarias ou normas da ABNT.

Assim, é um instrumento que permite aos fabricantes demonstrarem de uma forma imparcial a qualidade e a performance dos seus produtos.

Antes de mais nada, vale esclarecer que existem avaliações obrigatórias e outras voluntárias. As obrigatórias ou compulsórias são aquelas exigidos para poder comercializar os produtos. Nesta categoria, encontra-se a certificação IFBQ.

Por outro lado, as avaliações voluntárias são uma escolha de cada fabricante. Ou seja, não é uma exigência legal, mas é uma vantagem competitiva e uma garantia a mais para os consumidores. 

O Selo ABRAFIPA, por exemplo, é uma certificação voluntária que garante a qualidade e a procedência apenas do refil. Para conquistar este selo, o fabricante deve submeter seus refis aos testes, por vontade própria.

A certificação IFBQ é uma obrigatoriedade menos conhecida que o Selo do INMETRO. A maior parte das pessoas sabe que os produtos precisam ter este selo para serem vendidos em território nacional. Os testes realizados pelo INMETRO garantem a qualidade dos produtos e os classificam segundo alguns critérios.

Afinal, o que faz o IFBQ e o que esta sigla quer dizer? O Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ) é pioneiro no quesito de ensaios e certificação. Mais conhecido apenas como Falcão Bauer, o Instituto realiza auditorias, certificação de sistemas e produtos, bem como inspeções e treinamentos.

O Instituto atua em diversos segmentos e até mesmo em outros países. A certificação IFBQ auxilia a indústria no controle da qualidade de seus processos.

Como é realizada a avaliação?

A avaliação tem 3 etapas e segue os Requisitos Gerais de Certificação de Produtos, estabelecidos pelo INMETRO. As etapas são: Avaliação Inicial, Avaliação de Manutenção e Avaliação de recertificação. 

Assim, o processo para a certificação IFBQ consiste em avaliações documentais e auditorias. O objetivo destas etapas é avaliar o processo de gestão fabril e o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

De acordo com o modelo adotado, o IFBQ avalia os documentos e registros do SGQ. Assim também, realiza auditoria nas dependências da unidade fabril para verificar a conformidade do processo produtivo. A visita avalia inclusive as instalações e a capacitação do pessoal. 

Para obter a certificação IFBQ, é preciso demonstrar de forma objetiva a sistematização e o monitoramento do processo produtivo. É preciso que a auditoria tenha evidências da eficácia de ambos e do atendimento aos requisitos de produto estabelecidos.

Por que a certificação IFBQ é importante?

Definitivamente, o processo de certificação é bom tanto para a empresa quanto para os consumidores. Ele aumenta o nível de confiança em relação à segurança e à eficiência dos produtos disponíveis no mercado.

Para a empresa, além de permanecer dentro da lei, possuir produtos certificados é garantia de diversos benefícios. A certificação IFBQ, por exemplo, é um diferencial de credibilidade junto ao consumidor. 

Comprar um purificador de água é fazer um investimento na saúde. Logo, é fundamental estar seguro de que o produto adquirido está dentro da lei e é de qualidade. Além disso, o consumidor sabe que uma empresa com produtos certificados preocupa-se com seus processos, colaboradores, bem como fornecedores.

Da mesma forma, o fabricante fica mais confiante e protegido com relação ao produto que oferece. Uma vez certificado, é ainda mais seguro garantir que o produto entrega o que oferece. 

Este texto foi útil? Se gostou do conteúdo, salve o link e compartilhe com seus colegas!