Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Água com erva-doce ajuda a emagrecer?

água com erva-doce ajuda a emagrecer?

Você já ouviu falar que beber água com erva-doce pode ajudar no processo de emagrecimento? 

A erva doce é originária do Oriente Médio e consumida desde 1.500 a.C. como especiaria e chá ao redor do mundo. O preparo da água com erva-doce é muito simples e pode fazer muito bem para o seu corpo.

Definitivamente, a hidratação é essencial para o bom funcionamento do organismo. Quando associada a propriedades de outros elementos (como ervas, frutas e especiarias) pode ter os benefícios potencializados. 

Por si só, a ingestão diária ideal de água pode ajudar a emagrecer. Da mesma forma, beber água com limão pode melhorar os sistemas imunológico e digestivo. 

A erva-doce tem um sabor adocicado agradável e um aroma picante rico. Esta especiaria é bem conhecida na cultura e nas cozinhas brasileiras. Mas, será que ela pode ajudar a emagrecer? Como isto acontece? Fique com a gente para descobrir!

Como a água com erva-doce age no corpo?

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre a origem desta bebida. Você já ouviu falar em medicina Ayurveda? Este sistema de medicina indiana milenar é baseado em estudos do corpo, mente e alma. 

Aromaterapia, nutrição, fitoterapia e massagem são algumas das técnicas que ela utiliza. Do mesmo modo, as ervas também servem para prevenir, diagnosticar e tratar desequilíbrios causadores de doenças.

Assim, a água com erva-doce pode ser considerada como um remédio caseiro muito antigo, com origem na Índia. Mas, afinal, como esta mistura pode ajudar na perda de peso?

As sementes de erva-doce possuem potássio, magnésio, fósforo, cálcio e vitaminas A e C. Estas propriedades auxiliam no emagrecimento, bem como oferecem uma variedade de benefícios para a saúde:

1 – Metabolismo mais rápido

A grosso modo, podemos dizer que o metabolismo é um conjunto de reações químicas. Estas transformações que as substâncias sofrem no corpo dos seres vivos são responsáveis por nossas funções vitais. As nossas células assimilam e transformam os alimentos que comemos numa determinada velocidade. 

Assim, quando aceleramos este processo, as calorias que consumimos são usadas ​​ pelas nossas células mais rapidamente. Logo, podemos obter energia de forma mais rápida ajudando a queimar a gordura do nosso corpo

2 – Você sente menos fome

A água com erva-doce também é excelente para desconfortos intestinais e estomacais. Uma de suas ações é impedir a contração muscular, relaxando os músculos do estômago e diminuindo a sensação de fome. 

Além disso, já sabemos que nosso corpo pode confundir as sensações de sede e fome quando está desidratado. Portanto, beber água pura ou com erva-doce também colabora na perda de peso.

3- Sangue mais puro

Essa bebida ajuda a eliminar os restos de ácido úrico no sangue, que podem causar dores nas articulações. Do mesmo modo, auxilia na sintetização dos ácidos do estômago, evitando o acúmulo de gordura adicional no fígado. 

4- Organismo livre de toxinas

A água com erva-doce estimula os rins a eliminar toxinas, purificando o seu corpo. A decocção da erva tem um leve efeito diurético. Assim, o processo de eliminação do excesso de líquidos, toxinas e substâncias tóxicas fica mais rápido. Consequentemente, melhora também a renovação natural das células hepáticas.

5- Sono com mais qualidade

Dormir bem (entre 6 e 9 horas) é fundamental para a saúde e ajuda a manter o peso adequado. A erva-doce melhora o funcionamento do sistema nervoso e combate os distúrbios do sono. Ela estimula a produção de melatonina,  hormônio responsável pelos nossos ciclos de sono. 

Conheça outros efeitos da infusão de água com erva-doce no nosso organismo:

  • Ideal para tosses, resfriados e inflamações respiratórias;
  • Fortalece a visão e melhora a condição da pele;
  • Reduz o nível de colesterol “ruim” no sangue, melhorando o funcionamento do sistema cardiovascular;
  • Excelente no combate de constipação, azia, cólicas estomacais, bem como inchaço e gases;
  • Utilize diretamente na pele, em forma de compressas. Assim, ajuda a reduzir a oleosidade, combate a vermelhidão e a acne, e melhora a cor e a elasticidade da pele.

Como devo preparar e ingerir a água com erva-doce?

Primeiramente, nunca é demais lembrar: na hora do preparo, use sempre água purificada. Obter esta mistura é muito simples e exige apenas 2 ingredientes: 

-1 litro de água 

-2 colheres de sopa de sementes de erva-doce. 

– Para colocar a bebida depois de pronta, separe uma jarra de vidro com tampa.

O primeiro passo é colocar a água numa panela e levar ao fogo. Uma vez atingido o ponto de fervura, jogue as sementes de erva-doce na água e imediatamente desligue o fogo. Logo depois, tampe a panela e deixe a água esfriar completamente. 

Quer uma dica para dar ainda mais sabor à sua água com erva-doce? Experimente tostar rapidamente as sementes em uma panela antes de usá-las, até que comecem a liberar seu perfume doce. 

Agora, só resta passar a bebida para um frasco com tampa e ir bebendo ao longo do dia. Se o frasco estiver bem vedado, a água com erva-doce dura de 2 a 3 dias na geladeira.

Esta é uma bebida totalmente natural. Por outro lado, ela deve ser evitada por pessoas com alergias, restrições alimentares e gestantes. 

Para começar a rotina de ingestão da bebida, vá com calma. No início, 1 ou 2 copos por dia são suficientes. Se os efeitos forem positivos, lentamente você pode aumentar a quantidade para até 1 litro por dia. 

Conhece outras misturas com erva-doce que podem ajudar na saúde? Então, conte para a gente!