5% off na primeira compra. Aproveite!

Vida útil do purificador de água – Qual é o tempo?

vida útil purificador água

Saber qual é o tempo de vida útil do purificador de água é muito importante para quem vai comprar ou já tem um em casa. Todo purificador de água conta com um elemento essencial: o refil, também chamado de câmara ou elemento filtrante.

O refil é o grande responsável pela qualidade da sua água, afinal, é dentro dele que ocorrem os processos de filtragem e purificação. 

Retirar as impurezas, reter partículas, reduzir o cloro e deixar a água boa e limpa para beber são as funções dele. Logo, o tempo de vida útil do purificador de água está diretamente ligado à vida útil do refil. 

Existem variações para cada modelo e marca, que podem ir de 3 meses até 2 anos, por exemplo. 

A maior parte dos purificadores Europa necessita de troca a cada 1 ano ou 3.000 litros de água consumida. Modelos como Europa Summer têm vida útil de 6.000 litros ou 2 anos, o que vier a vencer primeiro.

Alguns purificadores presentes no mercado contam com indicadores de troca, como o Eurotimer e o Contágua, presentes nos modelos da nossa linha de produtos.

Por outro lado, sabendo da variação na duração dos refis, como descobrir o momento da troca se o seu produto não possui indicador?

Vida útil do purificador e vida útil do refil

Como já foi dito, o tempo de vida útil do purificador de água está diretamente ligado à vida útil do refil. Do mesmo modo, a vida útil do refl está ligada à capacidade do elemento filtrante em reter as impurezas.

Geralmente, esta capacidade fica comprometida entre 3 a 6 mil litros de água filtrada. Isto equivale a 6 meses de consumo de água em uma residência comum. Também devemos levar em conta o local de instalação do purificador.

Dessa forma, se for um local de grande movimento e consumo diário de água, o tempo de vida útil do refil será reduzido.

O prazo de validade do refil deve ser informado pelo fabricante, seja impresso na embalagem ou no próprio elemento filtrante. Procure por esta informação no seu produto.

filtro refil purificador de água

Sua localização geográfica também pode influenciar 

A origem da água é primordial para determinar a qualidade dela, e saber de que forma tratá-la. Um exemplo são as regiões com nascentes de água. Como o Sul de Minas Gerais, a qualidade da água é muito boa. 

Por vir direto da fonte, ela necessita de um tratamento mais leve. Por outro lado, as coisas mudam se a origem da água é no Nordeste, ou na Grande São Paulo.

Nestes casos, a água precisa de tratamento mais intenso. Isso deve-se ao grande número de poluentes encontrados nessas regiões, ou até mesmo à falta de vegetação.

A ANA (Agência Nacional das Águas) identifica sete índices principais utilizados no Brasil para controlar a qualidade da água. 

Para conhecer estes índices e entender mais sobre a qualidade da água que chega até a sua torneira, clique aqui.

Sinais que identificam o momento da troca

Sem o apoio de dispositivos que acompanham o consumo de água, não existe maneira exata de determinar a hora da troca. 

Se este é o seu caso, observe a qualidade da água que sai do purificador. Ela não deve apresentar gosto, cheiro ou cor.

Faça uma inspeção no seu elemento filtrante,buscando possíveis resíduos, que fazem o filtro mudar de cor. Com este ponto alterado e sem a capacidade de filtragem em 100%, sabor e odor serão igualmente afetados. 

Da mesma forma, a vazão de água que sai do purificador também pode indicar o momento da troca. Quando o filtro não está mais funcionando direito, a vazão diminui. 

Isto porque os os poros já estão cheios de impurezas, reduzindo a quantidade e o fluxo de água filtrada.

Enfim, observado todos estes fatores, como está o refil de água da sua residência? Manter a troca em dia pode evitar muitas doenças, bem como melhorar muito a sua qualidade de vida.