Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Ciclistas ganham uma aliada na hidratação: a garrafa que transforma ar em água potável

Ar em água

É muito importante que os ciclistas mantenham-se hidratados enquanto estão praticando atividades físicas. Em 2014, o designer austríaco Kristof Retezár criou um aparato que torna a vida dos ciclistas mais fácil e mais sustentável: a Fontus, uma garrafa que se enche de água sozinha.

A Fontus surgiu primeiramente como uma alternativa para ajudar as pessoas que moram em regiões em que há escassez de água. O dispositivo funciona de maneira muito simples e natural, já que se utiliza do processo de condensação da umidade que está no ar.

Adaptada para a prática esportiva, com os ciclistas a Fontus funciona assim: o ar úmido é captado enquanto eles pedalam e entra no aparelho. Lá dentro, ele se colide com uma série de relevos, que atuam como obstáculos para reduzir bruscamente a velocidade deste o fluxo de ar. Desta forma, o vapor se condensa e se transforma em pequenas gotas d’água.

 

E o que a bicicleta tem a ver com tudo isso? O papel dela é o de pressurizar bem a entrada do ar, para que uma quantidade de água relevante possa ser capturada. Como toda essa estrutura do condensador necessita de energia elétrica para seu funcionamento, a Fontus já vem com um pequeno módulo solar instalado na parte de cima da garrafa, que já é o suficiente para dar autonomia para a bateria embutida. O dispositivo pode obter até 0,5 litro d’água em apenas uma hora se as condições meteorológicas forem justas e em até 30 minutos em condições ideais, com a umidade relativa do ar em 80% ou 90%.

 

Em termos de purificação de água, a Fontus consegue filtrar macroestruturas, como insetos e poeira, entretanto micropartículas ainda não são retidas com 100% de precisão. A água da Fontus é retirada do ar e é própria para beber, mas sua qualidade ainda pode melhorar muito e a intenção do designer é corrigir esses pontos até a versão final. A chegada da garrafa ao mercado está prevista para o segundo semestre de 2016, e o produto irá custar cerca de 100 dólares. Além de serem usadas na prática esportiva, as bicicletas têm se tornado um meio de transporte cada vez mais comum em muitas cidades pelo mundo e a Fontus surge como uma importante alternativa sustentável para a hidratação.

E você, o que achou da novidade?