Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Pratique a sustentabilidade na volta às aulas: confira 5 dicas!

sustentabilidade na escola

Depois das festas de fim de ano e das férias, começa a correria da compra do material escolar. Além de pesquisar pelos melhores preços, esta é uma ótima oportunidade para estabelecer outra prioridade: respeitar o planeta!

Existem muitas maneiras simples de fazer escolhas mais conscientes e ajudar a reduzir o impacto ambiental. Por isso, vamos apresentar 5 dicas de como tornar a volta às aulas mais sustentável. Confira a seguir!

1. Trocar em vez de comprar.

Quem nunca se deparou com um monte de material em bom estado ao final de um ano letivo? Se a gente se organizar, tudo isso pode ser utilizado por outras crianças.

As escolas são verdadeiras comunidades! Você pode criar um grupo para que essas trocas aconteçam, seja ele presencial ou online.

E tem muita coisa que pode ser trocada nesse grupo: livros, apostilas, materiais comprados para fazer trabalhos específicos e nunca utilizados e até uniformes. Você sabia que a indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta? Reduzir a compra de roupas é uma atitude super sustentável.

Se tiver algum material que não interessa a ninguém para trocar, temos outra solução. Você pode fazer uma doação para escolas carentes, contribuindo ao mesmo tempo para a preservação do meio ambiente e para reduzir as diferenças sociais.

2. Fomente a sustentabilidade na escola

Para criar um senso crítico e incentivar as atitudes sustentáveis no ambiente escolar é fundamental ter um olhar mais questionador. Você pode começar analisando a lista de materiais em busca de alguns itens que podem ser substituídos por opções mais sustentáveis.

Por exemplo: o tnt, que é um tecido plástico, eventualmente pode ser substituído pelo papel crepom ou por um tecido de algodão. Será que as letras dos cartazes precisam realmente ser feitas de EVA?

Aposte na criatividade para pensar em materiais diferentes do plástico para os trabalhos escolares.

3. Embalagens: menos é mais!

Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é causado pela poluição dos descartáveis. Por isso, coloque sempre uma garrafinha ou um copo retornável na mochila para evitar o uso de copos plásticos descartáveis.

Na lancheira, no lugar do papel alumínio ou do plástico filme, use embalagens reutilizáveis para embrulhar o lanche. Pode ser um guardanapo de pano ou um paninho encerado. Evite produtos industrializados, já que esta não é uma escolha saudável nem para o meio ambiente e nem para nós.

Alguns itens do lanche não precisam de embalagem, como frutas e vegetais, por exemplo. Mudar de um lanche embalado para uma maçã = mais saudável e menos desperdício desnecessário!

Se precisar usar uma embalagem descartável, prefira aquelas que são feitas de um único material, pois elas têm mais chance de ir para a reciclagem e maior valor nesse mercado.

4. Crie uma rede de caronas

Você já se perguntou se não existem outras crianças que moram no seu bairro e que frequentam a mesma escola? Se não conhecer ninguém, pergunte na coordenação. A carona faz com que menos carros saiam na rua, emitindo menos poluentes.

Se você mora perto da escola, experimente ir a pé em vez de tirar o carro da garagem. Seu corpo agradece!

5. Cultura da durabilidade

Esta é uma dica que deve ser construída todos os dias. Ensine às crianças o valor dos materiais – tanto os delas quanto os da escola – para que elas cuidem bem e os façam durar mais.

Dessa forma, os materiais podem ser utilizados novamente no próximo ano. Se quiser deixar com cara de material novo, é só customizar! Transformar a capa de um caderno ou de um livro é uma oportunidade para soltar a criatividade e fazer uma atividade divertida e lúdica.

Por fim, fique de olho nos excessos e compre apenas aquilo que for estritamente necessário. Seja o exemplo para as crianças e adolescentes, mostrando que fazer escolhas mais conscientes é algo natural e rotineiro e ajude a construir um futuro mais sustentável!