Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Selo INMETRO para purificadores de água: como funciona?

Selo INMETRO para purificadores

Por que é importante procurar o Selo INMETRO para purificadores de água na hora da compra? Mais relevante que o preço, design ou outras características, a água que consumimos deve ser segura. 

É preciso estar atento a garantias legais de que aquele produto é de qualidade, e o Selo INMETRO oferece essa segurança. 

No post de hoje, vamos apresentar de onde surgiu, como funciona, bem como porque é tão importante este teste. Fique atento!

Por que surgiu a Certificação INMETRO para filtros residenciais?

Antes de mais nada, é necessário explicar rapidamente o que é e o que faz o INMETRO. O Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é uma agência executiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Essa agência fiscaliza a qualidade dos produtos certificados e regulamentados disponíveis no mercado de consumo.

A Certificação INMETRO para filtros residenciais surgiu devido à falta de padrão de qualidade desses produtos no mercado nacional.

Havia uma preocupação com a qualidade dos filtros domésticos, principalmente quanto às informações de utilização e finalidade.

A importância do selo INMETRO para purificadores de água

Ficou a cargo do INMETRO induzir a criação de uma Norma Brasileira para essa linha de produtos (NBR 16098). Dessa forma, desde 2011, todos os filtros e purificadores de água só precisam passar por esse teste para serem comercializados.

Apenas com a certificação compulsória, reconhecida com o selo de conformidade, eles podem ir para o mercado.

Assim, desde janeiro de 2011, é proibida a venda de produtos sem o Selo INMETRO para purificadores de água.

O IPEM é o órgão responsável por fiscalizar esta atividade. Se forem encontrados ou comercializados produtos sem o Selo, comprados após 01/01/2011, ele poderá apreender os produtos e penalizar o estabelecimento. 

Dessa forma, é possível testar a qualidade da água que os consumidores e suas famílias consomem.

A qualidade da água tratada que abastece as cidades é variável. Os resíduos presentes na água podem conter até traços de medicamentos. Por isso, esse teste é essencial. 

Apenas fabricantes de produtos em conformidade com os padrões de qualidade podem estar no mercado.

Como funciona o INMETRO?

A ABNT utiliza uma NBR (Norma Técnica Brasileira) para estabelecer o padrão necessário. Nela, existem quesitos básicos e métodos de ensaio para que os purificadores forneçam água potável.

Existe uma norma específica para testar a qualidade dos purificadores de água: a NRB 16098:2012 .

Assim, os produtos que seguem essa norma podem ser vendidos no país inteiro com o Selo INMETRO para purificadores de água.

Afinal, o que é o teste INMETRO para purificador de água?

O INMETRO verifica se os quesitos de qualidade apontados para as empresas de purificadores estão sendo cumpridos.

De acordo com essas regras da NRB 16098:2012, devem ser verificados 3 principais pontos. O desempenho, a capacidade de filtragem e resistência à pressão da água. 

Juntamente com estes 3, também avaliam acabamento de superfície, rótulo e o manual de instruções.

 

Como é feito o teste do Selo INMETRO para purificadores de água?

Para garantir 100% de qualidade, é necessário realizar 3 tipos de testes de EFICIÊNCIA. São eles:

  • Retenção de Partículas; 
  • Redução de Cloro Livre; 
  • Eficiência Bacteriológica.

A seguir, vamos explicar cada etapa a ser testada.

Teste de eficiência de Retenção de Partículas

O teste de eficiência de Retenção de Partículas determina o tamanho da partícula sólida que o aparelho pode filtrar.

O ideal é que o filtro de água consiga reter a partir de 85% das partículas, tornando a água segura para consumo.

Para medir, utiliza-se a medida em microns (milésimo de milímetro). Logo, se o filtro possui uma capacidade maior de filtragem, então o tamanho da partícula é menor.

Existe uma escala que classifica a retenção de partícula, de A a F. As primeiras letras classificam os melhores purificadores, enquanto as últimas identificam os piores aparelhos.

Teste de eficiência de Redução de Cloro Livre

Esse teste determina se o purificador possui eficácia na retirada de cloro da água. O objetivo desses testes é verificar qual a real capacidade de filtragem da água, cujo mínimo deve 25%. 

Existem apenas duas classificações neste teste. São elas:

  • Com redução de Cloro Livre;
  • Não se aplica.

Teste de eficiência Bacteriológica

Esse teste identifica se o aparelho é eficiente na eliminação de bactérias e, igualmente ao anterior,  possui apenas duas classificações:

  • Aprovado.
  • Não se aplica.

Definitivamente, a Europa faz esforços contínuos para manter a excelência e a segurança, tendo ainda mais zelo com seus produtos. 

Nossa empresa é membro da ABRAFIPA desde sua fundação e conta com laboratório próprio para realização de testes. Com muitos prêmios e uma linha completa certificada por diversos órgãos, queremos oferecer água de qualidade e transformar vidas.

Já conhece os nossos produtos? Acesse a nossa loja virtual e confira! E não se esqueça de procurar sempre o Selo INMETRO para purificadores de água. Dessa forma, você previne possíveis frustrações no futuro com o produto.