Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Reúso de água industrial: como e por que adotar?

Reúso de água industrial

Você sabia que o reúso de água pode ser uma importante saída para driblar a crise hídrica? 

Definitivamente, o nosso planeta já sofre com a escassez de água em diversas regiões. Segundo a Unicef, menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema está relacionado a 80% das doenças e mortes.

Menos de 5% de toda a água disponível é própria para o consumo humano. Logo, o uso de água potável para processos industriais e até para limpeza de casas é tão mal vista. 

De acordo com a ONU, 70% de todo o nosso consumo de água doce ainda vai para a agricultura (irrigação). Outros 22% vão para a indústria e 8% para o uso doméstico.

Assim, a indústria e outros setores sabem que está na hora de assumir a responsabilidade com o meio ambiente. O reúso de água tem sido uma ótima alternativa para isso. 

Afinal, o que é água de reuso?

Podemos dizer que é um efluente tratado que pode ser aproveitado novamente. Esta prática tem origem na Grécia Antiga, onde o esgoto era tratado para irrigação. 

Dessa forma, a água tratada utilizada em um chuveiro se torna um efluente. Do mesmo modo, este efluente pode ser tratado também para reutilização em outro fim, como lavagem de chão.

É claro que a água para lavar o chão não precisa ter qualidade. Por outro lado, o reúso de água para processos industriais precisa de um nível de qualidade diferente. Logo, entendemos que o tipo de tratamento varia de acordo com a finalidade do uso da água a ser reaproveitada.

Em todo o mundo, há muitas oportunidades para a água utilizada na indústria. Em Tel Aviv, Israel, 100% da água é reutilizada para irrigação no deserto. Passando por um duto de 100km, esta água serve também para banhos e descargas nas residências. 

No Japão, o reúso da água é amplamente utilizado nas indústrias e na irrigação. No país, já existe o sistema de encanamento duplo, um para água de reúso e outro para água potável.

Assim, esta prática aplicada em grande escala aumenta a disponibilidade de água potável. Igualmente, reduz o lançamento de esgoto na natureza, sendo uma solução importante para a poluição da água em alguns locais.

Maneiras de aplicar o reúso da água

A prática do reúso reduz a demanda de retirada de água de fontes naturais (mananciais). A prática do reúso pode ocorrer de duas formas: direta e indireta. 

Na forma direta, o tratamento da água é feito no próprio efluente que seria despejado no meio ambiente. 

Na forma indireta, a captação da água é feita a partir de um manancial já contaminado. Logo, a água utilizada no tratamento para o reúso é captada depois de lançada nos rios.

Embora no Brasil ainda não exista legislação que permita o reúso da água para fins de potabilização, ela já existe em diversos países. Aliás, a ausência de legislação é um dos problemas para a sua ampla adoção no Brasil. Sem parâmetros que estabeleçam diferentes qualidades da água de reúso e seus usos o processo é mais limitado.

Por outro lado, ela pode ser amplamente utilizada em outras atividades. Confira:

  • Geração de energia;
  • Refrigeração de equipamentos;
  • Lavagem de carros; 
  • Irrigação de campos para cultivo; 
  • Combate a incêndios; 
  • Limpeza de ruas;
  • Irrigação de jardins. 

Como aderir à água de reúso?

Antes de mais nada, você sabia que pode adquirir este tipo de água? Todas as indústrias, empresas de construção civil, bem como prefeituras, comércio e transportadoras são clientes em potencial. 

Se houver água de reúso disponível na região, estes clientes podem comprar. Procure a companhia de abastecimento da sua cidade e se informe.

Agora, se quer implantar o reúso da água na sua empresa, fique ligado em alguns pontos. A indústria precisa ter outorga para a captação de água e também para o lançamento de efluentes de volta ao meio ambiente.

Cada localidade pode ter legislações diferentes, como no Rio de Janeiro, por exemplo. Lá, a Lei 7599/17 determina que indústrias com mais de 100 funcionários situadas no estado instalem equipamentos de tratamento e reutilização de água. Com isso, é possível poupar fontes de água primárias. Interessante, não é? 

Enfim, já sabemos que o reúso da água é uma importante ferramenta para preservar o meio ambiente. Porém, existem mais benefícios muito relevantes para as empresas. Confira outros motivos para adotar a água de reúso:

Segurança hídrica

Com mais disponibilidade de água potável, fica mais fácil gerenciar a demanda em períodos de crise ou seca. Assim, não é preciso parar ou atrasar a produção nestes casos.

O valor de ter esse tipo de sistema, capaz de aumentar a segurança operacional de sua empresa,é imensurável.

Economia

Segundo uma pesquisa realizada por um professor da USP, o reúso da água também ajuda a reduzir custos. Analisando 2.311 indústrias paulistas, ele concluiu que é possível reutilizar cerca de 60% do total da água. Isso significa que, sem grandes investimentos, é possível cortar em até 60% o gasto com água de uma empresa. Definitivamente, impedir uma potencial perda financeira é um benefício de grande peso.

Dicas para implementar o reúso da água na sua empresa

Vamos pensar em aspectos mais práticos? Para saber qual a melhor solução de reúso para sua empresa, é preciso seguir alguns passos. 

  • 1- Realizar um balanço hídrico: quanta água você usa em cada etapa do processo, e com qual qualidade?
  • 2-Identificar opções para otimização do uso da água, bem como determinar o potencial de reúso.
  • 3-Projetar a solução ideal para suas necessidades. Seja aproveitamento de água da chuva ou estação de tratamento de efluentes para reúso de águas cinzas, por exemplo.
  • 4- Implementar e operar o sistema de reúso da água com uma equipe especializada.
  • 5- Monitorar seu sistema de reúso, evitando perdas e vazamentos. Uma opção interessante é usar IoT (Internet das Coisas), por exemplo.

Enfim, é bastante simples começar a fazer reúso da água. Em casa ou na empresa, esta prática só traz benefícios para nós e para o planeta. O que está esperando para começar?