Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Purificador refrigerado: como otimizar o resfriamento?

Como aumentar o resfriamento do purificador de água

Um purificador refrigerado exige alguns cuidados diferentes de um purificador natural. Assim, para quem gosta de ter sempre água gelada, é preciso prestar atenção a alguns pontos.

Existem modelos com diferentes capacidades e sistemas de refrigeração. Logo, escolher entre um ou outro impacta na temperatura da água que ele fornece.

Da mesma forma, é preciso posicionar o purificador refrigerado de forma estratégica. Como resultado, ele pode operar no máximo de sua capacidade e manter a água sempre gelada.

A seguir, vamos esclarecer como estes aparelhos funcionam e dar algumas dicas de cuidados essenciais!

Como funciona um purificador refrigerado?

Primeiramente, vale lembrar que os refrigerados possuem dois sistemas: por compressão e por placa eletrônica. Aqueles que utilizam o compressor costumam gelar mais a água e em maior quantidade, como o Summer.

Por outro lado, o purificador de água com placa eletrônica é mais barato e mais leve que um purificador com compressor.

Todos os produtos de água gelada da nossa linha utilizam o sistema de compressão. Logo, vamos esclarecer rapidamente como eles funcionam. 

Tem um comparativo que deixa a explicação muito mais simples. Sabe a geladeira da sua casa ou o ar condicionado do escritório? O purificador refrigerado possui exatamente o mesmo sistema.

Dentro destes aparelhos, a refrigeração acontece envolvendo a compressão de vários gases. Da mesma forma que a geladeira, o purificador refrigerado precisa da energia elétrica para funcionar. 

Portanto, entendemos que o compressor é um motor movido a energia elétrica: uma vez ligado, a refrigeração começa. Apesar disso, alguns modelos não deixam de fornecer água natural, mesmo quando há interrupção no fornecimento de energia.

Logo depois, um termostato indica quando todo o líquido está gelado, encerrando o processo de resfriamento. Quando o reservatório recebe um novo volume de água natural, esse processo começa novamente.

Agora, vamos entender quais são as dicas para otimizar a capacidade do seu purificador refrigerado.

Como otimizar a refrigeração do aparelho: cuidados essenciais

A temperatura da água de um purificador refrigerado geralmente vai até 9°C. Contudo, a primeira questão é o clima do local onde o produto está. A temperatura só pode ser garantida quando o purificador é instalado em locais com temperatura ambiente entre 25°C a 30°C.

Outra questão muito importante é a escolha do local dentro do imóvel. Assim, o purificador deve ser mantido sempre em lugar arejado Da mesma forma, é importante não colocar o purificador refrigerado perto de outro aparelho que esquenta. 

Evite instalar o produto em lugares excessivamente quentes, pouco ventilados ou sujeitos aos raios solares. Por exemplo: próximo a fogões, fogareiros, estufas ou outros aparelhos que irradiem calor.

Do mesmo modo, devem manter uma distância mínima entre as laterais do produto e outros móveis ou paredes. 

Todos estes fatores podem impactar no funcionamento ideal e na preservação do purificador. A manutenção pode ficar igualmente comprometida se o produto for instalado em local inadequado.

Portanto, para manter sua água sempre gelada e otimizar a capacidade do aparelho, basta seguir estas orientações.

Para a limpeza externa do purificador refrigerado, use apenas um pano úmido. Não utilize palhas de aço, removedores ou solventes. Estes materiais podem prejudicar a aparência do produto.

Soluções de possíveis problemas com seu purificador refrigerado

Definitivamente, é comum ouvirmos alguns ruídos vindos dos eletrodomésticos ao longo do dia. Por outro lado, o barulho causado pelo purificador refrigerado pode deixar algumas pessoas alertas. 

Antes de mais nada, fique tranquilo. Os barulhos são comuns e normais, e geralmente são causados pelo compressor ou por estalos internos ou no gabinete.

Caso seu purificador refrigerado apresente outra questão de funcionamento, temos algumas soluções simples. Assim, antes de ligar para a Central de Atendimento, verifique a tabela abaixo:

Agora que você já sabe como manter a temperatura da sua água, é só cuidar da hidratação! Este texto foi útil para você?