Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Purificador ou água mineral? Saiba qual escolher!

purificador ou água mineral

Se você ainda tem dúvidas para decidir entre purificador ou água mineral, fique ligado! Neste texto, vamos comparar as duas opções e mostrar qual delas traz mais vantagens para todo mundo.

Antes de mais nada, é importante lembrar a importância de beber água para manter a saúde. Assim, resta escolher de que maneira você quer fazer a hidratação do seu organismo.

À primeira vista, o jeito mais simples e econômico seria beber água da torneira, certo? A água que sai das estações de tratamento atende aos padrões de potabilidade exigidos. Ou seja, ela é potável, própria para consumo. 

Apesar disso, é possível que esta água se contamine nas tubulações e reservatórios. Além disso, algumas substâncias nocivas à saúde ainda não conseguem ser retiradas nas estações.

Logo, esta não é uma boa opção para quem busca a melhoria da qualidade da água. Então, para saber se é melhor ter um purificador ou água mineral, vamos começar pelos tipos de água?

O que é e de onde vem a água mineral?

Trata-se da água proveniente de fontes naturais ou artificiais, que deve ser captada legalmente. Da mesma forma, deve apresentar composição química específica, bem como propriedades físicas especiais. 

Segundo o Código de Águas Minerais (decreto-lei nº 7.841), esse tipo de água deve ter algumas características específicas. Algumas possuem até propriedades medicamentosas devido aos minerais que têm em sua composição.

O envase da água mineral é feito de maneira cuidadosa, para evitar contaminações. O controle da qualidade existe igualmente para o purificador ou água mineral.  As empresas de água engarrafada devem atender aos padrões determinados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. 

Do mesmo modo, para vender seus produtos, deve fazer o registro na Anvisa e no Ministério da Saúde. Apesar disso, a água engarrafada ainda pode trazer problemas à sua saúde, e certamente prejudica o meio ambiente.

Por exemplo, a água engarrafada pode ser contaminada nas etapas de envase, armazenamento ou até depois. O tipo de recipiente/embalagem, bem como a temperatura em que é armazenada podem alterar sua qualidade.

Se você se preocupa com o meio ambiente, escolher entre um purificador ou água mineral fica fácil. Definitivamente, consumir água engarrafada não é nada sustentável. Uma pessoa sozinha pode descartar 1460 garrafinhas de 500ml no período de um ano. Já pensou nisso?

O que é água purificada?

A qualidade e a origem da água variam entre um purificador ou água mineral. A água purificada é proveniente da rede pública de abastecimento, captada em rios e bacias da região. 

As estações de tratamento realizam os procedimentos necessários para tornar a água potável. Contudo, como já dissemos, nem sempre isso é suficiente para remover todos os resíduos contaminantes. É justamente aí que entra o purificador de água, tornando a água mais segura para o consumo.

Alguns modelos possuem proteção contra bactérias e até vírus presentes na água. Como resultado, o risco de doenças por água contaminada diminui. Além disso, eliminam o excesso de cloro e liberam cálcio e magnésio – benéficos à saúde. 

Purificador ou água mineral: principais diferenças

Primeiramente, temos a origem da água. A água engarrafada provém de fontes minerais, enquanto a água purificada vem de rios da rede de abastecimento.

Do mesmo modo, o formato de fornecimento também é diferente. A água mineral normalmente é vendida em garrafas pet ou garrafões. Já a purificada sai diretamente da torneira do imóvel antes de passar pelo aparelho.

Além disso, a água mineral tem validade. Portanto, deve ser consumida dentro de um prazo específico, o que não acontece com a purificada.

Por último, mas não menos importante, temos o impacto ambiental. Neste aspecto, escolher entre um purificador ou água mineral pode fazer toda a diferença para o planeta.

Isto porque, o consumo de água engarrafada só traz prejuízos. O impacto da poluição das garrafas plásticas já é um problema global. Assim também, a extração de fontes minerais é uma atividade predatória, que causa danos à natureza.

Por outro lado, escolher um purificador é uma atitude sustentável em si. É um aparelho que pode durar a vida toda, evitando o descarte de plástico e fornecendo água pura. Está ficando cada vez mais fácil escolher, não é?

O que levar em conta na hora de escolher entre purificador ou água mineral

Enfim, podemos concluir que a água purificada leva muita vantagem nessa escolha. Vamos retomar os principais motivos: 

Segurança e qualidade

A água mineral é suscetível a fraudes e não tem procedência garantida sempre. É possível que você pague por água da torneira achando que está comprando uma água mineral.

Da mesma forma, a mineral pode ser contaminada nos processos de envase e armazenamento. Já com o purificador – abastecido pela rede pública – isto não acontece.

Sustentabilidade

Definitivamente, um ponto muito importante na escolha entre um purificador ou água mineral. A primeira gera poucos resíduos ao longo de anos e a segunda consome recursos naturais e polui. A água purificada é uma escolha mais consciente e sustentável.

Economia

À primeira vista, pode não parecer, mas investir em um purificador é a escolha mais econômica. É fato que o investimento inicial do aparelho pode ser relativamente alto. Porém, compensa muito, pois evita a compra de água engarrafada pelo resto da vida.

Os gastos mensais do purificador se resumem à água e energia elétrica (para os refrigerados). A cada ano, em média, existe também o custo da troca de refil

Praticidade e comodidade

Esta talvez seja a diferença mais evidente entre um purificador ou água mineral. Para ter água engarrafada, é preciso fazer a compra no supermercado, transportar, armazenar, etc. 

Por outro lado, para ter água purificada, basta acionar o botão do aparelho, e pronto!

Acabaram as dúvidas para escolher entre um purificador ou água mineral? Faça uma escolha consciente e leve mais saúde e praticidade para casa. Conheça a nossa linha de produtos e encontre o modelo ideal para você!