5% off na primeira compra. Aproveite!

Purificador de água para empresas: saiba como escolher

purificador de água para empresas

Água pura é essencial em qualquer ambiente, mas na hora de escolher um purificador de água para empresas você sabe por onde começar?

Desde já, saiba que para escolher o melhor purificador de água para o seu trabalho, basta fazer as perguntas certas. Existem diversos modelos no mercado,  mas o essencial é manter a hidratação de todos os colaboradores. 

Bebendo água de qualidade, o organismo se mantém saudável, melhorando o humor, o bem-estar, bem como a produtividade. A água de galão ou garrafas não é uma opção segura, econômica ou sustentável. Logo, resta descobrir como encontrar o seu purificador.

Nesse texto, vamos explorar as principais perguntas a fazer na hora de escolher um purificador de água para empresas. 

Aspectos técnicos do purificador de água para empresas: o que você de considerar

Antes de mais nada, a qualidade da água deve ser o seu foco principal. Para isso, é importante avaliar a eficiência do aparelho em alguns critérios e também procurar suas certificações no mercado. 

Pensando nos aspectos técnicos, separamos 4 perguntas para ajudar a decidir qual purificador de água para empresas você deve escolher:

1- Qual o poder de retenção de partículas e redução de cloro do purificador?

Esses nomes complicados podem parecer difíceis, mas não muito relevantes para garantir a qualidade da água que você bebe. 

Todo purificador realiza o trabalho de melhorar a qualidade da água. Isso significa reduzir odores e sabores desagradáveis pelo cloro e reter partículas sólidas. Por outro lado, cada modelo tem um nível de eficiência nesses aspectos. 

Para entender melhor, foi criada uma escala e uma classificação que, posteriormente, teve sua nomenclatura alterada. Hoje, a classificação da retenção de partículas varia entre A e F (em ordem decrescente).

Da mesma forma, essa lógica serve para a classificação de redução de cloro: quanto menor o número, melhor. Antes, eram 3 classificações para esse item (C1, C3 e C5), de acordo com o percentual de redução de cada um. Agora, a nomenclatura passou a ser apenas: com redução de cloro livre ou não se aplica.

Sendo assim, a melhor certificação possível de um purificador para empresas nesses aspectos seria classe A, com redução de cloro livre.

como escolher um purificador de água classificação

Manutenção e vida útil do refil de um purificador para empresas

2- Qual o sistema de troca de refil e qual o seu tempo de vida útil?

A manutenção do aparelho deve ser algo simples, que não impacta a rotina de trabalho. Os modelos disponíveis no mercado têm diferentes sistemas de troca de refil. 

Assim, alguns deles são pensados para o autosserviço, deixando que o próprio usuário realize a troca. O Europa Da Vinci Ice, por exemplo, tem um sistema troca fácil: basta abrir a tampa para retirar o refil antigo e substituir pelo novo.

Por outro lado, existem outros sistemas que exigem a mão de obra de um técnico especializado. Nesses casos, é necessário agendar a visita do técnico para realizar a manutenção.

O tempo de vida útil de um purificador para empresas também varia de acordo com o modelo e a marca do produto. Este prazo pode variar de 6 meses até 2 anos (ou 6.000 litros) em alguns casos, como o do Europa Summer. 

O controle da troca do refil deve ser feito pelo tempo de uso ou o consumo de litros. Todos os produtos Europa vêm equipados com um dispositivo que auxilia nesse processo (Eurotimer ou Contágua). 

Saiba mais sobre o momento certo de trocar o refil do seu Europa e tempo de vida útil do refil, lendo os posts relacionados.

Certificações

3- O produto é certificado pelo INMETRO e pela Abrafipa?

A Certificação INMETRO para filtros e purificadores residenciais surgiu devido à falta de padrão de qualidade desses produtos no mercado nacional.  

purificador de água aprovado pelo inmetro

Dessa forma, desde 2011, todos os aparelhos para melhoria da qualidade da água só podem ser comercializados se forem certificados pelo INMETRO. Por isso, antes de escolher um purificador para empresas, verifique se ele está em conformidade com esta regra.

certificação de qualidade purificador de água abrafipa

Além disso, existe outra certificação muito importante de ser observada: o Selo Abrafipa. Esta certificação avalia a qualidade e a eficiência do dispositivo de melhoria, ou seja, do refil. 

O refil (ou câmara) é o verdadeiro responsável pelo processo de filtragem e purificação dentro do aparelho. Ter a garantia de que ele tem procedência e que vai manter a qualidade da água do início ao fim é igualmente importante. 

Água pura e segura

4- Esse produto tem proteção contra bactérias??

Quando pensamos em um purificador para empresas, quanto mais segurança, melhor. Das diferentes tecnologias que existem no mercado, algumas delas são capazes de eliminar bactérias. 

Se oferecer mais proteção aos seus colaboradores for essencial, é preciso saber se o produto tem esse sistema.

Na linha de produtos Europa, contamos com o Sistema HF (Hollow Fibre). Ele é capaz de eliminar bactérias e protozoários menores que um fio de cabelo. Leia outro artigo do nosso Blog para saber como funciona esse tipo de produto.

Quer saber qual purificador para empresas conta com esse sistema na nossa linha? O Da Vinci Ice HF, Noblesse HF, o bebedouro CTA Smart HF, bem como o Summer Line Plus HF são bons exemplos.

Perguntas de ouro para bater o martelo

como escolher um purificador de água para empresas

É claro que as questões que vamos levantar aqui podem ser pensadas simultaneamente com os aspectos técnicos. Mas, muitas vezes são elas que vão definir o produto ideal para a sua empresa. 

Primeiramente, considere o espaço físico onde vai ser colocado o produto. Seja na parede ou no balcão, é preciso que você avalie o espaço. Tem muito ou pouco espaço para colocar o purificador? 

Depois, avalie o clima da região em que você está para saber se é melhor ter água gelada ou não. Se você trabalha em uma cidade muito quente, a preferência costuma ser pela água fresca ou gelada. Nesse caso, direcione sua busca por um purificador para empresas que seja refrigerado.

Se o seu negócio tem muitas pessoas circulando no local, é importante que o produto tenha bastante vazão. Ainda mais, se for refrigerado, que tenha uma alta capacidade de armazenamento de reservatório e velocidade para gelar a água.

Definitivamente, a facilidade de encontrar peças e escolher uma marca com ampla rede de assistência técnica são outros fatores chave. 

Esse texto ajudou a esclarecer a melhor maneira de encontrar o produto ideal? Avaliando esses pontos, o produto mais adequado às necessidades da sua empresa surgirá com muito mais clareza.