Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Módulo HF: quais os tipos e quanto tempo duram?

Filtro de água HF

Na nossa linha de produtos, o Módulo HF tem um papel muito importante no processo de purificação da água. Você já ouviu falar nele?

Definitivamente, os nomes de sistemas e tecnologias de alguns purificadores podem gerar dúvidas nos consumidores. Por exemplo, a sigla SNTA quer dizer Sistema Natural de Tratamento de Água.

Da mesma forma, a sigla HF representa um sistema exclusivo chamado Hollow Fibre. Esta tecnologia é composta por membranas de fibra oca sobrepostas e é responsável por eliminar bactérias e protozoários da água.

Então, o que seria exatamente o Módulo HF? Fique com a gente para saber mais sobre esta peça!

Módulo HF: o que é e como funciona

filtro de água modulo HF

Primeiramente, é interessante entender melhor como funciona o sistema HF. Já vimos que ele é composto por membranas de fibra oca que ficam sobrepostas, certo? Mas, onde elas ficam dentro do produto? Como os microrganismos são eliminados?

As membranas são compostas por poros de proporções microscópicas. Os microporos são cerca de 250 vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo. Assim, seus mais de 400 bilhões de microporos atuam como uma malha, que não deixa passar bactérias e protozoários para a água.

O Módulo HF é a peça/câmara que contém as membranas de fibra oca. É dentro desta câmara  que acontece o processo que acabamos de descrever. Mas, afinal, onde fica esta câmara dentro do produto?

Nos modelos que já vêm com o Módulo HF de fábrica, a câmara fica dentro do gabinete. Isso acontece com o Da Vinci HF e Da Vinci Ice HF, bem como com o Europa Summer UV HF.

Por outro lado, se o seu purificador é um SNTA e você deseja ter proteção extra, é possível. Para modelos como Palladium e Bliss, o Módulo HF fica dentro da bica, e pode ser incorporado aos produtos. Os outros modelos podem ter a câmara acoplada dentro do gabinete, juntamente com o refil SNTA.

Logo, concluímos que o Módulo HF é tanto um item de fábrica para alguns modelos quanto um acessório para outros. Dessa forma, você consegue transformar o seu Bliss, por exemplo, em um Bliss HF. Além de água livre de partículas, odores e sabores desagradáveis, você fica mais protegido contra microrganismos nocivos.

Tipos de Módulo HF 

Antes de mais nada, é importante esclarecer que Módulo HF e Módulo Retentor de Bactérias (MRB)  são a mesma coisa. 

Atualmente, temos o MRB Master, o MRB 180º. O Módulo Master é destinado aos produtos Da Vinci Ice, Summer Line e Fluir. Já o MRB 180º pode ser acoplado ao Da Vinci SNTA ou a qualquer outro produto da linha atendido pelo Módulo Master. Do mesmo modo, o MRB 180º é a câmara utilizada nas bicas, tanto para o Palladium quanto para o Bliss. 

filtro de água anti bacteria purificador de água que retém bactéria

A tecnologia das membranas de fibra oca existe igualmente em ambos os modelos. Eles diferem em dimensões e, consequentemente, em quantidade de fibras ocas encapsuladas e na área de superfície. Para adicionar o Módulo HF a um produto SNTA, é possível comprar a peça no nosso site ou diretamente de algum distribuidor autorizado Europa.

Os processos de instalação e de troca dos módulos são muito simples e podem ser feitos por você mesmo. Por outro lado, se sentir necessidade, é possível procurar o serviço de mão de obra especializada Europa.

Durabilidade

Assim como refil SNTA, o Módulo HF também tem um tempo de vida útil. Por outro lado, este tempo pode variar bastante de acordo com as características da água que abastece o produto. Pressão, vazão e quantidade de partículas sólidas em suspensão podem alterar este prazo para mais ou menos.

De forma geral, a recomendação da troca do Módulo HF é feita com base em dois fatores. O primeiro é o comprometimento da vazão de serviço do aparelho e outro diz respeito à cor das fibras ocas. A saturação do módulo poderá ser notada quando aparecer mau cheiro ou gosto desagradável, redução do fluxo ou mesmo entupimento. 

Da mesma forma, ao longo do tempo de uso, as fibras vão mudando de um bege claro para marrom escuro. Estes sinais indicam igualmente o momento da troca do Módulo HF.

Nos manuais dos produtos da linha HF, bem como no das peças avulsas, existe uma recomendação de vida útil. Tanto para o Módulo Master quanto para o 180º existem tabelas para uso do refil.

Elas indicam quais são as condições boas e ótimas de funcionamento do produto. De acordo com estas tabelas é que se estabelece o prazo de troca do Módulo HF, (última linha). A seguir, conheça as recomendações de troca do Módulo Master: 

vida putil do purificador de água

O Módulo 180º é bem menor que o Master, possuindo menos fibras e área de superfície. Logo, seu tempo de vida útil também é menor: 

quanto tempo dura um purificador de água

Tudo sobre o Módulo HF

Enfim, vamos retomar rapidamente o que aprendemos até aqui? Módulo HF e Módulo Retentor de Bactérias (MRB) são a mesma coisa. Eles são câmaras compostas por membranas de fibra oca sobrepostas, com milhões de microporos. 

O módulo é responsável pela retenção de coliformes fecais e totais, bem como de bactérias e protozoários. Existem 2 tipos de Módulo HF: o Master e o 180º. Cada um deles tem um tempo de vida útil diferente. A instalação e a reposição destes produtos pode ser feita por você mesmo.

É importante lembrar que o refil das bicas é diferente dos refis Master e 180º. Para encaixar perfeitamente no formato da bica do Palladium e do Bliss, este refil é específico. Dessa forma, na hora de trocar o seu refil, fique atento!

Agora que você já sabe tudo sobre o Módulo HF, que tal aprender mais sobre a tecnologia ultravioleta?