5% off na primeira compra. Aproveite!

Purificador compacto também tem alto desempenho!

purificador de água compacto

Está procurando um purificador de água compacto com boa autonomia e desempenho? Então, fique ligado nas dicas a seguir para saber como escolher o produto ideal.

Definitivamente, o aparelho não precisa ser robusto para entregar eficiência. Se a sua cozinha tem espaço reduzido, mas não abre mão da hidratação de qualidade, existe um produto para você.

Existem diversas opções no mercado com estas características. Logo, é importante saber o que procurar e avaliar na hora de escolher. Tamanho do produto, nível de purificação, vazão e capacidade de armazenamento são igualmente importantes.

O preço de um purificador compacto também varia de acordo com algumas destas características. Vamos entender melhor?

Tamanho do purificador

filtro de água pequeno

Antes de mais nada, se você procura um purificador compacto, provavelmente precisa otimizar espaço. Principalmente nas grandes cidades, a metragem das moradias têm diminuído cada vez mais.

Assim, é importante encontrar um aparelho que tenha um design adequado à sua cozinha. 

Atualmente, existem muitas opções de produtos: mais horizontais, verticais, de parede, bem como de bancada. Onde colocar o seu purificador também é muito importante quando pensamos em otimizar espaços.

Na nossa linha, temos modelos de purificador compacto tanto naturais quanto refrigerados. Os modelos Bliss e Palladium, por exemplo, têm ótimo desempenho e tamanho reduzido.

Com apenas 21 cm de largura e 28,5 de altura, o Bliss é menor que uma folha sulfite A4. É um purificador leve e prático, que deve ser instalado na parede, deixando a bancada livre.

O Palladium, por outro lado, pode ser instalado na bancada ou na parede. Mede pouco mais que uma folha sulfite (24,5cm x 31,5cm) e tem vida útil de até 2 anos.

Quando o assunto é água gelada, definitivamente as proporções dos produtos aumentam. Isso porque os aparelhos podem levar um compressor embutido, bem como um reservatório de água gelada. 

Ainda assim, é possível encontrar um purificador compacto refrigerado. Um ótimo exemplo disso é o Da Vinci Ice: o único refrigerado modular do mercado. Afinal, como funciona isso?

Ele pode ter os módulos onde fica o compressor e o que libera a água instalados separadamente. Ou seja, você pode instalar a parte maior embaixo da pia ou em outro espaço. Assim, só o módulo de serviço fica aparente.

Com apenas 13,5 cm de profundidade, o Da Vinci é um purificador slim. Além de ser elegante, você ganha muito espaço na cozinha sem perder a praticidade da água gelada.

Como medir o desempenho de um purificador compacto?

melhor filtro de água

Afinal, o que deve ser levado em conta quando falamos em desempenho de um purificador? Estes aparelhos têm o seu desempenho estipulado de acordo com algumas classificações e certificações.

Todos os aparelhos de melhoria da qualidade da água devem ter o Selo do INMETRO para serem comercializados. Esta é uma certificação obrigatória do mercado, que garante mais segurança aos consumidores. Ao pesquisar seu purificador compacto, fique atento às informações do Selo para saber mais sobre eficiência.

Para os aparelhos não elétricos, existem apenas as classificações relativas à qualidade da água. Já para os refrigerados, o selo contém também informações sobre segurança, bem como sobre consumo de energia. 

Logo, se você procura um purificador compacto não elétrico, deve ficar atento a alguns fatores. Capacidade de retenção de partículas, redução de cloro livre e eficiência bacteriológica são os principais.

Principais classificações

Retenção de partículas

Esta classificação diz respeito à quantidade e ao tamanho de partículas que o aparelho retém. O mínimo esperado de um purificador é uma redução de pelo menos 85%.

As classificações vão de A a F, de acordo com o tamanho das partículas retidas. As letras iniciais apresentam mais capacidade, e as finais, menor capacidade.

Eficiência de redução de cloro livre

Para este critério, temos apenas duas possibilidades: com ou sem redução. Ou seja, ou o aparelho reduz acima de 75% do cloro na água ou não.

Na nossa linha, seja um purificador compacto ou robusto, todos os produtos têm redução de cloro livre aprovada.

Eficiência bacteriológica

Igualmente importante é a capacidade do aparelho em reduzir o número de bactérias presentes na água. Existem diversas doenças transmitidas por água contaminada e este critério de avaliação está diretamente ligada à saúde.

Da mesma forma que o cloro, só existem duas classificações: com ou sem eficiência. O mercado oferece purificadores com e sem eficiência, e isto também impacta no preço dos produtos.

Todo produto certificado pelo INMETRO já é capaz de melhorar a qualidade da água que você bebe. A eficiência bacteriológica em um purificador compacto é uma proteção a mais que você pode escolher ter.

Purificador compacto refrigerado: o que mais devo avaliar?

Para os produtos elétricos, juntamente com os critérios acima, é preciso observar alguns aspectos específicos.

 Consumo de energia elétrica

Essa medida é expressa geralmente em kWh/mês. Logo, quanto menor o valor, menor será o gasto de energia. Muitas pessoas acreditam que o consumo do purificador refrigerado é alto, mas será que isto é verdade? 

Eficiência energética 

Ao ligar um aparelho elétrico, nem toda a energia fornecida é transformada por ele. Parte dela é dissipada em calor. Assim, quanto menor a quantidade de energia dissipada, maior a sua eficiência energética.

Ou seja, um purificador compacto refrigerado eficiente tem poucas perdas e aproveita a energia ao máximo. A razão entre o consumo de energia e a capacidade de refrigeração do aparelho é expressa em kWh/L.

melhor purificador de água compacto

Assim também, para classificar os aparelhos em sua eficiência energética, existe outro selo. Ele é constituído por uma escala decrescente, com letras que vão de A até E. Os aparelhos que recebem conceito A são os mais eficientes, enquanto os que recebem conceito E são os menos econômicos. 

Capacidade de fornecimento de água gelada 

Para quem procura a praticidade de ter sempre água gelada, definitivamente esta é uma classificação relevante. Isto porque o sistema de refrigeração leva um tempo para baixar a temperatura da água.

Esta razão é medida em l/h, e indica o volume de água gelada que o purificador fornece por hora. Logo, quanto maior o valor, mais água gelada ele fornece por hora. 

Um purificador compacto refrigerado pode oferecer ótima vazão de água gelada para locais com pessoal reduzido. Para locais com alto fluxo de pessoas, é essencial que a capacidade seja alta. Geralmente, aparelhos mais robustos como o Summer, atendem até 50 pessoas, fornecendo até 3 l/h de água gelada.

Outros fatores importantes

Em suma, os critérios que abordamos acima já indicam a eficiência de um aparelho. Por outro lado, existem outros aspectos importantes na hora de procurar um purificador compacto. 

Se ele for refrigerado, uma boa capacidade de armazenamento de água gelada também faz a diferença. O reservatório dos purificadores pode guardar mais de 2.6 litros de água gelada, por exemplo. Quando acaba a energia ou quando há muitas pessoas se servindo, essa é uma característica muito desejada.

Da mesma forma, você pode considerar as questões ligadas à manutenção e durabilidade do aparelho. Há produtos com vida útil do refil de 6 meses e outros de até 2 anos. Além disso, um purificador com aviso de troca também facilita a vida e garante qualidade por mais tempo.

Este texto foi útil? Agora que você já está preparado para escolher o seu purificador compacto, conheça a nossa linha!