Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Purificador Europa antigo: onde devo descartar?

o que fazer com purificador de água Europa antigo

Você já precisou se desfazer de um Purificador de Água Europa antigo? Quando compramos um aparelho novo ou se o antigo já tem muitas avarias, surge essa dúvida.

Antes de mais nada, é importante saber que os eletrônicos e eletrodomésticos devem receber um descarte adequado. Esta prática visa evitar qualquer tipo de prejuízo ao meio ambiente. 

Além de ser uma responsabilidade com a natureza, a destinação correta do lixo eletrônico também ajuda a preservar a saúde humana.

Se tem um purificador Europa antigo aí com você, fique ligado para entender melhor sobre a importância do descarte consciente.

Por que fazer o descarte consciente?

Primeiramente, porque é a coisa certa a se fazer pelo planeta e pelas pessoas. Todos nós temos responsabilidade com o meio ambiente, especialmente no que diz respeito ao que consumimos. Para fazer cumprir esta responsabilidade existem até leis.

Sabia que em alguns lugares, como São Paulo por exemplo, o descarte irregular de eletrônicos é crime ambiental? Se o cidadão for flagrado abandonando entulho, móveis ou aparelhos antigos pode pagar multa de até 15 mil reais.

Segundo levantamento feito pela Amlurb, há 2.823 pontos viciados de descarte irregular na cidade. Em plena via pública (praças, canteiros e calçadas), é possível encontrar os famosos “bagulhos”: sofás, eletrodomésticos e pneus abandonados.

Da mesma forma, os purificadores de água precisam de descarte consciente, que favoreça a reciclagem das matérias-primas.

Os refis, por exemplo, geralmente são compostos de materiais que não agridem a natureza. Por isso, o ideal é descartá-los no lixo reciclável.

No momento da troca, consulte o fabricante do produto para dar o destino adequado ao refil.

Afinal, o que fazer com o purificador de água Europa antigo?

o que fazer com purificador de água Europa antigo

A orientação número um quando tiver que fazer o descarte é: nunca jogue um purificador Europa antigo no lixo comum. Se comprou um novo ou precisa se desfazer de um aparelho sem funcionalidade ou avariado, você tem algumas opções. A primeira delas é a doação.

Se o seu purificador de água estiver em boas condições, você pode escolher beneficiar alguma instituição. Existem diversas entidades que recebem doações de móveis, roupas, livros bem como eletrodomésticos. Algumas delas até retiram os itens na sua casa, oferecendo mais comodidade. 

Em São Paulo, você pode colaborar com instituições como a Casa de Davi, IMSJT e Exército da Salvação. Elas fazem um excelente trabalho social e arrecadam renda com a venda destes itens em bazares. Assim, você deixa de prejudicar o meio ambiente e ainda ajuda muita gente que precisa.

Agora, se o seu purificador Europa antigo está muito avariado e precisa ser descartado, é hora de pensar na coleta. Para isso, existem ações das prefeituras e também empresas especializadas. 

Onde descartar meu purificador de água Europa antigo?

Atuando com responsabilidade no mundo, a Europa tem uma parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos. A ABREE é a entidade gestora da logística reversa dos produtos, assim como das respectivas embalagens.

Assim, a ABREE cuida do processo do começo ao fim, e os produtos ganham a destinação final ambientalmente correta. Para descartar um purificador Europa antigo, basta localizar um ponto de recebimento. Pelo site da ABREE, é possível encontrar o mais próximo a você.

Se você mora em São Paulo, pode contar com ainda mais uma opção: a operação Cata-Bagulho. Esta é uma ação gratuita, realizada em todas as Subprefeituras. A coleta busca impedir que móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas. 

Um caminhão passa pelas ruas e casas retirando entulho, bem como móveis, livros, etc. No site da prefeitura, é possível realizar uma busca por CEP e descobrir em que dia a sua rua estará na rota do caminhão. Juntamente com a coleta, existem também alguns ecopontos espalhados pela cidade.

O que acontece com o produto depois da coleta?

Existe um sistema de reciclagem de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que tem como principal objetivo a preservação do meio ambiente. Esse processo é chamado de logística reversa e passa por diversas etapas.

Logo depois de receber o purificador Europa antigo, os parceiros da ABREE encaminham para uma espécie de fábrica. Ali, se realiza a desmontagem do produto, também chamada de manufatura reversa. Este processo é realizado de acordo com a legislação ambiental para separação dos materiais e envio para a reciclagem.

A Europa, juntamente com a ABREE, preocupa-se em manter um ciclo de cuidado com o planeta. E o consumidor tem uma grande parte nisso. Tem um purificador Europa antigo parado por aí? Agora que você já sabe como fazer o descarte correto, faça a escolha certa e tenha uma atitude consciente!