Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Projeto Destino Consciente transforma seu refil usado

onde descartar refil e filtro de água

Ainda não ouviu falar do projeto Destino Consciente? Ele é o primeiro programa de logística reversa e economia circular do nosso mercado.

Porém, nem todo mundo conhece estes termos, mas deveria.  Afinal, o mundo precisa de mais responsabilidade ambiental. Os purificadores de água são produtos que podem durar uma vida toda. 

Por outro lado, a troca dos refis deve ser feita periodicamente, gerando resíduos para o meio ambiente.

Se você é um consumidor responsável, já deve ter se perguntado onde descartar os refis usados. Agora, você pode contar com o projeto Destino Consciente. Juntamente com parceiros especializados, a Europa se responsabiliza pelo ciclo de vida completo do seu produto. 

Enfim, os refis coletados se transformam em outros produtos e voltam à circular na economia.

Quer entender mais sobre o projeto e descobrir tudo aquilo em que o seu refil pode se transformar? Então, fique com a gente!

O que é o projeto Destino Consciente?

Antes de mais nada, é importante compreender o conceito de logística reversa. Esta solução é um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Esta política foi instituída em 2010, com o objetivo de melhorar a gestão de resíduos no país. Ou seja, esta lei busca responsabilizar as empresas por seus produtos e embalagens, promovendo uma economia mais regenerativa.

No mercado de purificadores de água, o projeto Destino Consciente é pioneiro. Logo, precisamos apresentação-lo para ter a participação dos nossos consumidores.

Afinal, os refis não chegarão sozinhos até o destino correto. Portanto, os consumidores devem levar os refis até às lojas participantes.

Em cada um dos pontos de venda participantes há uma caixa de coleta, fabricada a partir de materiais reciclados. Compostos de alumínio, bem como plástico e tubos de creme dental formam o recipiente.

Porém, também é possível entregar os produtos usados para os prestadores de serviço da assistência técnica. Caso tenha alguma manutenção agendada, é só deixar o refil com o nosso pessoal especializado!

Logo depois da coleta, as peças são encaminhadas para o armazenamento e separação. Aqui, o projeto Destino Consciente conta com a ajuda da parceria especializada para a destinação correta. 

Assim, os materiais que podem ser reaproveitados são transformados em insumos para novos produtos. 

Um refil reaproveitado pode ter mil e uma utilidades

Você sabe como é composto um refil Europa? Primeiramente, para entender no que ele pode se transformar, é preciso saber do que ele é feito. 

Nossos refis são compostos de elementos naturais, como carvão ativado, quartzo e dolomita. Eles são distribuídos dentro da câmara e são responsáveis pelo processo de filtragem, bem como de purificação da água.

Por outro lado, os módulos HF contém membranas de fibra oca. Apesar disso, também podem ser descartados no projeto Destino Consciente. 

Confira aqui tudo aquilo em que o seu refil pode se transformar:

CARVÃO ATIVADO -> Pode ser ativado novamente e utilizado para combustíveis;

DOLOMITA -> Cerâmicas Refratárias (indústria metalúrgica).  Tachões, cimento, gesso ou insumo para controle de ph do solo (indústria agrícola). Igualmente, pode se transformar em aditivo de preenchimento em polímeros e borrachas.

QUARTZO

Indústria óptica (fibra óptica); Relógios; Automóveis; Eletrônicos; Equipamentos de telecomunicações; Equipamentos médicos;

PSU 

Componentes de torneiras; Conexões para água quente; Equipamentos médicos; Membranas para: hemodiálise, tratamento de água, bioprocessamento, alimentos e bebidas, separação de gases.

ABS

O ABS é o material que reveste o seu refil. Ele tem alta resistência e pode assumir diversas cores, formas e acabamentos. Assim, é largamente utilizado na fabricação de produtos moldados para diversos usos.

Como o projeto Destino Consciente ajuda todos nós

Com o projeto Destino Consciente, queremos cultivar uma mudança de hábitos e de pensamento. Assim,  o consumo, o reaproveitamento e o descarte passam a ser responsáveis com o meio ambiente. 

Da mesma forma que esperamos esta mudança de nossos consumidores, queremos o engajamento de toda nossa cadeia produtiva. Desse modo, podemos criar um movimento de impacto muito maior. 

A reutilização dos insumos retirados nos refis possibilita que novos produtos retornem ao mercado. Como resultado, geramos novas alternativas sustentáveis e empregos.

A reciclagem do lixo já é uma atitude muito consciente. Por outro lado, apenas 2,1% de todo o volume coletado é efetivamente reciclado. Ainda mais, existe o problema do descarte do lixo eletrônico, que inclui também eletrodomésticos como o purificador. 

O nosso país é o quinto maior produtor de lixo eletrônico em escala mundial. Por falta de conhecimento ou de alternativas, estes aparelhos acabam indo para aterros e causando muitos prejuízos. 

Além do projeto Destino Consciente, a Europa tem uma parceria com a ABREE para cuidar deste tipo de resíduo. Você pode descartar corretamente seu purificador antigo em pontos de coleta nas cidades.

Agora que você já sabe como ser responsável na hora do descarte, faça a sua parte! Se chegou a hora de trocar o refil, procure uma loja participante do projeto e colabore com o meio ambiente!