Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Empreendedorismo: como surgiu o primeiro purificador Europa?

primeiro purificador de água europa

Nos anos 80, 2 vendedores deram vida ao primeiro purificador Europa. Este, inclusive, foi um dos primeiros purificadores de água residencial do Brasil.

Hoje, 37 anos depois, mais de 20 produtos foram lançados e se espalharam pelo país afora. Já são milhares de purificadores de água nos lares brasileiros, levando mais qualidade de vida e bem-estar.

Mas, afinal, como surgiu o primeiro purificador Europa? Qual foi a inspiração que moveu os dois vendedores?

Primeiramente, é importante entender o contexto socioeconômico em que ele foi criado e o momento de vida de seus fundadores.

Empreendendo na década perdida

Desde já, saber que o primeiro purificador Europa foi concebido e produzido nos anos 80, tem seu valor próprio. Este foi um período de atraso econômico para toda a América Latina, bem como de retração na produção industrial. 

Por outro lado, também era um cenário de oportunidades de mercado. Só no Brasil, éramos milhares, e no planeta, bilhões de pessoas. Os futuros sócios já sabiam que água nunca deixaria de ser uma necessidade, para seres humanos de todas as idades. 

Definitivamente, o contexto econômico foi determinante para expandir o olhar dos dois vendedores. A crise da época, juntamente com a necessidade e a experiência com venda direta despertou a vontade de empreender

O primeiro purificador Europa surgiu como um sonho corajoso de crescer no Brasil e com o Brasil. Assim como os dois fundadores, existiam milhares de brasileiros precisando de emprego.

Ainda mais milhares de pessoas precisando beber água de forma segura e simples. A solução foi criar um purificador de água residencial, focado no modelo de vendas que eles conheciam: porta a porta.

Primeiro purificador Europa: pioneirismo no tratamento de água

Em 1984, eles criaram a marca Europa, pioneira em tratamento de água residencial de ponto de uso no Brasil. Eram a dupla perfeita: Dácio ficava à frente do comercial, e Carlos tocava a fábrica e desenvolvia os produtos.

Naquela época, o capital era pouco e o comércio digital ainda não existia. Logo, para empreender e vender em larga escala, foi preciso muito trabalho e criatividade. 

Da mesma forma, para mudar o comportamento de consumo de água em larga escala, foi preciso muito esforço. A necessidade de trabalhar juntamente com a de beber água de forma segura e simples ajudou nessa transformação.

O Export Line foi o primeiro purificador Europa. Lançado para uso residencial, ele contava com o Sistema Natural de Tratamento de Água (SNTA), que existe até hoje. Este sistema utiliza elementos naturais como o carvão ativado, o quartzo e a dolomita. 

Seu design era horizontal, diferente do estilo verticalizado dos filtros da época (principalmente os filtros de barro). O primeiro purificador Europa era compacto, tinha dois botões cromados, e uma bica, igualmente cromada. Os clientes, que não estavam acostumados a um purificador de água, acharam o modelo Export Line parecido com um rádio.

Sobre sucesso, propósito e oportunidades nas crises

Posteriormente, com o crescimento da empresa, foi possível investir cada vez mais em inovação e tecnologia. A marca contou com sua força de vendas para entrar em milhares de lares brasileiros.

Muito tempo depois do lançamento do primeiro purificador Europa, nos aprofundamos no nosso propósito. Entendemos que ainda mais importante que vender purificadores de água para as pessoas é escolher como e porque fazer isso. 

Cuidamos da água para transformar vidas e buscamos fazer isso entregando produtos que possam durar a vida toda. Isso porque entendemos que reduzir ou eliminar resíduos é igualmente importante para cuidar da água e preservar o planeta. 

Da mesma forma que essa história de sucesso começou em meio a uma crise, outras também podem surgir. Passamos por um momento atípico e muito difícil, que está nos levando a rever nossos caminhos e criar novas possibilidades.

A saúde mundial está em risco e o meio ambiente precisa cada vez  mais de proteção e de mudanças. Para quem tem a veia empreendedora, é possível encontrar boas oportunidades em situações caóticas.

Qual história de inovação e de melhoria para o mundo poderemos contar nos próximos 37 anos?