5% off na primeira compra. Aproveite!

Pressurizador de água para clubes e academias

Pressurizador de água

Você já ouviu falar em pressurizador de água? Definitivamente, tomar banho ou lavar louça com pouca água é um incômodo. Do mesmo modo, tentar usar um purificador de água com pouco fluxo pode ser um inconveniente.

Em alguns locais, a água sai com pouca pressão das torneiras e chuveiros. Para ajustar isso, costuma-se utilizar um equipamento chamado de pressurizador de água.

Se você sofre deste problema no seu clube ou academia, fique ligado! A seguir, vamos explicar como funciona este aparelho, como escolher o modelo ideal, bem como dar algumas dicas!

O que é e como funciona um pressurizador de água?

Este equipamento funciona como uma bomba, cujo objetivo é aumentar a pressão e a vazão da água. Já aconteceu de você abrir a torneira da pia ao mesmo tempo que alguém está tomando banho? Se a água do chuveiro ficou mais fraca, provavelmente existe um problema de pressão. 

O pressurizador de água busca resolver este problema em residências, bem como em estabelecimentos de grande porte.

Academias e clubes, por exemplo, têm um fluxo muito grande de pessoas. E claro que depois de um treino ou de mergulhar na piscina, todo mundo deseja um bom banho. Da mesma forma, manter a hidratação durante os exercícios é essencial. Assim, é preciso garantir uma boa pressão da água em todos os pontos de uso.

Mas, por que será que este problema acontece? Conheça algumas das possíveis causas para baixa pressão na rede hidráulica:

  • Tubulação pública com bloqueios, ou entupida
  • Vazamentos nos tubos externos ou internos
  • Torneiras vazando
  • Posicionamento errado da caixa d’água
  • Válvula de retenção fechada ou aberta

Com exceção dos vazamentos, todas estas questões podem ser melhoradas com o uso de um pressurizador de água.

Quais tipos de pressurizador existem?

Os pressurizadores do mercado são classificados de acordo com o sistema de pressurização. Existem 2 principais sistemas: aquele com pressostato e aquele com fluxostato.

Antes de mais nada, vamos esclarecer a diferença principal entre eles? 

Sistema com pressostato

A ativação do sistema acontece todas as vezes em que ocorre uma queda de pressão na tubulação. Do mesmo modo, ele se desliga quando a força da água é restabelecida.

O pressurizador de água com pressostato detecta quando a vazão da água diminui. Assim, ele fica ligado o tempo todo, só esperando para bombear mais água para todos os pontos quando necessário. 

Se optar por este modelo, lembre-se de fazer a instalação na saída da caixa d’água. Dessa forma, é possível aumentar a pressão na água em qualquer ponto do local. Além disso, existem modelos com chave manual, que permitem maior economia de energia.

Sistema com fluxostato 

O pressurizador de água com fluxostato é acionado quando se abre qualquer torneira do imóvel. 

Ou seja, ele é ideal para os casos em que a pressão da água é baixa apenas em um lugar. Ao abrir o registro de uma torneira ou chuveiro, por exemplo, o sensor liga o aparelho.

Vale ressaltar que alguns modelos têm limite de pontos de consumo. Assim, eles só conseguem atender um número específico de torneiras por andar, por exemplo. Por isso, antes de comprar um pressurizador de água para a sua academia, estude bem a sua demanda.

Dicas para escolher e instalar o seu pressurizador de água

Primeiramente, antes de comprar algum dos modelos, é importante ficar atento aos seguintes pontos:

  • O pressurizador com pressostato deve ser instalado em local protegido de chuva e sol;
  • Se você tiver sistema de aquecedor a gás no imóvel, cheque a compatibilidade com o tipo de pressurizador de água que escolher;
  • Alguns equipamentos (como chuveiros) podem ter um pressurizador com fluxostato embutido. Fique de olho antes de comprar!
  •  O fluxostato só funciona com a vazão da água que vem de cima para baixo. Assim, se a água que precisa de mais pressão vem de baixo para cima, use o pressurizador de água com pressostato. 

Um pressurizador pode oferecer mais conforto na hora do banho, por exemplo. Se o seu clube ou academia tiver uma copa, a tarefa de lavar louças também pode ser otimizada. Beber água fica igualmente mais prático e agradável. Se quiser mais qualidade na água que oferece no seu estabelecimento, considere também um filtro de entrada.

Existem purificadores que atendem muito bem a demanda de empresas e outros estabelecimentos, como o Europa Summer. Por outro lado, se a pressão hídrica for baixa, é importante procurar por um pressurizador de água que resolva a questão.

Se dentro de casa já é chato ter que lidar com isso, imagine no clube ou academia. Ainda está na dúvida de qual modelo escolher? Avalie sua demanda e use nossas dicas para encontrar o pressurizador de água ideal para você!