Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Água ozonizada: o que é e como age no corpo

Água ozonizada

Você já deve ter ouvido falar sobre a água ozonizada, certo? Assim como água alcalina ou ionizada, tem se falado muito sobre esse tipo de água. Antes de mais nada, vamos entender melhor do que se trata.

Todos sabem que o consumo regular de água de qualidade é fundamental para a saúde. Água de torneira, água mineral, água com gás, água purificada, alcalina, água ozonizada. Definitivamente, água não é tudo igual. 

Por ser tão natural o nosso contato com a água, muitas vezes achamos que esse líquido é sempre igual. Mas há diferenças que envolvem pH, oxigênio e quantidade de hidrogênio presente em sua composição.

Em meio a tantas técnicas de tratamento, surgem muitas dúvidas e queremos ajudar a esclarecer algumas delas. Assim, vamos falar sobre o processo de ozonização da água, modo de consumo e sobre seus efeitos no corpo.

Afinal o que é a água ozonizada?

Em termos de composição, é uma água com elevado nível de oxigênio. Por meio de um processo de injeção de ozônio, alega-se que essa água poderia ter efeito de desintoxicação.

A princípio, essa técnica parece uma grande novidade. Juntamente com o cloro e o oxigênio, o ozônio é usado no tratamento da água. A capacidade do ozônio em purificar a água foi descoberta no final do séc. XIX. Naquela época, concluiu-se que a ação oxidante do gás era mais rápida e contava com alguns benefícios.

Com o passar do tempo, as técnicas de ozonização foram aprimoradas e os aparelhos ozonizadores são cada vez mais comuns. Clínicas, consultórios, hospitais e residências fazem uso de produtos específicos para oferecer água ozonizada.

Mas, como funciona o processo de injeção de ozônio? Um equipamento gera este composto. O filtro de ozônio capta parte do oxigênio do ambiente e  transforma em ozônio. Logo depois, ele é inserido na água presente no reservatório.

O tratamento com ozônio também é usado para solucionar problemas ambientais. Ajuda na descontaminação de solos, bem como na eliminação de odores de fertilizantes. Também pode substituir o cloro na limpeza de piscinas e na esterilização de alimentos e vegetais.

Como consumir a água ozonizada?

Água ozonizada

A finalidade com que se usa a água ozonizada é muito parecida com a da água oxigenada. Por outro lado, a ozonizada pode ser bebida sem problemas, já que contém mais moléculas de oxigênio. Isto proporciona que o líquido elimine impurezas do corpo sem causar dano às mucosas.

Seja na forma de água ou como óleo, o ozônio pode ser benéfico, apesar de ser perigoso se encontrado no ar. A água ozonizada deve ser preparada e bebida gelada e em até 10 minutos após o preparo.

Quais são os benefícios? 

Desde já, é importante dizer que os possíveis benefícios da água ozonizada não têm comprovação científica. Os defensores da ozonioterapia alegam que ela ajuda no funcionamento de diversas funções básicas do organismo. 

Em teoria, ela ajuda a eliminar impurezas, vírus e bactérias do sangue, bem como a melhorar a circulação sanguínea. O ozônio na corrente sanguínea ajuda a eliminar ou, mesmo que seja este o caso, reduzir estes agrupamentos de impurezas. É o que melhora a circulação.

Juntamente com estes benefícios, a água ozonizada também poderia melhorar a oxigenação. Por fim, existe um possível efeito ainda mais poderoso, que seria a quebra de células tumorais. Alguns estudos já foram realizados para analisar essas propriedades.

Agora, você já conhece mais um tipo de água. Se tiver alguma curiosidade sobre esse ou outro tipo de água, conte para a gente!