Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Modere os banhos quentes no inverno

DESCUBRA 5 MOTIVOS PARA APRECIAR COM MODERAÇÃO OS BANHOS QUENTES NO INVERNO.

Aprecie com moderação

Quando chega aquele friozinho do inverno, tomar banho pode ser uma tarefa difícil, não é? Aumentar a temperatura da água no banho é mais que normal, além de tornar o banho um momento de relaxamento e conforto, mas abusar da água muito quente não é inofensivo e tornar aqueles banhos cheios de vapor um hábito diário pode trazer alguns malefícios ao nosso corpo, pele e cabelos.

Listamos aqui 5 motivos pelos quais você deve tomar um pouco mais de cuidado com os banhos quentes nesse inverno:

  1. Aumento da oleosidade

Durante o banho com água muito quente, as glândulas sebáceas são altamente estimuladas, produzindo mais secreção, tanto no couro cabeludo quanto no rosto, aumentando a oleosidade da pele nesses lugares.

  1. Queda de cabelo

O estímulo exacerbado nas glândulas sebáceas também pode causar uma doença de pele muito comum: a dermatite seborreica. Essa doença provoca manchas vermelhas no couro cabeludo e até mesmo em outras partes do corpo, além e de aumentar a queda de cabelo.

  1. Caspa

A famosa e temida caspa também está ligada à dermatite seborreica, doença que pode causar descamação no couro cabeludo. Melhor evitar o pozinho branco caindo na roupa e nos ombros o tempo todo, não é?

  1. Pele áspera

A combinação da água quente e sabonete ou buchinha de banho acaba removendo a hidratação natural da nossa pele, muitas vezes em camadas mais profundas da epiderme até, removendo as ceramidas. A pele perde a oleosidade e a hidratação naturais, ficando com aspecto de ressecada e envelhecida, perdendo maciez e suavidade.

  1. Urticária

Não é tão comum quando a caspa o a dermatite seborreica, mas existem muitas pessoas que têm alergia à água em altas temperatuas e desconhecem esse fato. Para essas pessoas, os banhos quentes podem desencadear uma reação alérgica chamada urticária, que se caracteriza por vergões vermelhos e salientes na superfície da pele, que geralmente provocam muita coceira.

Portanto, por mais gostoso que seja tomar aquele banho bem quente, o ideal é que a água seja mantida em água temperada. Se você sente muito frio e não quer abrir mão desse hábito, lavar os cabelos no tanque com água morna pode ajudar a amenizar os efeitos negativos da água quente. Procure também deixar cair um pouco de água fria sobre o corpo antes de sair do chiveiro, depois do banho quente 🙂