5% off na primeira compra. Aproveite!

Purificador de água para minha casa: qual o melhor?

melhor purificador de água

Primeiramente, é bom começar dizendo que um purificador de água é a melhor escolha para a sua casa. Para ser mais sustentável, econômico e também ter garantia no tratamento da água, esse é o aparelho ideal.

Hoje existem muitas opções de modelos e de sistemas de tratamento no mercado. Afinal, como escolher o mais adequado para a sua rotina e a sua necessidade?

Fique ligado em algumas dicas que vão ajudar você a identificar o melhor purificador de água para a sua casa.

1. Custo benefício

Um critério bem importante no processo de decisão de compra é a relação entre o custo e o benefício. Antes de mais nada, vale fazer um rápido comparativo entre um purificador de água e um galão de água mineral. 

Como exemplo, vamos usar o nosso modelo Europa Bliss:

Como podemos ver, a longo prazo, um purificador de água é muito mais econômico (além de sustentável). Ainda mais, traz conforto e praticidade para a rotina.

Na hora de procurar o seu produto, avalie também a necessidade de manutenção e vida útil do refil. Se for comprar um refrigerado, não se esqueça de procurar um modelo com baixo consumo energético.Como podemos ver, a longo prazo, um purificador de água é muito mais econômico (além de sustentável). Ainda mais, traz conforto e praticidade para a rotina. 

2. Certificações

Antes mesmo de procurar por prêmios, é essencial buscar marcas e produtos certificados. A certificação do Inmetro atesta aspectos fundamentais para a qualidade do purificador. Retenção de partículas (que impede a passagem de resíduos como ferrugem e areia), bem como  retenção do excesso de cloro da água. 

Além do Inmetro, existe também outra importante certificação: o selo Abrafipa. Ele garante  a qualidade e a procedência do refil (vela ou filtro), do começo ao fim. Comprando apenas produtos certificados, você leva mais saúde e segurança para a sua casa.

3. Aspectos técnicos do purificador de água

No item anterior, falamos sobre retenção de partículas e do excesso de cloro. A princípio, podemos não entender muito bem esses conceitos, mas eles são fundamentais para ter a qualidade ideal da água.

Todo purificador realiza o trabalho de melhorar a qualidade da água. Isso significa reduzir odores e sabores desagradáveis pelo cloro e reter partículas sólidas. Também pode reduzir ou eliminar bactérias e vírus. Por outro lado, cada modelo tem um nível de eficiência nesses aspectos. 

Existem classificações de eficiência para um purificador de água, avaliando estes critérios. Logo, conhecer as tabelas é muito importante na hora de decidir. Da mesma forma, fique atento à altura da caixa d’água, pressão mínima de funcionamento e pontos de água na sua casa. 

4. Modelo certo

O tamanho do aparelho, sua aparência e onde ele pode ser colocado são igualmente importantes. O balcão da cozinha não é muito grande? Melhor escolher um purificador de água de parede então. 

Sua família adora água gelada: um refrigerado vai trazer mais comodidade para todos. Se sua cozinha não tem muito espaço, é importante pensar em um aparelho compacto ou modular.

Produtos verticais ou horizontais? Do mesmo modo, o aspecto estético também é relevante. Há produtos com design e acabamento mais clean e sofisticado e produtos mais alegres, arredondados e despojados. Qual combina mais com a sua casa?

5. Manutenção e vida útil do purificador de água

melhor purificador de água

Outro ponto importante a ser avaliado é o tempo de vida útil do refil. Ela está ligada à capacidade do elemento filtrante em reter as impurezas. 

Passado o tempo estipulado pelo fabricante, a eficiência do refil não será a mesma. Assim, a qualidade da água fica comprometida e é necessário fazer a troca desta peça.

Geralmente, esta capacidade fica saturada entre 3 a 6 mil litros de água filtrada. Isto equivale a 6 meses de consumo de água em uma residência comum. Não se esqueça de considerar o local de instalação do purificador. Alguns modelos, como o Europa Summer, oferecem até 2 anos de autonomia sem troca de refil. 

Do mesmo modo, é importante buscar fabricantes consolidados, com produtos duráveis e com baixo índice de manutenção. Para fazer qualquer reparo ou troca de peça no purificador de água, é essencial contar com uma ampla rede de Assistência Técnica.

Gostou das dicas? Esperamos que agora fique mais fácil escolher o purificador ideal para a sua casa!