Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Conheça a máquina de lavar roupa portátil que não utiliza energia elétrica

Há cerca de 3 anos, surgiu um projeto nos Estados Unidos, com o intuito de ajudar famílias e comunidades de países em desenvolvimento que não têm acesso à energia para lavar suas roupas. Além disso, nos países em desenvolvimento, o simples ato de lavar roupa  pode ser uma tarefa árdua e até perigosa. Quando não se tem possibilidades para ter uma máquina de lavar roupa ou sequer acesso à eletricidade, uma simples viagem ao rio ou tanque pode levar a ataques por parte de animais ou pessoas, sem contar as dores geradas por carregar o peso e por debruçar-se para esfregar as roupas.

Pensando em evitar todos esses problemas e em ajudar essas comunidades, Alex Cabunoc e Jia You criaram a máquina de lavar e secar chamada GiraDora, que funciona com um pedal, impulsionado apenas pela força dos pés. A GiraDora ainda está em fase de testes para seguir o seu caminho de ser comercializada a um baixo custo. Enquanto isso, já é possível comprar uma máquina semelhante, desenvolvida por uma equipe de designers canadenses: a Drumi.

A máquina portátil que também lava e seca funcionando a pedaladas foi projetada pela startup Yirego, que estava buscando uma alternativa para reduzir o consumo de água e energia da máquina de lavar doméstica convencional. O aparelho é divulgado com foco no público que vai viajar para lugares remotos ou acampar, e pode levar a máquina no porta-malas, já que ela é bastante compacta, medindo apenas 56 cm de altura.

A máquina Drumi é capaz de limpar 6 ou 7 peças de roupa de uma só vez, com apenas 5 litros de água, e funciona com a energia mecânica de um pedal, semelhante às antigas máquinas de costura. Mantendo o ritmo das pedaladas por cinco minutos é possível realizar a primeira parte do processo, que é dividido em três etapas: lavagem, enxágue e secagem rápida. Depois de girar o tambor e para trás por cinco minutos acionando o pedal, é só drenar a água por meio de um botão de pressão, adicionar mais cinco litros de água de lavagem e, em seguida, pressioná-lo por mais cinco minutos antes de fazer a drenagem.