Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Você já ouviu falar da água cinza?

Água cinza

Curioso pensar em água que não seja transparente, não é? Esse termo existe para denominar uma água reutilizada.

A água cinza ou cinzenta é qualquer água não-industrial que foi usada em processos domésticos.

Esse tipo corresponde entre 50% e 80% do esgoto residencial, recebendo esse nome pela sua aparência turva. Possui resíduos de alimentos e altas concentrações de produtos químicos tóxicos, provenientes de materiais de limpeza, entre outros.

Existe também a água negra, que é aquela água descartada que possui matéria fecal e urina, que recebe esse nome por conta da grande quantidade e composição dos seus produtos químicos e contaminantes biológicos, e por ser mais difícil de ser reciclada.

Entenda

Apesar dos resíduos presentes e de parecer “suja”, a água cinzenta é uma fonte segura e até mesmo benéfica da água para irrigação. Além do evidente benefício econômico de poupar água, a reutilização de águas cinzas também ajuda muito o meio ambiente. É responsável por manter fora do esgoto ou do sistema de fossa séptica e reduz as chances de poluir lençóis de água locais.

Existem muitas maneiras simples e econômicas para reutilização de águas cinzas até mesmo em casa, sendo a mais popular delas regar o jardim. Para isso, é preciso canalizá-la diretamente para fora da casa e usá-la para regar plantas ou árvores.

Se for tentar fazer um sistema de utilização de água cinza em sua casa, não se esqueça que é essencial não usar nada tóxico, fazendo uso de produtos naturais e sabonetes biodegradáveis, que não contêm ingredientes prejudiciais às plantas.