Postado 15 de maio de 2018 em Saúde, Sustentabilidade, Todos por Andreo
Curioso pensar em água que não seja transparente, não é? Esse termo existe para denominar uma água reutilizada.
A água cinza ou cinzenta é qualquer água não-industrial que foi usada em processos domésticos.
Esse tipo corresponde entre 50% e 80% do esgoto residencial, recebendo esse nome pela sua aparência turva. Possui resíduos de alimentos e altas concentrações de produtos químicos tóxicos, provenientes de materiais de limpeza, entre outros.
Existe também a água negra, que é aquela água descartada que possui matéria fecal e urina, que recebe esse nome por conta da grande quantidade e composição dos seus produtos químicos e contaminantes biológicos, e por ser mais difícil de ser reciclada.
Apesar dos resíduos presentes e de parecer “suja”, a água cinzenta é uma fonte segura e até mesmo benéfica da água para irrigação. Além do evidente benefício econômico de poupar água, a reutilização de águas cinzas também ajuda muito o meio ambiente. É responsável por manter fora do esgoto ou do sistema de fossa séptica e reduz as chances de poluir lençóis de água locais.
Existem muitas maneiras simples e econômicas para reutilização de águas cinzas até mesmo em casa, sendo a mais popular delas regar o jardim. Para isso, é preciso canalizá-la diretamente para fora da casa e usá-la para regar plantas ou árvores.
Se for tentar fazer um sistema de utilização de água cinza em sua casa, não se esqueça que é essencial não usar nada tóxico, fazendo uso de produtos naturais e sabonetes biodegradáveis, que não contêm ingredientes prejudiciais às plantas.