Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Instituto Homem Pantaneiro: você conhece?

Instituto Homem Pantaneiro

O Instituto Homem Pantaneiro atua na preservação e recuperação do Pantanal. É uma ONG com princípios sólidos, que realiza um trabalho sério e importante na região desde 2002.

Este ano uma das metas da instituição é iniciar o trabalho da Brigada Alto Pantanal. Os prejuízos causados pela catástrofe ambiental de 2020 foram inúmeros, e a ideia é trabalhar na educação e prevenção. Assim, incidentes como estes, podem não ocorrer em proporções parecidas.

A seguir, vamos dar um panorama sobre a situação do Pantanal e conhecer o trabalho do nosso novo parceiro.

Incêndios no Pantanal

incêndios no pantanal brasil

Antes de mais nada, é importante pontuar a magnitude do que ocorreu. Mais de 30% do Pantanal foi atingido pelo fogo de maneira fulminante. Isto corresponde a uma área equivalente ao Estado do Rio de Janeiro.

O Pantanal é uma Reserva da Biosfera, ou seja, o bioma tem prioridade para a proteção das espécies. As regiões da Serra do Amolar e do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense são consideradas Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade. Em 2020, esta região foi afetada pelo fogo, de diferentes formas, com cerca de 90% do seu território queimado. 

A biodiversidade do Pantanal é impressionante. Na região, podemos encontrar cerca de duas mil espécies de plantas, 580 de aves, e 280 de peixes. Do mesmo modo, lá habitam, ainda, 174 espécies de mamíferos, 131 de répteis e 57 de anfíbios. O fogo representa uma grande ameaça para a biodiversidade, exigindo ações conjuntas para proteção de todo o território.  O Instituto Homem Pantaneiro quer atuar na prevenção e na defesa da biodiversidade dessa região.

Proposta do Instituto Homem Pantaneiro 

Muitas ONGs, empresas e associações preferiram apresentar soluções em vez de seguir apontando os problemas. Dessa forma, surgiu a ideia do IHP e parceiros de criar uma brigada permanente.

Primeiramente, o propósito é combater o fogo, além de inspirar fazendeiros e outros setores da sociedade a replicar a ação. Além do combate aos incêndios, a brigada também tem como objetivo a prevenção, educação ambiental e manejo integrado do fogo. 

Segundo Ângelo Rabelo, coordenador deste projeto, a ideia de criar a brigada surgiu como uma maneira de apoiar o Estado. Isso porque a contratação de brigadistas pelo IBAMA e ICMBio ocorre de forma sazonal, entre julho e dezembro. Logo, não é possível ter homens suficientes para atuar nas regiões mais remotas e menos habitadas do Pantanal.

meses com foco de incêndio pantanal

 

Ainda de acordo com Rabelo, em 2020, o Instituto Homem Pantaneiro teve um importante papel no combate ao fogo. O IHP organizou brigadas temporárias até a contratação de novas equipes. Como os incêndios começaram em fevereiro, eles mantiveram um bom contingente pagando diárias para os brigadistas. Logo depois, em julho, o Ibama realizou uma contratação oficial de equipes. 

A proposta do Instituto Homem Pantaneiro é preencher essas lacunas e simultaneamente cumprir um papel de prevenção em alguns pontos. Os locais de interesse estratégico para conservação, sobretudo em áreas públicas e distantes das cidades, devem receber mais atenção.

Para colocar este projeto em prática, é necessário captar recursos e conseguir apoiadores. Esta campanha virou um financiamento coletivo com o nome de Brigada do Alto Pantanal. É aí que entra o Grupo Europa nesta história. 

Europa e Instituto Homem Pantaneiro: parceria pela vida.

Instituto Homem Pantaneiro

O propósito da Europa é cuidar da água para transformar vidas. No caso do Pantanal, a vida de todo um bioma foi afetada por conta dos incêndios. A água tem o poder tanto de apagar o fogo quanto de ajudar a recuperar aquilo que o fogo devastou. Animais, vegetação, bem como a vida humana precisam de água para sobreviver, se manter e se reconstruir.

Sentimos o dever e a imensa vontade de ajudar a melhorar a situação no Pantanal. Assim, procuramos um parceiro para oferecer auxílio in loco e encontramos o Instituto Homem Pantaneiro.

Se quiser saber mais sobre a campanha, assista ao vídeo ou, se puder, colabore com o projeto também. Juntos, podemos apagar esse fogo e manter o Pantanal preservado!