Postado 20 de maio de 2022 em Como Ser Mais Sustentável por Cibele Morais
Se você ainda não conhece as iniciativas sustentáveis na Bahia, vai se encantar! Definitivamente, este tipo de ação é o que o mundo mais precisa no momento.
Pelo mundo afora, existem muitas empresas e pessoas tentando desenvolver projetos de sustentabilidade. Na Bahia, não é diferente. No final de 2021, um evento premiou 8 iniciativas da indústria baiana, que merecem muito destaque.
Projetos de instituições privadas e públicas, bem como de sindicatos receberam seu reconhecimento. Por todo o estado, existem ações que geram impacto social, ambiental e econômico muito positivo.
Assim, nos últimos anos, Salvador tem sido considerada a capital mais verde do país. A seguir, vamos destacar 3 iniciativas sustentáveis na Bahia que você precisa conhecer!
1- EcoCiclo
Antes de mais nada, a EcoCiclo é uma iniciativa liderada por mulheres e concebida para mulheres. Em 2018, a jovem empresária Hellen Nzinga se sensibilizou com a situação de mulheres que sofrem com a pobreza menstrual.
Portanto, a empresária buscou o apoio de outras mulheres para mudar esse cenário. Ela participa do Pró-Líder, um programa nacional de empreendedorismo de impacto de lideranças femininas.
Com um time de especialistas, durante seis meses o programa ensina sobre problemas do Brasil. Posteriormente, o desafio é propor um empreendimento que impacte a vida das pessoas.
Juntamente com suas sócias no Pró-Líder, Hellen Nzinga passou a buscar uma solução para a pobreza menstrual. Dessa forma, surgiu o EcoCiclo, uma das principais iniciativas sustentáveis na Bahia. Ela deu origem ao primeiro absorvente biodegradável do Brasil.
O absorvente comum de plástico leva muitos anos para se decompor na natureza. Por outro lado, o EcoCiclo se decompõe em apenas 6 meses. O produto é testado e certificado, e sua eficiência é até maior que a do absorvente de plástico.
O grande objetivo do EcoCiclo era empregar mulheres em situação de vulnerabilidade na produção e revenda de absorventes. Agora, esta é uma das iniciativas sustentáveis na Bahia que já cresceu e ampliou sua abrangência.
Criado por 4 mulheres periféricas, atualmente o EcoCiclo já se tornou um marketplace. Dessa forma, além de comercializar o absorvente, é possível estimular o empreendedorismo feminino como um todo.
Assim, a plataforma oferece produtos sustentáveis feitos por mulheres, como a Costura Solidária Sustentável.Este grupo de mulheres negras costureiras comercializa bolsas e aventais. Do mesmo modo, é possível encontrar cosméticos naturais, plantas e acessórios.
O marketplace fornece ferramentas profissionalizantes e mais visibilidade às mulheres empreendedoras baianas.
A SOLOS surgiu em 2018, como fruto do sonho de duas mulheres. Assim nasceu uma startup que une a paixão por conectar-se com a natureza e a inspiração na inteligência dos sistemas naturais.
Esta é uma das iniciativas sustentáveis na Bahia que procura transformar sociedades em ecossistemas mais justos e abundantes.O trabalho da Solos é feito juntamente com consumidores, cooperativas e grandes marcas.
reciclagem, logística reversa e compostagem, a startup busca mudar a atual realidade. Suas principais frentes de trabalho são: conscientização e criação de ações.
Primeiramente, é preciso sensibilizar e engajar a sociedade a respeito da reciclagem da economia circular. Em paralelo, seguem criando ações que facilitam o descarte das embalagens pós-consumo.
A Solos sempre foi uma promessa de impacto. Assim, foi a única das iniciativas sustentáveis da Bahia aprovada em um edital de pré-aceleração de negócios. Hoje, já reciclou quase meio milhão de quilos de materiais, gerando R $1 milhão de renda para os catadores.
Nos últimos 2 anos, vem realizando trabalhos notáveis, como a maior ação de coleta de recicláveis do Carnaval brasileiro. Em 2020, a startup retirou 162 toneladas de materiais recicláveis das ruas. Já em 2021, arrecadou R$50 mil para financiar as despesas das cooperativas de reciclagem durante o período da pandemia.
Há 10 anos, a capital baiana ganhou um grande exemplo de sustentabilidade empresarial. Definitivamente, a Polo Salvador vai muito além de produzir fardamentos, trabalhando todos os dias por um mundo melhor.
Nesse ínterim, investimentos em tecnologia e inovação seguem sendo feitos para tornar a fábrica cada vez mais sustentável. Esta empresa modelo das iniciativas sustentáveis na Bahia reúne mais de 40 medidas de sustentabilidade.
Com 118 placas fotovoltaicas, a fábrica investe em captação solar e tem autossuficiência energética. Da mesma forma, tem iniciativas de redução de resíduos sólidos, bem como reutilização da água. Conheça outras importantes ações realizadas pela empresa:
É claro que o carro-chefe da Polo Salvador não poderia ficar de fora. Assim, as camisas polo são feitas com materiais reciclados, fibra de algodão orgânico e EcoVero. Cerca 800 kg de retalhos desses tecidos são doados mensalmente para a Creche Escola Comunitária Fonte de Luz.
Lá, são transformados em estopas e vendidas para empresas locais, promovendo a Economia Circular. A Polo Salvador é uma das iniciativas sustentáveis na Bahia com mais prêmios acumulados. Em uma década de atuação, coleciona mais de 10 selos e premiações por sua responsabilidade socioambiental:
Enfim, ficou fácil perceber que a Bahia está cheia de ótimos exemplos a seguir. Compartilhe este texto e inspire mais empresas a seguirem o caminho da sustentabilidade!