Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Iniciativas sustentáveis na Bahia fazem a diferença!

filtro purificador de água e sustentabilidade na bahia

Se você ainda não conhece as iniciativas sustentáveis na Bahia, vai se encantar! Definitivamente, este tipo de ação é o que o mundo mais precisa no momento. 

Pelo mundo afora, existem muitas empresas e pessoas tentando desenvolver projetos de sustentabilidade. Na Bahia, não é diferente. No final de 2021, um evento premiou 8 iniciativas da indústria baiana, que merecem muito destaque.

Projetos de instituições privadas e públicas, bem como de sindicatos receberam seu reconhecimento. Por todo o estado, existem ações que geram impacto social, ambiental e econômico muito positivo. 

Assim, nos últimos anos, Salvador tem sido considerada a capital mais verde do país. A seguir, vamos destacar 3 iniciativas sustentáveis na Bahia que você precisa conhecer!

3 iniciativas sustentáveis na Bahia que dão orgulho de ser brasileiro

1- EcoCiclo

Antes de mais nada, a EcoCiclo é uma iniciativa liderada por mulheres e concebida para mulheres. Em 2018, a jovem empresária Hellen Nzinga se sensibilizou com a situação de mulheres que sofrem com a pobreza menstrual.

Portanto, a empresária buscou o apoio de outras mulheres para mudar esse cenário. Ela participa do Pró-Líder, um programa nacional de empreendedorismo de impacto de lideranças femininas. 

Com um time de especialistas, durante seis meses o programa ensina sobre problemas do Brasil. Posteriormente, o desafio é propor um empreendimento que impacte a vida das pessoas.

Juntamente com suas sócias no Pró-Líder, Hellen Nzinga passou a buscar uma solução para a pobreza menstrual. Dessa forma, surgiu o EcoCiclo, uma das principais iniciativas sustentáveis na Bahia. Ela deu origem ao primeiro absorvente biodegradável do Brasil.

O absorvente comum de plástico leva muitos anos para se decompor na natureza. Por outro lado, o EcoCiclo se decompõe em apenas 6 meses. O produto é testado e certificado, e sua eficiência é até maior que a do absorvente de plástico.

O grande objetivo do EcoCiclo era empregar mulheres em situação de vulnerabilidade na produção e revenda de absorventes. Agora, esta é uma das iniciativas sustentáveis na Bahia que já cresceu e ampliou sua abrangência.

Criado por 4 mulheres periféricas, atualmente o EcoCiclo já se tornou um marketplace. Dessa forma, além de comercializar o absorvente, é possível estimular o empreendedorismo feminino como um todo.

Assim, a plataforma oferece produtos sustentáveis feitos por mulheres, como a Costura Solidária Sustentável.Este grupo de mulheres negras costureiras comercializa bolsas e aventais. Do mesmo modo, é possível encontrar cosméticos naturais, plantas e acessórios.

O marketplace fornece ferramentas profissionalizantes e mais visibilidade às mulheres empreendedoras baianas.

 

2- Solos – reciclagem e economia circular

A SOLOS surgiu em 2018, como fruto do sonho de duas mulheres. Assim nasceu uma startup que une a paixão por conectar-se com a natureza e a inspiração  na inteligência dos sistemas naturais. 

Esta é uma das iniciativas sustentáveis na Bahia que procura transformar sociedades em ecossistemas mais justos e abundantes.O trabalho da Solos é feito juntamente com consumidores, cooperativas e grandes marcas.  

reciclagem, logística reversa e compostagem, a startup busca mudar a atual realidade. Suas principais frentes de trabalho são: conscientização e criação de ações. 

Primeiramente, é preciso sensibilizar e engajar a sociedade a respeito da reciclagem da economia circular. Em paralelo, seguem criando ações que facilitam o descarte das embalagens pós-consumo.

A Solos sempre foi uma promessa de impacto. Assim, foi a única das iniciativas sustentáveis da Bahia aprovada em um edital de pré-aceleração de negócios. Hoje, já reciclou quase meio milhão de quilos de materiais, gerando R $1 milhão de renda para os catadores. 

Nos últimos 2 anos, vem realizando trabalhos notáveis, como a maior ação de coleta de recicláveis do Carnaval brasileiro. Em 2020, a startup retirou 162 toneladas de materiais recicláveis das ruas. Já em 2021, arrecadou R$50 mil para financiar as despesas das cooperativas de reciclagem durante o período da pandemia.

3- Camisas Polo Salvador é referência em iniciativas sustentáveis na Bahia

Há 10 anos, a capital baiana ganhou um grande exemplo de sustentabilidade empresarial. Definitivamente, a Polo Salvador vai muito além de produzir fardamentos, trabalhando todos os dias por um mundo melhor.

Nesse ínterim, investimentos em tecnologia e inovação seguem sendo feitos para tornar a fábrica cada vez mais sustentável. Esta empresa modelo das iniciativas sustentáveis na Bahia reúne mais de 40 medidas de sustentabilidade.

Com 118 placas fotovoltaicas, a fábrica investe em captação solar e tem autossuficiência energética. Da mesma forma, tem iniciativas de redução de resíduos sólidos, bem como reutilização da água. Conheça outras importantes ações realizadas pela empresa:

  • Geração de energia própria;
  • Reaproveitamento de água da chuva;
  • Cultivo de horta comunitária;
  • compostagem
  • Utilização de meios de transporte limpos
  • Biblioteca para os funcionários
  • Cursos e capacitação em diversas áreas para os colaboradores

É claro que o carro-chefe da Polo Salvador não poderia ficar de fora. Assim, as camisas polo são feitas com materiais reciclados, fibra de algodão orgânico e EcoVero. Cerca 800 kg de retalhos desses tecidos são doados mensalmente para a Creche Escola Comunitária Fonte de Luz.

Lá, são transformados em estopas e vendidas para empresas locais, promovendo a Economia Circular. A Polo Salvador é uma das iniciativas sustentáveis na Bahia com mais prêmios acumulados. Em uma década de atuação, coleciona mais de 10 selos e premiações por sua responsabilidade socioambiental:

Enfim, ficou fácil perceber que a Bahia está cheia de ótimos exemplos a seguir. Compartilhe este texto e inspire mais empresas a seguirem o caminho da sustentabilidade!