Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Se hospede de graça em uma fazenda orgânica

Fazenda orgânica

Para aqueles que já conhecem o couchsurfing (serviço de hospitalidade pela internet, em que os usuários oferecem e buscam casas e sofás de outras pessoas para se hospedarem pelo mundo), a proposta de hospedagem gratuita idealizada pela WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms) não é nenhuma novidade. A diferença da WWOOF é que em vez de se hospedar em sofás pelo mundo afora você pode escolher passar uma temporada em uma fazenda orgânica em troca de trabalho voluntário.

O projeto que surgiu na década de 70, muito antes da internet, trabalha a ideia de possibilitar a troca de vivências e experiências entre as pessoas dentro do conceito da agricultura, além de estimular os hábitos de consumo sustentáveis. Para ter direito à hospedagem gratuita, três refeições diárias e ter a possibilidade de aprender sobre outras culturas, idiomas e também sobre agricultura, o viajante tem que trabalhar meio período (de 4 a 6 horas), durante 5 dias da semana, desenvolvendo atividades como: plantio (preparo de solo e semeio), avicultura, jardinagem, limpeza, entre outros. Algumas fazendas dispõe de espaços para práticas de atividades como yoga e tai chi chuan.

Se você tem espírito aventureiro, mais de 18 anos, gosta de estar em contato com a natureza e está buscando uma nova experiência para sair um pouco da correria das grandes cidades, essa é uma ótima oportunidade de fazer uma viagem diferente e muito enriquecedora. A proposta é ideal tanto para aqueles que querem apenas tirar pequenas férias quanto para quem quer fazer uma imersão maior, já que o período de estadia pode variar de 1 semana até 6 meses, sendo negociado diretamente com os anfitriões da fazenda.

Conheça melhor

Hoje, a rede WWOOF conta com mais de 420 fazendas espalhadas em mais de 50 países pelo mundo, inclusive aqui no Brasil e para poder começar essa jornada é necessário realizar o cadastro no site oficial da rede: www.wwoof.net. Depois de feito o cadastro, é necessário pagar o valor da anuidade (cerca de 40 dólares), lembrando que se desejar se inscrever em mais de um país, é necessário pagar por cada um deles. Feito isso, é só escolher o seu destino no mundo e em qual fazenda deseja trabalhar, pois no próprio site é possível ver quais são as atividades que estão necessitando de ajuda em cada uma das fazendas.

Assista ao vídeo abaixo e saiba um pouco mais:

Fotos: wwoof.net