Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Aprenda a fazer uma horta vertical com garrafas pet para a sua casa

Como fazer uma horta vertical

Horta vertical

Será que é preciso morar em um sítio no interior para poder colher ingredientes como legumes e hortaliças frescas para cozinhar? Incentivadas pela vontade de ingerir produtos com menos agrotóxicos, as pessoas começaram a plantar em suas próprias casas e apartamentos suas hortas verticais. Cultivar uma horta vertical pode ser uma ótima forma de aumentar o contato com a natureza, melhorar a saúde e a alimentação da sua família, além de trazer mais praticidade para a rotina da casa e de representar uma significativa economia no orçamento mensal.

 

Para tornar essa ideia ainda mais interessante, barata e sustentável, é possível fazer essa horta usando garrafas PET, dando uma nova utilidade para esses materiais, que se fossem descartados na natureza, demorariam no mínimo 100 anos para se decompor. Você pode usar as garrafas PET ou canos de pvc como vasos para plantar os ingredientes escolhidos (legumes, verduras, temperos caseiros) ou até mesmo flores, para enfeitar o lar, fazendo um bom aproveitamento do espaço que tiver disponível.

É muito simples montar a sua pequena horta em casa e essa atividade pode ser feita em conjunto com a família, proporcionando um momento agradável, em que todos constroem algo juntos. A explicação é rápida e simples, e para a ajudar a ilustrar o passo a passo com estilo, usaremos como apoio visual um esquema de horta vertical elaborado pelo decorador Marcelo Rosenbaum:

 

1.Faça dois furos no fundo da garrafa Pets e mais dois na parte superior para poder passar o barbante ou corda de varal. Você pode colocar várias garrafas numa coluna, usando as mesmas duas cordas.

 

2. Faça furos na parte debaixo e fundo da garrafa para escoar a água usada para regar. Com o barbante ou cordoalha utilizado, dê meia volta em uma arruela de metal, para garantir que a garrafa não escorregue.

 

Seguindo esse esquema, não tem como errar! Que tal começar a sua você também? 😉