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Gestão de home office: 4 dicas para ser mais eficiente.

gestão de home office

Nos últimos tempos, a gestão de home office passou a ser um assunto cada vez mais debatido. Definitivamente, a pandemia alterou o regime de trabalho de muita gente, que passou a executar suas funções a partir de casa.

Muitas empresas não estavam adaptadas a este formato e encontraram desafios pelo caminho. Da mesma forma, os colaboradores também tiveram que assimilar a mudança num curto espaço de tempo.

Até as companhias que não pensavam em adotar esse regime, tiveram que encarar a realidade imposta pela pandemia. Por outro lado, essa experiência também trouxe boas surpresas e novas perspectivas.

Alguns profissionais descobriram que têm melhor desempenho nesse regime e as empresas perceberam uma considerável redução de custos. Assim também, o olhar sobre trabalhar sem barreiras geográficas se expandiu. Assim, pensar na gestão de home office é uma necessidade para se adaptar à realidade atual.

Os desafios do trabalho remoto

Em 2020, houve um aumento de 4,4 milhões de profissionais trabalhando à distância. Mesmo antes da pandemia, este modelo de trabalho já estava se consolidando no país. De acordo com o IBGE, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros atuavam no regime de home office.

Para freelancers, startups, bem como negócios digitais, a gestão de home office é de suma importância há algum tempo. Por outro lado, para muitas empresas com regimes presenciais tradicionais, esta adaptação trouxe muitos aprendizados e desafios.

Com as interações realizadas de maneira remota, algumas ferramentas tecnológicas foram introduzidas no cotidiano. Os aplicativos de reunião, por exemplo, passaram a ser amplamente usados. Logo, todos os colaboradores tiveram que aprender o seu funcionamento,

Da mesma forma, a falta de integração entre as equipes também pode ser uma barreira na gestão de home office. Os limites entre a vida doméstica e a vida do trabalho também ficaram borrados. Por isso, é preciso respeitar a jornada dos colaboradores, para não exceder a carga de trabalho.

Estes são desafios perfeitamente superáveis. Quando se tem uma gestão de home office eficiente, sua empresa pode ter muitas vantagens. Afinal, qual a melhor forma de elaborar esta estratégia? 

Estratégias para implementar a gestão de home office 

Aprendemos que é possível ter equipes inteiras e profissionais em diferentes lugares do mundo trabalhando para a mesma empresa. Mas, será que é possível manter a produtividade dessa forma?

Sem a presença física na empresa, o planejamento precisa ser apurado, bem como o fluxo de muitas atividades e processos. Antes de mais nada, para implementar o trabalho remoto de forma eficiente, é preciso considerar alguns pontos:

Perfil do profissional

Com certeza, coordenar processos à distância é muito mais complexo e nem todas as pessoas têm o perfil deste regime. Assim, o colaborador com perfil de home office deve ter autonomia, organização e proatividade. Na hora do recrutamento ou de realocar um colaborador, procure por estas características na equipe. 

Treinamento

Para garantir um bom desempenho das equipes remotamente, capacitação e estrutura são fundamentais. Sem um computador adequado e uma conexão estável de internet é impossível trabalhar à distância. Logo, certifique-se de que todas as equipes contam com estes equipamentos e ajude nos custos se necessário.

Capacite os colaboradores oferecendo conteúdo sobre os aspectos mais importantes da gestão de home office. Vídeos, cartilhas, palestras e artigos sobre ergonomia, gestão de tempo e comunicação assertiva são ótimos exemplos.

Governança

Acompanhar as entregas e o desempenho à distância exige a implementação de um bom modelo de gestão. É preciso que a expectativa de entregas e prazos seja muito clara. 

Da mesma forma, estabelecer metas e planos de ação consistentes ajudam a otimizar os processos. Garantir o acompanhamento dos resultados por meio de indicadores e reuniões também é fundamental. 

Gestão de home office na prática: 4 dicas para ser mais eficaz

Trabalhar de casa pode ser um grande desafio também para os colaboradores. O ambiente doméstico é muito diferente do ambiente da empresa. Do mesmo modo, dividir o tempo entre demandas de trabalho e demandas domésticas é mais complexo. 

Quer melhorar sua eficiência no dia a dia de trabalho? Então, fique ligado em algumas dicas importantes para uma boa gestão de home office:

1. Tenha um espaço de trabalho organizado.

Montar um escritório externo demanda muito mais do que criar seu próprio espaço em casa. Uma mesa ou bancada, computador, cadeira e seus materiais de trabalho já são suficientes. 

Ter um ambiente confortável, organizado e privado para trabalhar é muito importante. Se não mora sozinho, converse com os outros moradores da casa para evitar o uso desse ambiente. Assim, você não é pego desprevenido por uma chamada urgente, consegue manter o foco e organizar muito melhor sua rotina. 

2. Faça uma lista de tarefas

Esta é uma dica de ouro na gestão de home office. Para tornar sua rotina mais produtiva e alcançar grandes objetivos, é interessante criar pequenas metas diárias. Logo, reserve sempre um tempo para planejar as suas atividades do dia ou da semana seguinte.

Tenha sempre à vista uma lista com as suas demandas, prioridades e entregas: uma espécie de roteiro do dia. Essa simples estratégia ajuda muito a manter o foco e otimizar o tempo.

3. Permita-se fazer pequenos momentos de pausa

Possivelmente, esta é a dica que exige mais disciplina na gestão de home office. Relaxar, tomar um café e alongar-se ao longo do dia são fundamentais para manter a saúde e a produtividade.

Com uma rotina saudável, é muito mais fácil manter o foco nas tarefas. Por outro lado, é preciso cuidado para não confundir as coisas e fugir das suas funções. 

 4. A obrigação vem antes da distração

O ambiente doméstico pode oferecer muitas distrações. Família, pets e amigos podem fazer com que a atenção fique dispersa, prejudicando o seu rendimento.

Logo, delimitar um horário de trabalho é fundamental. Avisar as pessoas que  você está trabalhando naquele período e no seu espaço é igualmente importante. Permaneça no seu ambiente de trabalho enquanto produz, desligue o celular e evite ser interrompido. 

Ao final do seu expediente, chega a hora de relaxar. Por outro lado, seu escritório é em casa. Portanto, sinalize o descanso de forma clara para a sua mente: desligue tudo e desconecte-se do trabalho. Isso ajuda a sua cabeça a dividir as coisas e priorizar seu momento de lazer e descanso.

Ficou mais fácil fazer a gestão de home office? Esperamos que estas dicas sejam úteis para a sua empresa e para o seu dia a dia! Se gostou do texto, compartilhe com suas equipes!