Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Já ouviu falar em habilidades verdes?

habilidades verdes

Entenda qual o papel das green skills no futuro do trabalho.

O crescimento global da preocupação com a construção de um mundo mais sustentável não é novidade. Vivemos o momento do avanço das pautas de ESG (sigla em inglês para “environmental, social and governance” – ambiental, social e governança, em português), do debate das práticas sustentáveis e acompanhamos as redes sociais tomadas de conteúdos sobre meio ambiente e responsabilidade social.

O fato é que essa pauta urgente deixou de estar restrita ao campo do ativismo para se consolidar como uma necessidade estrutural no mercado de trabalho – e já está moldando os chamados empregos do futuro.

A transição para uma economia de baixo carbono e eficiente em recursos requer mudanças sistêmicas que vão demandar novas habilidades necessárias e novas tarefas envolvidas em muitas das ocupações hoje existentes. As chamadas green skills ou habilidades verdes já são uma realidade para muitos setores.

Além dessa exigência para as vagas abertas na área de sustentabilidade em si, advogados, arquitetos, comunicadores, designers, economistas e diversos outros profissionais já estão sendo cobrados por isso, e precisarão se requalificar para se manter no mercado de trabalho daqui para frente.

De acordo com o relatório Global Green Skills 2022, divulgado pelo Linkedin, a participação de talentos verdes na força de trabalho global saltou 38,5% entre 2015 e 2022 – e a tendência é que este número continue crescendo. Ainda segundo o Linkedin, as chamadas habilidades verdes já aparecem como exigência em 10% dos anúncios de emprego.

Agora, vamos entender melhor esse universo e como podemos nos preparar para o futuro.

O que são as green skills

Green skils

Resumidamente, podemos dizer que são os conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessários para viver, desenvolver e apoiar uma sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos.

A transição para uma economia verde criará novas profissões (com novos perfis de competências) e também exigirá ajustes de atuais ocupações e atividades existentes.

Estas habilidades podem incluir conhecimentos sobre energia limpa, finanças sustentáveis, construção, tecnologia, planejamento urbano, gestão de ecossistemas, políticas ambientais e prevenção da poluição, entre outros.

Conheça agora 4 grupos de competências especialmente importantes para ocupações pautadas numa economia verde:

1. Habilidades técnicas e de engenharia

hard skills de projeto, construção e avaliação de tecnologias, geralmente dominado por engenheiros e técnicos. Necessário para edifícios ecológicos, projetos de energia renovável etc.

2. Habilidades científicas

o futuro dependerá fortemente de trabalhadores com uma sólida formação científica, como cientistas ambientais, biólogos, hidrólogos e bioquímicos, responsáveis por monitorar, administrar e proteger os recursos naturais, incluindo terras e valiosos suprimentos de água.

3. Habilidades de gestão de operações

know-how relacionado à mudança necessária na estrutura organizacional para apoiar atividades verdes, além de uma visão integrada da empresa que considera a gestão do ciclo de vida, a produção enxuta e a cooperação com stakeholders. Engenheiros de vendas, analistas de mudanças climáticas, especialistas em sustentabilidade e planejadores de transporte se beneficiam dessas competências.

4. Habilidades de monitoramento

são as competências necessárias para avaliar o cumprimento de critérios técnicos e normas legais das atividades empresariais. Exemplos de funções com esse know-how: inspetores de conformidade ambiental, técnicos de monitoramento nuclear, diretores de gerenciamento de emergência e assistentes jurídicos.

Mas a economia do futuro não vai se basear só em habilidades técnicas (hard skills). A relevância do conjunto de soft skills (habilidades comportamentais) só cresce. Seja para desenvolver atividades verdes ou não, as competências de pensamento crítico, criatividade, adaptabilidade, resiliência, autogestão e resolução de problemas já são muito procuradas.

Empatia, boa comunicação, escuta ativa, iniciativa inovadora e perfil questionador não podem ser automatizados e também farão a diferença para o sucesso dos profissionais daqui em diante.

Como adquirir habilidades verdes?

Já que as green skills se apresentam como pré-requisitos para o futuro, é importante saber como desenvolvê-las, certo? De acordo com o feito pelo Fórum Econômico Mundial, 94% dos líderes empresariais esperam que seus colaboradores adquiram novas habilidades no trabalho.

Então, separamos algumas dicas para ajudar você a conquistar habilidades verdes valiosas para o mercado de trabalho.

Educação

Aprenda sobre questões ambientais, como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e sustentabilidade em cursos online ou programas de certificação.

Experiência prática

Procure oportunidades para colocar em prática suas habilidades verdes, como voluntariado em projetos ambientais, participação em iniciativas locais de conservação da natureza ou trabalho em empresas verdes.

Networking

Conecte-se com outros profissionais e líderes na indústria verde, participe de eventos e fóruns relacionados a questões ambientais e mantenha-se atualizado sobre o assunto.

Habilidades técnicas

Aprenda habilidades técnicas relevantes, como uso de tecnologias verdes, análise de carbono, gerenciamento de resíduos e energia renovável.

Conscientização pessoal

Adote um estilo de vida mais sustentável em casa e no trabalho, reduzindo o uso de energia, reciclando resíduos e utilizando transporte sustentável.

E aí? Você é do time que já tem essas habilidades ou precisará se requalificar?

Sua empresa já pensou em quais temas sociais, econômicos e ambientais são relevantes para o negócio e para o seu público?

Uma coisa é certa: ficar de fora dessa tendência não vai rolar 😉