5% off na primeira compra. Aproveite!

Estilos de liderança: descubra qual é o seu!

estilos destilos de liderançae liderança

Quando pensamos no ambiente corporativo, é possível perceber que existem diferentes estilos de liderança. E já sabemos que gerenciar pessoas não é a mesma coisa que liderar. 

Liderar significa levar uma ou mais pessoas a agirem conforme sua orientação. Logo, tem a ver com a capacidade de influenciar e persuadir o outro a fazer determinada ação.

Os estilos de liderança são aquilo que fazemos constantemente em relação aos nossos liderados. Essa conduta pode gerar produtividade e engajamento, bem como prejudicar o trabalho e a confiança do time. 

Dessa forma, é muito importante entender melhor como se estrutura cada postura e quais são seus impactos. 

Principais estilos de liderança

Primeiramente, é preciso entender que líderes são indivíduos com suas particularidades. Assim, seus valores, crenças e experiências impactam na forma como lidam com as mais diversas situações. 

Do mesmo modo, os estilos de liderança também sofrem influências variadas. A capacidade de argumentação, o conhecimento acumulado, e o entrosamento com o grupo são alguns deles.

Juntamente com este fator, há pessoas que têm este traço de personalidade inato, um perfil de liderança natural. Por outro lado, há outras que se esforçam muito para exercer uma influência positiva em sua equipe.

Um líder pode adotar diferentes condutas para chegar ao seu objetivo. No mundo corporativo, é possível perceber alguns padrões de comportamento.

Conheça os 3 principais estilos de liderança: 

1.Autocrático

Definitivamente, este é o estilo menos produtivo. No entanto, ainda é muito comum encontrar este perfil dentro das empresas. São líderes centralizadores, que determinam todos os processos e tarefas e que esperam obediência.

Estas pessoas não costumam aceitar bem opiniões alheias, são muito rigorosas e podem deixar as pessoas desmotivadas. Este estilo costuma funcionar bem no comando das forças armadas: ambiente que valoriza a ordem e a hierarquia

2.Liberal

Dos estilos de liderança, este é o que mais agrada quem não lida bem com metas e pressão. O líder liberal procura dar o máximo de liberdade possível à sua equipe. Da mesma forma, está aberto às ideias de seus liderados e confia na responsabilidade do time.

A dificuldade com este perfil é identificar se a equipe realmente tem autonomia e maturidade suficientes para isso. Sem a supervisão constante, o foco no resultado pode se perder, gerando procrastinação.

Esse estilo é muito efetivo para equipes criativas, bem como para projetos mais longos.

3.Democrático

Seguramente, este é o mais equilibrado dos estilos de liderança. Um líder democrático é aquele que costuma considerar a opinião dos colaboradores em suas decisões.

É um líder inclusivo, que pensa no que é melhor para a maioria e com grande capacidade de escuta. Assim, as pessoas sentem-se valorizadas e respeitadas, e geralmente trabalham mais motivadas.

Embora não agrade a todos o tempo todo, este perfil é o mais recomendado, em qualquer trabalho. Escolas, ONGs e empresas públicas funcionam especialmente bem sob este tipo de comando.

De acordo com cada perfil principal, podemos identificar posturas derivadas destes comportamentos. Descubra mais 5 estilos de liderança:

Diferentes posturas de líder

Segundo o perfil principal que mais influencia o líder, sua conduta pode variar da seguinte forma:

1. Exigente

Nesta variação dos principais estilos de liderança, existem muitas cobranças. Geralmente, o líder tem muito conhecimento e é focado na perfeição. Por outro lado, pode gerar muito estresse na equipe. 

2. Técnica

A competência é a característica mais positiva de pessoas com uma liderança técnica. Os liderados vêem um trabalho executado com qualidade. Como resultado, confiam na capacidade do líder e o seguem naturalmente. No entanto, líderes com este perfil podem ter dificuldade de aceitar mudanças e inovações.

3. Flexível

Esta é a conduta mais adaptável dos estilos de liderança. Pessoas com esta postura podem adequar sua forma de comandar de acordo com o que cada situação pede. 

Assim, ao lidarem com uma equipe sem disciplina, podem ser mais autoritários. Ao perceberem que sobra individualismo e falta senso de coletivo, vão agir de forma democrática. 

4. Motivadora

Este líder assume uma postura de professor às vezes, atuando como um coach. Pessoas com este perfil são capazes de identificar os potenciais de cada membro da equipe. 

Da mesma forma, escolhem tarefas que exploram o potencial de cada um e incentivam o crescimento constante. Por mais construtivo que seja, este é um dos estilos de liderança que pode acabar negligenciando profissionais com baixo desempenho.

5. Carismática

Com muita energia positiva e inteligência emocional, este perfil de liderança aposta na empatia para engajar seus colaboradores. Assim, gerando confiança e intimidade entre equipe e a empresa, faz com que as pessoas realmente se apaixonem pelo trabalho.

Esse líder sabe lidar muito bem com questões de relacionamento e mudanças. Logo, é ideal para comandar atividades em hospitais, asilos, orfanatos, e cooperativas. Ambientes em que a natureza do trabalho é braçal e mais exaustiva, estas características são fundamentais.

Com qual destes estilos de liderança você se identifica?

Finalmente você tem um bom panorama dos principais tipos de líderes. Se já reconheceu algumas de suas características, que tal fazer alguns testes? Para determinar qual dos estilos de liderança é mais adequado para você, vamos começar do básico. 

Antes de mais nada, é importante fazer a seguinte pergunta: será que seu perfil é de gestor ou de líder? Clique aqui e veja 5 perguntas que vão ajudar você a encontrar esta resposta.

Se você já comanda uma equipe ou está prestes a assumir esta posição, temos algumas opções de testes. Responda aos questionários para encontrar qual dos estilos de liderança tem praticado ou provavelmente vai adotar no novo cargo.

Por fim, sabemos que posições de liderança podem ser muito inspiradoras. Os grandes líderes mundiais tiveram impacto em momentos decisivos da história. Será que você se parece com algum deles?

Ser um bom líder é essencial para alcançar o máximo de eficiência e do potencial da sua equipe. Assim, quanto mais você conhecer seus pontos fortes e fracos, melhor. 

Gostou de descobrir o seu estilo de liderança? Fique ligado no nosso blog para mais conteúdos como este!