Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

 Documentários sobre a água: 4 dicas para assistir

documentários sobre a água

Você já teve vontade de assistir a documentários sobre a água? Então, saiba que existem diversas produções pelo mundo afora tratando deste tema tão importante.

Explorar o universo da água é igualmente interessante e relevante para o mundo. O fundo do mar, por exemplo, já foi palco de filmes de aventura, bem como de produções mais científicas. 

Também existem documentários sobre a água que levantam questionamentos sobre a nossa relação com este recurso natural. E é deles que queremos falar.

Atualmente, é urgente entender a importância de preservar a água. As causas e os impactos de uma possível crise hídrica preocupam ativistas e líderes mundiais. Governos, empresas e sociedade são responsáveis por tentar achar soluções para a falta de água e utilizar este recurso com consciência.

4 documentários sobre a água

Definitivamente, os documentários sobre a água são ótimas ferramentas de conscientização. Eles ajudam a população a entender o problema e refletir sobre seu papel em toda esta cadeia. Quer algumas sugestões para assistir no final de semana? Fique ligado!

1 – Um oceano de plástico 

Este documentário retrata as consequências do nosso estilo de vida altamente baseado em plástico descartável. Por meio dele, podemos testemunhar a destruição que estamos causando às aves marinhas, tartarugas, mamíferos marinhos e peixes. 

Segundo o documentário, o lixo lançado nos rios e nas praias é levado para os oceanos. Ali, por conta das correntes, ele se acumula formando as ilhas de plástico. A neblina de plástico é um tipo de poluição ainda mais difícil de eliminar. Ela é formada por microplásticos flutuantes nos oceanos, sob ação das ondas, do sal e dos raios ultravioletas.

O longa também apresenta algumas soluções inovadoras que todos – dos governos aos indivíduos – podem colocar em prática. Assim, quem sabe possamos voltar a ter um oceano limpo e mais sustentável. Clique aqui para assistir.

2 – Mission Blue

Certamente, este é um dos documentários sobre a água que mais inspiram as pessoas. Mission Blue foi lançado em 2014 e conta a história da bióloga marinha Sylvia Alice Earle. Por mais de 60 anos, ela se dedicou a pesquisar e explorar a vida marinha.  

Em seus mergulhos, percebeu o efeito devastador do homem no fundo do oceano. A indústria da pesca, catástrofes ecológicas, lixos, poluição e resíduos tóxicos têm provocado uma queda substancial da vida marinha. 

As regiões que já não apresentam qualquer sinal de vida marinha são chamadas de dead zones (zonas mortas). Em 1975, havia apenas 1 zona morta. Em 2014, havia mais de 500.

Assim, para tentar reparar os danos, Sylvia tenta construir uma rede global de áreas de proteção marinha. A ideia é que fossem como parques nacionais subaquáticos protegidos. Estas áreas seriam chamadas de Hope Spots, ou Pontos de Esperança. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mission Blue é um documentário incrível que vale a pena conferir.

3- A Lei da Água

Este filme brasileiro, produzido por Fernando Meirelles, também entra na lista dos documentários sobre a água mais importantes. Já fizemos até mesmo um post específico sobre o longa aqui no Blog.  

A obra apresenta traça um paralelo entre a conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos no Brasil. Da mesma forma, retrata a polêmica sobre as mudanças do Novo Código Florestal. Aprovado em 2012, a legislação define o que pode ou não ser desmatado nas propriedades rurais e cidades brasileiras. 

A floresta é a grande responsável por proteger e alimentar os mananciais de água. Logo, com leis mais efetivas na preservação das áreas verdes do país, seria possível prevenir crises hídricas.

Confira abaixo o trailer do filme! O documentário completo está disponível aqui.

 

 

4- DETOX SP 

A Europa apoia diversos projetos sustentáveis e incentiva a produção de documentários sobre a água. O DETOX SP é o seu primeiro filme patrocinado, que traz um novo olhar a respeito da nossa relação com as águas.

Os rios sempre foram essenciais para a formação de todas as civilizações. O que os rios da nossa cidade dizem sobre nós? A poluição das águas e dos rios em São Paulo revelam as emoções de quem mora na maior cidade do país. 

O documentário apresenta uma série de entrevistas e aborda esse descaso ambiental de forma sensível. O líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem Baba comenta o significado profundo das águas. A fluxonomista Lala Deheinzelin fala sobre a relação entre as águas de nosso corpo (circulação) e as águas de fora (rios).

Dessa forma, a ideia é propor uma mudança de pensamento e evidenciar a importância de restabelecer o fluxo com a natureza. Se você é paulistano, fica ainda mais fácil se emocionar e fazer parte da mudança. Para assistir na íntegra, clique aqui.