Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Dicas de administração ajudam pequenas empresas

pequenas empresas

Se você já é empreendedor ou está querendo abrir o seu negócio, fique de olho nas nossas dicas de administração! 

No Brasil, o empreendedorismo só cresce, mesmo em meio à pandemia. O sonho do próprio negócio tem conquistado milhares de pessoas. Por outro lado, sabemos que o caminho para o sucesso de pequenas empresas tem muitos obstáculos. 

Antes de mais nada, os empreendedores têm que se manter sempre atentos e com jogo de cintura. Imprevistos nas leis, no comportamento de consumo, nos preços de insumos ou até na saúde mundial podem exigir mudanças. 

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, a pandemia afetou os planos de cerca de 1/3 das pequenas empresas. Para manter a saúde financeira, elas tiveram que mudar o funcionamento e se adaptar. 

Receber alguns conselhos pode ajudar o seu negócio a crescer. Separamos 7 dicas de administração simples e valiosas para turbinar sua gestão. Confira abaixo! 

dicas de administração essenciais para pequenas empresas 

dicas de gestão para pequenas empresas

  1. Separe as finanças pessoais das empresariais

Definitivamente, este é um erro clássico e fatal clássico daqueles que começam a empreender. A má gestão das contas ainda é uma das causas agravantes para a alta taxa de fechamento das empresas no Brasil. 

Por isso, cuidado para não considerar o caixa da empresa como parte de sua carteira. Assim, o ideal é separar conta corrente específica para cada atividade: uma pessoal e outra para a empresa.  

Ter serviços financeiros independentes ajuda na gestão das despesas da empresa, bem como oferece vantagens específicas. Esta é uma das dicas de administração mais elementares, mas que pode salvar muitos negócios. 

  1. Aposte na era digital: invista em automação

Para otimizar os processos, é essencial investir em um software de gestão empresarial. Assim, o controle financeiro, de estoque e todos os cadastramentos ficam mais ágeis, inteligentes e seguros. 

Ainda que este seja um custo extra, pode poupar tempo e dinheiro para o seu negócio. Os ERPs funcionam como uma central de dados, capaz de analisar e gerar relatórios sobre todos os setores de sua empresa.  

Você acompanha melhor o fluxo de caixa, bem como os estoques, por exemplo. Esta é uma das dicas de administração que auxilia no controle, no planejamento e na tomada de decisões. 

  1. Planeje-se bem e um dia será você a dardicas de administração

Organizar, entender e antecipar as necessidades do seu negócio antes de ele sair do papel. Essa é a ideia ao fazer um bom planejamento. Definitivamente, as pequenas empresas que fazem isso tendem a tomar melhores decisões. 

Continuar planejando ao longo do tempo é igualmente importante. Nunca deixe de treinar seu olhar estratégico sobre o negócio.  

  1. Fique sempre de olho na concorrência

dicas de administração para o seu próprio negócio

Suas energias devem estar concentradas em fazer o seu negócio crescer. Por outro lado, não é prudente fechar os olhos para tudo o que acontece ao seu redor. 

Acompanhar as tendências de mercados e a performance de seus concorrentes é uma das mais importantes dicas de administração. Muitas vezes, analisando produtos, serviços e comunicação de outros players, você identifica melhorias e oportunidades. 

Afinal, como se destacar da concorrência se você não sabe o que os outros estão fazendo? Para acertar no diferencial do seu negócio, é preciso estar sempre antenado no seu mercado. 

  1. Com controle financeiro não se brinca

As finanças permeiam todas as áreas de um negócio. Sem uma boa organização financeira, muitas pequenas empresas acabam fechando. 

Assim, controle rigorosamente as receitas e despesas e tenha uma visão clara da saúde financeira do seu negócio. Isso pode ajudar a enxugar gastos desnecessários e evitar problemas maiores. 

O ideal é sempre ter ao menos um contador acompanhando as finanças da empresa. 

  1. Diversifique seus clientes e cuide bem daqueles que você já tem

Esta é uma das dicas de administração que vão ajudar a garantir muita longevidade ao seu negócio. Se pensamos tanto no lucro que acabamos esquecendo os consumidores, isso pode ser perigoso.  

Afinal, seus clientes são responsáveis pelo desempenho positivo da sua empresa e são a razão do seu negócio existir. Para cuidar bem da sua clientela, tenha sempre dados atualizados e um bom histórico de compras.  

Dessa forma, é possível ser mais assertivo nas ofertas e marcos de relacionamento importantes. Se tiver um sistema automatizado, como o CRM, melhor ainda.  

Igualmente importante é diversificar sua carteira de clientes. Aumentar esta abrangência só traz vantagens. Com diferentes perfis de clientes, você aumenta as vendas e reforça a sua segurança no mercado. 

Com uma cartela maior, mesmo que eventualmente você perca alguns clientes, terá mais chances de se reerguer. Do mesmo modo, diferentes perfis para empreender no seu negócio abrem outras possibilidades de novos rumos para o negócio. 

  1. Crie um ambiente favorável para seus colaboradores

A última das dicas de administração tem a ver com as pessoas que fazem o seu negócio acontecer.  

Sua equipe é a grande responsável por concretizar todo e qualquer planejamento. Não importa o tamanho da empresa, ela sempre será feita de pessoas. Logo, é fundamental pensar no conforto, desenvolvimento e motivação do seu pessoal. 

Aposte em uma boa estrutura para o ambiente de trabalho e busque manter um clima harmonioso na equipe. Realize ações de endomarketing, desenvolva um plano de carreira e também um programa de bonificações. 

Equipes motivadas e saudáveis trabalham muito melhor, aumentando a produtividade do negócio. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que consiga aplicar na sua empresa e ver o seu negócio decolar!