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Cultura organizacional Europa: conheça 5 pilares

Cultura organizacional

Provavelmente, você já ouviu falar que toda empresa precisa fortalecer a sua cultura organizacional. Contudo, nem todo mundo sabe o que ela significa e qual a sua relevância para a empresa.

Cultura organizacional é um conjunto de elementos que influenciam o clima de uma empresa. É um um guia para o comportamento dos colaboradores, bem como para os públicos de interesse da empresa. 

Da mesma forma que a estratégia é fundamental para o negócio, a cultura empresarial também é. Uma não se sustenta sem a outra. 

Assim, a cultura organizacional pode ser um grande recurso estratégico e uma vantagem competitiva. Mas, para poder se valer desse potencial, é preciso entender como ela funciona. 

A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e mostrar os principais pilares da nossa cultura!

O que é cultura organizacional?

Primeiramente, vamos fazer um comparativo com a sociedade. O que é a cultura dentro de uma sociedade? Ela é construída pela história, costumes e valores desenvolvidos dentro de um determinado grupo. Logo, é justo dizer que ela varia de um grupo para outro. 

Da mesma forma acontece com as empresas. A cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e ações. Este conjunto define o modo como a organização conduz seu negócio, para dentro e para fora. 

A cultura da empresa funciona como um guia de comportamento para os colaboradores. Assim também, orienta as ações e mentalidade dos fornecedores e parceiros da empresa.  Ou seja, suas práticas, hábitos, comportamento, princípios, política, crenças entre outros fatores.   

Se você acha que a definição desta cultura não tem impacto direto no cliente final, pense novamente. A cultura organizacional é a base dos valores éticos e morais da empresa na relação com todos os seus públicos. 

Já ouviu falar em Código de Ética e Conduta? Este é um importante documento, que tem a cultura organizacional como base. Ele oficializa um compromisso de comportamento com a sociedade.

Imagine uma empresa de cosméticos que adota a política de não fazer testes em animais. Logo, ela deve incluir essa prática em sua cultura organizacional, até mesmo nas normas simples do dia a dia. Desde o dress code até a escolha dos seus parceiros, suas práticas devem refletir a sua essência.

Portanto, a cultura da empresa deve favorecer suas estratégias e objetivos. Por exemplo, manter clientes e fornecedores que não estão em sintonia com as suas crenças, pode ser prejudicial. Isto porque, a produtividade da equipe pode sofrer e o consumidor pode deixar de ter afinidade com a marca.

Uma cultura organizacional forte é capaz de motivar toda a equipe e direcionar os objetivos do negócio.

Elementos da cultura de uma empresa

A elaboração da cultura organizacional deve levar em conta pontos essenciais comuns. Definitivamente, se a missão, visão e valores da empresa já existem,  a cultura deve ser pautada neles. 

Dessa forma, com uma boa estrutura, fica mais viável a concretização desta cultura no dia a dia. Veja o que deve ser considerado:

  • Crenças da empresa: definidas a partir da convivência das pessoas em grupo;
  • Valores organizacionais: considerando-se o peso que cada coisa tem dentro da organização;
  • Costumes a serem exercidos: considerando que eles são a materialização dos valores e crenças;
  • Ritos e atividades: desenvolvidas com frequência, buscando o aperfeiçoamento;

De acordo com a realidade e as características de cada empresa, estes aspectos são avaliados. Só assim é possível criar algo que seja identificável para cada negócio- uma cultura organizacional que seja um espelho. 

Qual a real importância  da cultura organizacional?

Já dissemos que ela é como um guia para as decisões e comportamentos da empresa, orientando o seu futuro. Além disso, a presença concreta da cultura organizacional promove o desenvolvimento do capital humano.  

Ter um alinhamento moral e ético deixa claras as expectativas da empresa para os colaboradores. Assim, eles se sentem respeitados em suas individualidades e objetivos pessoais, sem deixar de atender as necessidades da empresa.

Como resultado, instaura-se um ambiente mais saudável e, ao mesmo tempo, um mais produtivo. É possível focar apenas nas tarefas de cada um e não nas questões externas. 

Veja de que outras formas a presença da cultura organizacional impacta diretamente no seu negócio:

Atração e retenção de talentos

Segundo um estudo recente sobre o tema, uma cultura sólida impacta na força da sua marca empregadora. Ou seja, sua empresa torna-se mais capaz de atrair potenciais talentos e tem menos esforço para reter seus profissionais.

Autogerenciamento

Equipes com uma cultura organizacional positiva e forte são autônomas. Quando as regras e diretrizes já estão incorporadas, não é preciso um reforço constante da gestão.

Processos mais ágeis

Com a cultura incorporada por todos, os processos da empresa se tornam mais ágeis e naturais. Os problemas com comportamentos inadequados são reduzidos, bem como o que o ajuste deles demanda.

Satisfação do cliente

De acordo com um estudo americano, investir na manutenção de uma cultura organizacional positiva afeta diretamente os clientes. Dessa forma, os colaboradores sentem-se valorizados e capazes de entregar serviços de excelência para os consumidores. Como resultado, surge o retorno em termos de satisfação e receita.

Conheça 5 pilares da cultura organizacional da Europa

Na nossa empresa, a cultura organizacional é parte fundamental da governança e da estratégia. Estas diretrizes são um norte sobre a forma como escolhemos nos relacionar entre nós e com o mundo.

A nossa marca é a resultante das nossas atitudes ao longo do tempo. Portanto, é fundamental ter coerência entre aquilo que dizemos e fazemos. Para guiar os stakeholders a respeito do que esperamos deles em diversas situações, nos pautamos em princípios fundamentais.

Nossas crenças e valores traçam limites e são um norte para nossos comportamentos. Sustentabilidade, excelência, ética, união e protagonismo são alguns de nossos valores presentes igualmente em nossas ações.

Aqui, vamos destacar 5 das principais crenças dos Purificadores Europa:

Atuar na nossa melhor versão

Atue todos os dias na sua melhor versão, de acordo com o que cada situação exige de você.

Compromisso com a vida

Trabalhamos com foco nas pessoas e no meio ambiente, buscando preservar a vida no planeta.

Relações Genuínas Constróem valor

Sirva a marca, as relações e as alianças genuínas que geram valor positivo para a sociedade. Assim, contribuirá na construção de uma marca forte e relevante.

Comunicação Franca e aberta

Promova a confiança mútua, propicie a oportunidade de fala e escuta de qualidade. A  diversidade de opiniões construirá as melhores soluções.

Autonomia com responsabilidade

Assuma seu papel na realização do hoje alinhado(a) à construção do amanhã.

Com estes preceitos incorporados por todos, fica muito mais fácil cumprir o nosso propósito no mundo

Cuidar da água para transformar vidas é a nossa missão. Definitivamente, com uma cultura organizacional sólida, este trabalho é mais amplo e completo, em todas as pontas. 

Conhece alguém que precisa aprender mais sobre o tema? Então, compartilhe este texto!