Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Dá para criar hábitos mais saudáveis em meio ao cansaço?

hábitos mais saudáveis em meio ao cansaço

Descubra alguns passos para combater a exaustão e cuidar melhor de você.

Há 3 meses, a Europa começou uma parceria com a CEO da B2Mamy, Dani Junco, com o intuito de chamar a atenção para a importância da hidratação na rotina, como uma forma de melhorar a qualidade de vida de todo mundo.

Dani, que sempre foi apaixonada por esportes, faz exercícios todos os dias por pelo menos 30 minutos, e conhece o impacto positivo das atividades físicas. Como ela sabe que o cotidiano de mulheres – especialmente as que são mães – é muito corrido, Dani puxou um movimento que ela chamou de “Todo dia meia hora”, compartilhando conteúdos nas redes sociais para incentivar as mulheres a encaixar exercícios frequentes na rotina.

A Europa, que tenta ativamente ampliar a consciência sobre a importância da hidratação de qualidade, convidou a Dani a melhorar seu hábito de beber água e a incentivar outras mulheres a manter a hidratação em dia também, já que entende que esse cuidado é fundamental à saúde.

Dani ganhou uma grande aliada no movimento por uma vida mais saudável e passou a trocar experiências desse processo com mais de 150 mulheres, que incentivam uma à outra a seguir em frente, mesmo quando sentem que estão falhando.

Para celebrar essa parceria, queremos trazer algumas dicas para quem está precisando muito mudar algumas coisas em sua rotina, mas sente-se cansada demais para conseguir criar hábitos mais saudáveis.

Como sair do clube das cansadas?

Esse é um grande desafio na vida de boa parte das pessoas hoje em dia, já que a dinâmica que se estabeleceu é a de um ciclo vicioso: você precisa melhorar sua rotina pra se sentir revigorada, mas não tem forças e motivação para tomar uma atitude. Mas e aí: existe uma forma de sair dessa espiral? Na verdade, tem, sim – com calma, respeito e carinho consigo mesma, consistência e paciência, é possível atacar um problema por vez, um pé depois do outro.

Antes de mais nada, é preciso combater o cansaço. Só uma força de vontade inabalável, às vezes não é suficiente. Nas palavras de Charles Duhigg, autor do best seller O poder do hábito, “Força de vontade não é só uma habilidade. É um músculo, como os músculos dos seus braços ou pernas, e ela fica cansada quando faz mais esforço. Por isso, sobra menos força para outras coisas.”

Se você não tiver o mínimo de descanso de corpo e mente, fica ainda mais difícil criar uma rotina de exercícios viável e saudável. A seguir, temos algumas dicas para tentar encaixar novos hábitos na sua vida que podem resultar em mais disposição e bem-estar. Então, vamos para o começo: defenda seu repouso diário.

1. NOITES DE SONO BEM DORMIDAS SÃO ESSENCIAIS.

Essa é a sua prioridade máxima para sair da espiral do cansaço. Estabeleça quantas horas você precisa dormir para descansar e tente reorganizar sua vida pra garantir que esse período seja respeitado ao máximo.

Criar um ritual noturno (uma rotina para deixar seu corpo entrar no modo de descanso) também é fundamental. Depois que você definiu qual é o horário limite para dormir e realmente sentir seu organismo reparado, mais ou menos 1 hora antes de virar abóbora (você pode até colocar um alarme para ajudar a lembrar), comece a desacelerar. E aí, para descomprimir de verdade, deixe as telas de lado, reduza as luzes e tente relaxar.

Quando o sono estiver bem ajustado, já é possível pensar em abordar outra frente: fazer o seu corpo voltar a se movimentar.

2. SEU CORPO NÃO É (E NÃO TEM QUE SER) UMA MÁQUINA.

Antes de pensar em se exercitar, seu organismo precisa estar em boas condições para funcionar direitinho. Pular refeições ou comer muitos industrializados, sem pensar nas escolhas alimentares que você faz, não é um hábito saudável.

Se realmente não é possível planejar melhor ou ter momentos de tranquilidade nas suas refeições, procure achar alternativas mais nutritivas ao longo do dia.

Com a hidratação, a questão é ainda mais relevante, já que cerca de 70% do nosso organismo é feito de água. Ou seja, não é apenas durante a prática de exercícios físicos ou só quando sentimos sede que temos que beber água: esse cuidado deve ser diário.

Ainda que a quantidade ideal varie de acordo com a idade e o peso de cada pessoa, é possível estabelecer 2 litros como uma média para pessoas adultas. Manter a hidratação em dia e com água de qualidade traz inúmeros benefícios à saúde, como:

  • Regula a temperatura corporal;

  • Auxilia na desintoxicação do corpo;

  • Ajuda na absorção de nutrientes provenientes de outros alimentos;

  • Hidrata a pele e evita o surgimento de acne;

  • Combate a retenção de líquido e favorece a perda de peso;

  • Previne o aparecimento de pedras nos rins e outras ;

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Facilita a digestão de refeições.

Depois que a Dani Junco aceitou o desafio de beber água corretamente, ela já sentiu melhora no controle do peso, no humor e na aparência da sua pele. Ela compartilhou algumas dicas que podem ajudar você a criar o hábito de beber água todos os dias. Anote aí:

  1. Faça o cálculo de quanto você precisa de água. A OMS orienta que para chegar ao número de ml de água que você deve consumir por dia, você deve multiplicar o seu peso atual por 35. Uma pessoa com 60kg, por exemplo, deve consumir em média 2100 ml de água (35 x 60 = 2100);

  2. Use um app para te avisar com um alarme. Tem vários gratuitos, mas a Dani usa o Drink Water;

  3. Tenha sempre perto de você uma garrafa cheia. No caso da Dani, ela também deixa a jarra MOV na mesa de trabalho.

Agora que o sono e a alimentação estão regulados e a hidratação está em dia, dá para começar a ter vontade de tirar o pó da roupa de academia.

3. CAMINHE NO SEU PASSO, MAS CAMINHE.

Seu corpo está desacostumado ao esforço do exercício e precisa ser reintroduzido nessa prática. Por isso, é preciso começar a se mexer aos poucos, criando uma rotina e deixando seu corpo se acostumar novamente a uma frequência de exercícios.

Muita gente espera resultados imediatos, mas sair do sedentarismo e passar a ter uma atividade física como uma prática estabelecida na rotina é um processo que leva tempo. Então, que tal começar com metas alcançáveis pra você não se frustrar? Por exemplo: você pode se comprometer a fazer 30 minutos de exercícios aeróbicos, 3x na semana, sempre na mesma hora.

Se trabalhar de casa, pode até fazer em casa mesmo (usando apps de exercícios e aulas online). Outra alternativa é fazer caminhadas leves e alongamentos: você começa a acordar seu corpo, melhora a flexibilidade, a disposição e ainda ganha um tempinho de qualidade ao ar livre.

4. AGORA ESTAMOS EM OUTRO PATAMAR

Quando estas questões básicas não forem mais pontos de ajuste na sua vida, quando estiverem bastante integradas à sua rotina, aí sim é possível pensar em abraçar mais coisas.

Com mais disposição, nós nos sentimos capazes (e com mais vontade) de assumir novos desafios, como estudar algo novo, começar um projeto, planejar uma viagem, matar a saudade de pessoas e lugares que você ama ou qualquer outra coisa que você adiou em função do cansaço.

Segundo Elizabeth Grace Saunders, especialista em gerenciamento de tempo e autora do livro “How to invest your time like money”, “A chave para a mudança de hábito, especialmente quando você está exausto, é ir devagar e com firmeza…”.

É preciso ser consistente, mas sem trazer muitas cobranças ou pressão. É preciso acolher o seu processo e entender que leva um tempo para conseguir criar novas rotinas que vão ajudar a recuperar a energia, evitar a fadiga e possibilitar que você siga em frente, explorando o que desejar e se desenvolvendo sempre.