Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Conheça algumas dicas para cuidar melhor das suas plantas no verão!

Com as altas temperaturas e o ar seco de umas das estações mais alegres do ano, não somos só nós que precisamos de alguns cuidados especiais e de atenção redobrada. As plantas que temos em casa também podem sofrer muito com o calor se não tomarmos as devidas medidas para que elas fiquem sempre bonitas e saudáveis. Então, seja para você que tem um jardim bem grande em casa ou apenas alguns vasinhos na sala, descubra algumas dicas que podem te ajudar nesse verão:

1 – Sombra e água fresca não fazem mal a ninguém

Nos meses de verão, evite regar as plantas ao meio-dia, sob o sol forte, e não exponha diretamente as plantas ao sol durante muito tempo, pois elas podem sofrer queimaduras. Quando o sol está forte, a terra fica muito aquecida e água que você colocar na planta, irá evapora antes mesmo de chegar até as raízes. Além disso, molhar folhas e depois expô-las ao sol facilita o surgimento de queimadoras e manchas.

O ideal é regar as plantas de maneira mais profunda, uma vez a cada dois dias (de manhãzinha ou no fim da tarde), porque uma quantidade excessiva de água também pode ser prejudicial para as plantas. Para saber quando elas estão precisando ser regadas, use as mãos como termômetro: toque o solo, pressionando com os dedos e verifique a umidade da terra. Se os seus dedos ficarem “sujos de lama”, ainda há água o suficiente na terra,

Para que as suas plantas possam curtir o solzinho de verão sem correr riscos, coloque-as numa zona fresca, que alterne períodos de sol e sombra. Sem deixar que elas fiquem diretamente expostas à radiação solar, o território está limpo para colocar na varanda ou no terraço até mesmo as plantas de interior e aquelas que foram cultivadas na sombra.

2 – Faça a poda constante e recolha folhas e flores secas

Cortar com a frequência correta ramos e folhas secas é muito importante, e não apenas para manter o jardim sempre bonito. Plantas ornamentais devem receber poda constante para que todos os nutrientes por elas absorvidos sejam utilizados na produção de novas folhas e flores, deixando o caminho mais livre e favorável para o crescimento da planta. Aproveite também para molhar todas as folhas da planta com uma esponja embebida em água.

Com o calor, é ainda mais importante ficar atento em recolher folhas e flores secas que caem na base de vasos e floreiras, já que durante os dias mais quentes elas abafam o solo e dificultam a circulação do ar pela terra.

3 – Retire as pragas

Se por um lado as suas plantinhas ficam deslumbrantes com a umidade das chuvas de verão, por outro as pragas também se fortalecem muito nessa época. Elimine as ervas daninhas da terra próxima às plantas, e fique atenta aos parasitas e fungos que se desenvolvem no caule. Eles costumam se instalar no verão. Se quiser, você também pode acrescentar fertilizante ou produtos específicos para pragas e parasitas nos seus vados.