5% off na primeira compra. Aproveite!

Montar um escritório simples: 5 dicas essenciais!

montar um escritório

Para muitos pequenos empreendedores, montar um escritório é um grande sonho. À princípio, pode parecer algo fora do alcance de quem tem um pequeno negócio, mas existem caminhos simples.

Antes de mais nada, é preciso se planejar e ter um capital inicial. Mas não se assuste, porque é possível otimizar custos e abrir o seu espaço sem precisar de muito dinheiro.

Quer saber o que não pode faltar na hora de montar um escritório? Então, acompanhe aqui as nossas dicas!

1. Planejar é o primeiro passo para montar um escritório

Definitivamente, esta é uma dica essencial para quem quer montar um escritório sem fazer dívidas. Conhecendo bem as despesas do seu negócio, é possível buscar alternativas mais baratas e tornar este sonho viável.

Primeiramente, faça uma lista dos equipamentos que irá precisar e da infraestrutura que deseja ter. Aqui, você leva em conta desde mobiliário até canetas, grampeadores, etc. Quanto mais completo esse levantamento, melhor. 

Depois, busque saber quais serão as despesas fixas mensais, como aluguel, luz, internet, água, segurança, entre outros. 

Por último, mas igualmente importante, considere o capital de giro: um recurso para alavancar seu negócio. Esse é um ponto crucial para montar um escritório com mais segurança financeira. 

2. Procure alternativas para montar um escritório gastando pouco

Depois de feito todo o levantamento de custos, é hora de procurar opções mais baratas para os itens listados. Hoje em dia, existem ótimas alternativas à disposição. 

Reduzir os custos fixos mais altos, bem como os investimentos em ativos já alivia muito o investimento inicial. Assim, fazer uma boa pesquisa antes de fechar contratos de locação e comprar móveis ou equipamentos é muito importante.

3. Seu espaço pode ser compartilhado

montar um escritório

Dentro do orçamento, o aluguel costuma ser uma das despesas mais altas. De acordo com a localização, montar um escritório pode ficar muito mais caro. Por isso, é essencial pensar em outras alternativas, como o coworking, por exemplo.

Hoje em dia, existem diversas opções de coworking, no que diz respeito à localização, serviços e infraestrutura. Da mesma forma, existem espaços focados em áreas específicas e mais tradicionais, como coworking para profissionais da saúde ou da advocacia.

Seja qual for o seu negócio, essa é uma ótima opção para montar um escritório com boa infraestrutura, sem gastar muito. Não é preciso gerir o espaço, e as despesas fixas mensais são mais baixas, porque são divididas. Assim também, a maioria destes espaços oferecem boa segurança, salas de reunião, bem como serviço de recepção e limpeza. 

Outra alternativa seria compartilhar o espaço com colegas da mesma área ou áreas complementares ao negócio. Assim, além de dividir os custos, é possível indicar clientes entre um negócio e outro, potencializando os lucros. Por exemplo, ter um consultório de ortopedia logo ao lado de uma clínica de fisioterapia pode ser muito benéfico.

4. Montar um escritório simples pede criatividade no mobiliário

Definitivamente, quando falamos de móveis, o que não falta são alternativas. Não é preciso investir em peças caras para ter um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

Se você for adepto do “faça você mesmo” e tiver móveis parados em casa, é possível reformá-los. Da mesma forma, mesas, ventilador, canecas e lixeiras sem uso na sua casa podem ajudar a montar um escritório. Esta é uma ótima oportunidade de reutilizar objetos e ainda economizar.

Procure também por lojas de segunda mão e fique de olho nos bazares e anúncios de desapego. Essa etapa de busca ou de reforma de móveis pode levar um certo tempo. Por outro lado,é possível fazer compras com ótimo custo-benefício e economizar muito.

Aposte numa decoração minimalista e otimize o espaço e a arrumação com prateleiras e caixas organizadoras. Colando um papel de presente ou encapando com tecido as caixas que tem em casa, você não gasta quase nada.

5. Invista no que mais importa : saúde e conforto

filtro purificador de água para empresa

Para montar um escritório, é preciso considerar saúde e conforto como essenciais. Assim, na hora de escolher cadeiras, por exemplo, é importante priorizar o conforto, mesmo que tenha que investir mais. Muitas vezes, passamos mais de 8 horas sentados trabalhando. Logo, uma cadeira ergonômica, que permita trabalhar numa postura adequada, previne dores e melhora a eficiência.

Do mesmo modo, pensar em hidratação de qualidade é pensar na saúde. Na hora de montar um escritório, um purificador de água é uma ótima solução. Em vez de comprar, também é possível alugar um aparelho e contar com o suporte da empresa e manutenções periódicas.

Para criar um ambiente de trabalho ainda mais saudável e sustentável, elimine o uso de descartáveis. Optar por copos reutilizáveis só traz vantagens para o seu negócio.

Dicas extras

Depois que o seu negócio já estiver funcionando, existem outras dicas para tentar cortar gastos desnecessários. Procure comprar itens como café e filtro de papel, material de limpeza e de escritório sempre no atacado. 

Assim, você deixa o estoque abastecido e ainda economiza por comprar em quantidades maiores. Não se esqueça de desligar computadores e outros eletrônicos quando não estiverem em uso. Evite ao máximo a impressão de documentos e reutilize papéis para rascunho.  Procure fazer bom uso da iluminação natural e da circulação de ar das janelas, reduzindo  o consumo de energia. 

E então, tudo pronto? Agora que você já sabe que precisa de pouco para montar um escritório, é hora de tirar esse sonho do papel!