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Como engajar os colaboradores em 3 passos

como engajar os colaboradores

Muitos gestores se perguntam sobre como engajar os colaboradores. Em um contexto profissional cada vez mais virtual, aumentar o engajamento é essencial. Assim, é possível manter desenvolvimento da equipe, bem como a  performance da organização em níveis elevados.

Colaboradores satisfeitos tendem a ter melhor desempenho e a não deixarem seus empregos. Mas, afinal, como engajar os colaboradores de forma eficiente?

Primeiramente, vamos entender melhor o que é um colaborador engajado. Depois, daremos 3 exemplos de ações simples para colocar em prática no seu negócio e aumentar a produtividade.

O que são colaboradores engajados?

À primeira vista, parece que um colaborador engajado é a mesma coisa que aquele que é motivado. Mas, não é apenas isso. O conceito de engajamento é maior do que isso. 

Por definição, o conceito de engajamento corporativo tem 3 pilares:

  • Pensar: o profissional entende e aceita os objetivos, valores e estratégias estabelecidos pela empresa da qual faz parte.
  • Sentir: o colaborador sente orgulho da organização e gosta do que faz.
  • Agir: acreditando e se sentindo bem, o colaborador fará o necessário para que os negócios tenham sucesso.

Assim, um profissional engajado é aquele com proatividade, que se esforça constantemente para alcançar melhores objetivos para o negócio. É o colaborador que tem muito comprometimento e verdadeira paixão pelo que faz.

É claro que toda empresa gostaria de ter estes profissionais em sua equipe. Por isso, é muito importante demonstrar cuidado e saber como engajar os colaboradores.

Como engajar os colaboradores pode impactar no sucesso da sua empresa?

como engajar os colaboradores

Desde já, vamos pontuar a importância da questão motivacional no trabalho. Os colaboradores são o maior ativo de qualquer empresa. Em um ambiente de trabalho mais amigável e saudável, o colaborador tende a se sentir naturalmente mais engajado.

Ainda que a empresa tenha pressão por resultados, é possível abordar isso de forma mais leve ou mais pesada. Por outro lado, o caminho mais fácil tende ser o da abordagem mais leve. Isso porque já se sabe que uma experiência profissional mais saudável gera mais motivação.

Alcançar um bom clima organizacional e descobrir como engajar os colaboradores são metas construídas diariamente. Com pequenas ações, os colaboradores vão entrando em sintonia com o objetivo do negócio de maneira gradual e efetiva.

Como engajar os colaboradores em 3 passos

De acordo com o conceito de engajamento corporativo, existem 3 dimensões a serem abordadas. Logo, as ações para aumentar o engajamento devem levar em conta esses 3 pilares.

Oferecer oportunidades e espaço para crescer

Saber que é possível evoluir profissionalmente e alcançar novas conquistas é um grande estímulo. Por isso, é importante saber os desejos de plano de carreira dos colaboradores. Da mesma forma que o diálogo é essencial, o acompanhamento também. Não deixe de fornecer feedbacks claros e construtivos. Busque desenvolver as competências dos colaboradores e incentivar a participação em novos projetos e 

Também é  sobre liderança

Líderes que inspiram sabem como engajar os colaboradores até mesmo sem perceber, muitas vezes. Liderar de forma apaixonada, cuidadosa e competente é essencial para alcançar esse objetivo. Do mesmo modo, o diálogo e o interesse no colaborador não podem deixar de existir. Ao sentir que suas necessidades são ouvidas e sua contribuição é relevante, o colaborador sente vontade de vestir a camisa.

Reconhecimento é bom e todo mundo gosta

Remuneração compatível com o mercado e bons benefícios são importantes para a motivação, mas não são suficientes. Celebrar conquistas e reconhecer os esforços dos colaboradores são igualmente importantes para manter o engajamento da equipe. 

Ficou com alguma dúvida? Agora que você já explorou como engajar os colaboradores, procure aplicar estas ações na sua empresa. Coloque o engajamento como um objetivo da sua empresa e certamente você irá notar ótimos resultados.

 

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