Postado 21 de fevereiro de 2022 em Europa Empresas, Todos por Europa
Você sabe o que é o Código de Ética e Conduta de uma empresa? Talvez você já tenha ouvido falar sobre isso no seu local de trabalho.
Por outro lado, esse nome pode parecer complexo e distante do que fazemos no dia a dia. Mas, na verdade, a função do Código está diretamente ligada às nossas ações, sabia?
Ele é uma importante ferramenta das empresas que decidem adotá-lo e pode trazer muitos benefícios. Então, antes de mais nada, vamos entender do que se trata um Código de Ética e Conduta?
Definitivamente, este documento é mais do que um simples manual. Ele consegue descrever a essência de uma organização, bem como delimitar seus parâmetros éticos e morais.
Afinal, você sabia que ética e moral são diferentes? Moral está relacionada ao conjunto de atitudes e costumes aceitos por uma sociedade. Já a ética prevê uma reflexão sobre essa moralidade.
Assim, é possível definir os princípios e valores morais que orientam a conduta de um indivíduo ou grupo.
É importante diferenciar esses dois conceitos: nem sempre um costume aceito por um grupo será considerado ético pelo indivíduo. Da mesma forma que os indivíduos, as empresas também avaliam e adotam princípios éticos e condutas morais que consideram corretos.
O Código de Ética e Conduta apresenta o propósito, os princípios e valores da empresa, traduzindo-os em regras de comportamento. Ou seja, é muito mais que um manifesto da marca. É um conjunto de normas que define a prática de atuação da empresa com todos os seus públicos de interesse.
É fundamental dar transparência a essas práticas, dentro e fora da organização. Logo, quando uma empresa elabora e divulga um Código de Ética e Conduta, ela assume um compromisso.
Ela se compromete com seu público interno e também com a sociedade, evidenciando qual é o papel social daquela companhia.
No dia a dia, o documento serve como referência para todos os integrantes, fornecedores e parceiros da organização. Assim, sempre que for preciso tomar uma decisão, é possível recorrer ao Código de Ética e às atitudes ali previstas.
1- Todo mundo na mesma página
Já entendemos que os critérios sobre o que é ético e moral podem ser subjetivos. Logo, quando estão escritos, evita-se que cada um tenha sua própria interpretação.
Dessa forma, todos os integrantes da organização, bem como parceiros, fornecedores, investidores e etc, estarão alinhados. Adotar a mesma postura é fundamental para a boa imagem da empresa.
2- Se combinar bem, todo mundo sai ganhando
Definitivamente, desvios de conduta podem prejudicar a imagem da empresa e acarretar até mesmo em crimes. Por isso, é responsabilidade da organização adotar medidas para inibir esse tipo de prática.
O Código de Ética e Conduta é o documento que dá respaldo a todas as ações de controle de práticas irregulares. E cada pessoa ou organização que se relacionar com aquela empresa assumirá o compromisso de seguir as regras determinadas.
Ou seja, todos concordam com as regras, reduzindo os riscos de possíveis desvios e prejuízos financeiros e de imagem.
3- É um instrumento de transformação social
Para as empresas que querem gerar impacto positivo na sociedade, o Código de Ética ganha outra importância.
Por meio dele, é possível dar mais visibilidade às causas que a organização apoia. O documento converte as causas em valores morais perante a sociedade. Assim também, aumenta o engajamento de todos os seus públicos para causar uma verdadeira transformação.
Enfim, o Código de Ética acaba sendo uma ferramenta estratégica da empresa para atingir todos os seus objetivos. Quando todos os envolvidos seguem alinhados, as chances de que a organização seja bem sucedida são maiores.
Suas normas devem ser seguidas no cotidiano para melhorar a credibilidade da empresa e o documento deve ser sempre atualizado.
Primeiramente, o que diferencia o documento da Europa são suas crenças e valores. O Código de Ética e Conduta da Europa apresenta logo de início um detalhamento daquilo que acredita e aquilo que valoriza.
Cada empresa tem os seus próprios valores e a definição de cada um deles. Assim, a partir disto, é possível refletir e definir quais comportamentos adotar diante de diferentes situações.
No Código de Ética da Europa, abordamos diversos temas, como respeito entre os colaboradores, segurança, tratamento de dados confidenciais, etc. Para cada um destes tópicos, existem diretrizes de conduta, que são pautadas naquilo que acreditamos ser certo.
Por exemplo, quando o assunto é conflito de interesses, há definições claras do que isto signfica. Da mesma forma, também fica muito claro o que é ou não permitido.
Você já trabalhou em uma empresa e se envolveu afetivamente com alguém do trabalho? Já foi contratado para a mesma organização que algum parente seu? Estas situações podem ser vistas e tratadas de diferentes maneiras em cada empresa.
De toda forma, é importante saber que o Código de Ética e Conduta é um apoio também nestes casos. A Europa, por exemplo, incentiva o relacionamento interpessoal entre os colaboradores. Por outro lado, não admite conflitos que interfiram com a harmonia do ambiente de trabalho.
No documento, existem orientações diretas sobre o que fazer se a pessoa se encontra nesta situação. Da mesma forma, os colaboradores podem consultar como evitar riscos:
Os públicos da Europa e a forma de se relacionar com eles também são mencionados no documento. De acordo com o Código de Ética e Conduta da Europa, seus fornecedores devem:
Decodificando o que mais importa
Analise novamente os exemplos do Código de Ética da Europa. Deu para perceber uma relação entre aquelas orientações e os valores da empresa? A Europa preza pela responsabilidade social e ambiental, pela ética e pelo respeito, entre outras coisas.
As normas apresentadas acima são traduções daquilo que a empresa tem como grandes princípios e valores morais. Assim, sempre que houver algum dilema, o documento serve como um guia para agir com integridade.
Todos nós temos esse guia para as nossas próprias atitudes e decisões pessoais, mas ele não é escrito. É impresso na nossa consciência e no nosso juízo das coisas, construído ao longo de toda a vida. Como as empresas são compostas de diversas pessoas, com diversos critérios e referências, ter um guia para todos é fundamental.
Enfim, entendemos que o Código de Ética e Conduta de uma empresa é uma importante ferramenta. Ajuda a alinhar comportamentos, preservar a imagem da empresa e mitigar riscos.
Da mesma forma, amplifica a relevância das causas que a empresa acredita e defende e melhora seu desempenho. Elaborar este documento não é uma obrigação, mas definitivamente pode ser uma vantagem competitiva também.
E você, já teve contato com um documento como este? Se a sua empresa ainda não fez esse movimento, faça parte da mudança e incentive!