Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Carvão ativado: como ele age no purificador de água?

purificador de água carvão ativado

O carvão ativado é um elemento natural muito presente nos refis dos purificadores de água. Há muitos anos, o carvão vegetal já era utilizado por nossos ancestrais para filtrar a água. Mas, você sabe o que é exatamente e qual a sua função no processo de purificação?

Juntamente com ele, existem ainda outros elementos dentro dos nossos refis, como o quartzo e a dolomita. Todos eles estão dispostos em camadas diferentes dentro do refil, por onde a água passa.

A seguir, saiba mais sobre a definição deste elemento, seu processo de extração e como ele age no purificador.

O que é o carvão ativado?

 

O carvão ativado consiste em uma esponja porosa sólida e preta. É usado em filtros de água, medicamentos que removem seletivamente toxinas e processos de purificação química. Os carvões ativados podem ser fabricados na forma de pó, bem como na forma granular, a partir de diferentes matérias-primas. 

O carvão ativado granular é considerado o melhor adsorvente para a eliminação de compostos. Neste formato, ele pode reter selecionadas partículas de gases, líquidos ou outras impurezas em seus poros.

De acordo com o tamanho dos poros é possível selecionar o tamanho das partículas retidas. Devido a essa característica, ele é conhecido como adsorvente universal, sendo responsável pela maior parte do processo de adsorção.

Como ele chega até o refil?

O carvão é uma matéria orgânica, constituída por átomos de carbono, que é um dos elementos mais versáteis da natureza. Ele se torna ativado quando se mistura com oxigênio, abrindo milhões de poros minúsculos entre os átomos de carbono. 

Assim, o carvão ativado é obtido através da carbonização de cascas de coco de babaçu e/ou coco de dendê (endocarpo). Apesar de ser essencialmente microporoso, ele passa por um processo de gaseificação para aumentar o volume dos microporos.

Uma reação com dióxido de carbono acima de 800ºC faz com que moléculas de gás penetrem no interior do carvão. Logo depois da carbonização, o carvão ativado é impregnado com prata coloidal.

A prata tem função bacteriostática, impedindo a proliferação de bactérias no interior dos purificadores residenciais. Posteriormente, o carvão é granulado nos tamanhos adequados para os refis dos purificadores Europa.

Qual o papel do carvão ativado no processo de purificação da água?

 

O principal método pelo qual este elemento pode remover os poluentes da água é a já mencionada adsorção.

Afinal, o que é isso? Em termos gerais, é um processo de atração de átomos, íons ou moléculas de um material dissolvido em uma superfície. É diferente da absorção, que absorve partículas pelo volume e não pela superfície (como no caso anterior).

Como adsorvente universal, a função do carvão ativado é adsorver diversas substâncias químicas, orgânicas e inorgânicas, biológicas. Assim também, ele é o responsável pela remoção do sabor e odor da água.

Do mesmo modo, este elemento torna a água que consumimos mais pura e leve. Além de deixá-la livre de matéria orgânica, regulando o pH e a temperatura da água.

Quando os locais ativos no carvão são preenchidos pelas impurezas, é hora de trocar o refil. Com o passar do tempo, os filtros de carvão ativados tornam-se menos efetivos com o uso e precisam ser substituídos.

Você imaginava que o carvão ativado tinha um papel tão importante na qualidade da água que bebemos? Fique ligado no nosso Blog para mais informações e curiosidades sobre o mundo da água!