5% off na primeira compra. Aproveite!

Beber água emagrece mesmo? Entenda porque.

beber água emagrece

Você já deve ter ouvido falar que beber água emagrece, mas como será que isso acontece? 

Antes de mais nada, já sabemos que hidratar-se corretamente é essencial para o bom funcionamento do organismo. Uma das funções da água parece ser aumentar o metabolismo e auxiliar na queima de calorias. Portanto, beber água emagrece sim.

A água também tem papel importante no funcionamento correto de vários processos que contribuem para o emagrecimento. Regula o intestino, auxilia na digestão, bem como na hidratação dos músculos.

Porque beber água emagrece

A princípio, tomar uma bebida com zero calorias já parece um bom caminho para manter o peso ideal. Não existe uma ação direta da água na perda de peso. Por outro lado, ela é fundamental para outros processos que ajudam a perder alguns quilos. Entenda como:

Aumenta a saciedade e diminui a sensação de fome

Você sabia que muitas vezes a fome pode ser confundida com sede? Quando o corpo precisa de energia por meio dos alimentos ou inicia um processo de desidratação, manda informações ao cérebro. As duas informações são igualmente processadas pelo hipotálamo e, por isso, essas sensações são facilmente confundidas. Assim, beber água emagrece porque reduz a sensação de fome, diminuindo também o número de snacks e calorias ingeridas durante o dia. Além disso, a água ocupa um volume grande no estômago, ajudando a controlar o apetite. Isso funciona ainda mais, se ingerida um pouco antes das refeições.

Mais água, menos calorias

De acordo com alguns estudos, beber 500 ml de água fria ou à temperatura ambiente pode aumentar o metabolismo. O efeito dura cerca de 90 minutos e eleva a taxa metabólica de 2 a 3%. Dessa forma, a queima diária de calorias por dia também aumenta.

Melhora a digestão e o funcionamento do intestino

A cada 1000 calorias ingeridas, o corpo precisa de 1 litro de água para fazer a digestão. Com o corpo hidratado, todos os órgãos (e isso inclui o fígado) funcionam corretamente. Assim também,  por ajudar a hidratar as fezes, a água ajuda no funcionamento intestinal, facilitando a eliminação de resíduos do corpo. 

Reduz a retenção de líquidos

Beber água emagrece também porque ajuda a reduzir a retenção de fluídos nos tecidos em quantidades acima do padrão. Um fluxo maior de urina ajuda a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.

Você rende mais no físico e no mental

beber água emagrece

Com músculos hidratados, o risco de lesões esportivas cai e a recuperação muscular fica mais fácil. Dessa forma, a pessoa consegue tirar maior rendimento dos treinos e treinar mais frequentemente, facilitando o processo de perda de peso. Um corpo hidratado também combate dores de cabeça, além de melhorar o foco, bem como a memória. Com mais qualidade de vida e energia, você consegue realizar melhor tudo aquilo que precisa.

De antemão, é importante lembrar que a água deve ser consumida sem adição de açúcar para auxiliar no emagrecimento. Assim, a ingestão de água pura, aromatizada e também de chás sem açúcar é a mais indicada. Além disso, o consumo de alimentos ricos em água também pode ajudar, já que contêm poucas calorias.

Beber água emagrece mesmo, mas não adianta apenas tomar água. Nada de dietas radicais que aconselham apenas a ingestão desse líquido. Em um processo de perda de peso, é ideal ter equilíbrio e o acompanhamento de um profissional da saúde.

A média diária de ingestão de água recomendada para adultos é de 2 litros. Por outro lado, cada pessoa precisa de uma quantidade diferente. O cálculo deve ser de acordo com a seguinte fórmula matemática: peso x 35 ml. Por exemplo: 60 kg x 35 ml: 2,1 litros de água por dia. Descubra aqui a quantidade ideal para você.

Definitivamente, devemos evitar ingerir líquidos durante as refeições, porque isso prejudica a digestão e causa inchaço. Tirando esses momentos, beber água emagrece e mantém a saúde do corpo todo. E você, já se hidratou hoje?