5% off na primeira compra. Aproveite!

Beber água da torneira faz mal para a saúde?

beber água da torneira faz mal?

Muitas pessoas se perguntam se beber água da torneira pode trazer algum risco à saúde. Mesmo sabendo que ela é própria para o consumo, por que ainda existe esta preocupação?

Antes de mais nada, é importante saber que existem padrões de potabilidade estabelecidos e cumpridos pelas estações de tratamento. Por outro lado, de acordo com a qualidade da água e do tratamento, a água da torneira ainda pode conter diversas substâncias nocivas à saúde.

Algumas delas, como os resíduos de remédios, ainda não têm um tratamento adequado para a sua eliminação. Beber água da torneira não causa nenhum mal imediato e é definitivamente muito melhor que ingerir água sem tratamento algum.

Ter o hábito de beber água diretamente da torneira pode ocasionar problemas de saúde a longo prazo. Vamos entender quais são os riscos e de que forma a qualidade da água pode ser prejudicada?

Como a água sai e como a água chega

Primeiramente, você já se perguntou como a água chega até a sua casa? Como funciona uma estação de tratamento? Se você é de SP, pode ler mais sobre o sistema de abastecimento da cidade e refletir sobre o hábito de beber água da torneira.

É essencial dizer que as estações concessionárias de tratamento são diferentes em cada localidade, com diferentes investimentos e técnicas. 

Em todo caso, a água que sai da estação é própria para consumo humano. No entanto, é possível que a qualidade desta água seja prejudicada por alguns fatores.

De acordo com a qualidade da água de cada região, o tratamento definido deve ser eficaz. No caminho até a sua torneira, a água é armazenada e também passa pelas tubulações, que podem estar com problemas. 

Assim, tratamentos inadequados, armazenamento incorreto e sistema de tubulação enferrujados são importantes fatores de contaminação. 

Afinal, quais são os riscos de beber água da torneira?

riscos de beber água da torneira

No caminho que a água percorre até a sua casa, ela pode ser contaminada com diversas substâncias nocivas. Veja abaixo as principais delas:

  • Flúor: Banido em diversos países europeus, o flúor causa ainda bastante polêmica em relação ao seu consumo. Em excesso, pode gerar baixa imunidade, aumento de risco de câncer e supressão da função tireoidiana.
  • Vírus e bactérias: São encontrados em encanamentos, bem como em sistemas hidráulicos, podendo causar diversas doenças.
  • Cloro: É amplamente adicionado à água para eliminar microrganismos, como nas piscinas. Por outro lado, pode ser bastante tóxico se consumido em excesso, e a longo prazo.

Além dessas substâncias comuns, ao beber água da torneira, é possível encontrar elementos inusitados e ainda mais prejudiciais, como: 

  • Metais pesados: Arsênico, chumbo, mercúrio e alumínio podem estar presentes na água. Problemas de saúde mais comuns associados a estas substâncias: câncer, problemas no fígado e no sistema nervoso central.
  • Microplásticos e agrotóxicos: Essas pequenas partículas de elementos nocivos são encontradas também na água. Apesar de seus efeitos no corpo ainda não serem totalmente conhecidos, são definitivamente prejudiciais.
  • Remédios: é possível encontrar antibióticos, antidepressivos, medicamentos de controle de natalidade, entre outros. Essas substâncias, mesmo em baixas concentrações, podem causar danos, especialmente aos alérgicos.

Mas, então, como podemos beber água da torneira sem correr riscos? Existem maneiras de melhorar a qualidade da água que chega até a sua casa, garantindo um consumo mais seguro. 

Como beber água da torneira de forma segura?

beber água da torneira pode fazer mal para a saúde?

Definitivamente, a forma mais segura de melhorar a qualidade da água de torneira é instalar um purificador de água. Além de segura, esta opção é simples, prática e econômica.

Basta instalar o aparelho na cozinha, próximo a um ponto de água, para ter água pura a todo momento. Existem diversos modelos no mercado, bem como diferentes sistemas de purificação.

Mesmo os sistemas mais básicos já garantem a redução do cloro, de bactérias e impurezas na água. Com tecnologias mais avançadas, como o sistema com ultravioleta, a água fica livre até mesmo de vírus.

Beber água purificada é beber água da torneira de forma mais segura, melhorada: livre de metais pesados e agentes contaminantes. Além disso, alguns modelos oferecem água fresca ou gelada, facilitando ainda mais o cotidiano da hidratação.

Na falta de um purificador de água, ferver a água é um método caseiro bastante utilizado, com alguma eficácia. Seja para cozinhar alimentos ou beber água, o processo de fervura pode eliminar microrganismos, reduzir o cloro e o flúor.

 Por outro lado, os sedimentos de metais pesados e outros elementos químicos não são eliminados e ainda podem causar riscos à saúde.

Enfim, faz mal ou não faz?

Concluímos que beber água da torneira pode ou não trazer riscos à saúde. Se a qualidade da água estiver comprometida e esse for um hábito contínuo, pode sim ser prejudicial e causar doenças.

A solução mais segura, simples e prática é a instalação de um purificador para a melhoria da qualidade da água. Assim, beber água da torneira ou cozinhar alimentos com essa mesma água passa a ser totalmente seguro para consumo humano.

Se você conhece alguém que tem esse hábito e que não reflete sobre os riscos envolvidos, compartilhe este texto! Descubra a nossa linha completa de produtos e aproveite o melhor da hidratação de qualidade!