Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Alugar purificador de água compensa para qualquer empresa?

alugar purificador compensa

Para cumprir a lei e oferecer água potável no trabalho, compensa mais comprar ou alugar um purificador de água? Para empreendedores de pequeno e médio porte, esta é uma dúvida comum.

Segundo a CLT, as empresas devem obrigatoriamente disponibilizar água potável para seus funcionários. A norma 24 explica as exigências higiênicas para o bom funcionamento do ambiente de trabalho e para o bem-estar.

Apesar disso, não são apenas as indústrias e empresas que têm essa obrigação. Recentemente, os bares e restaurantes passaram a oferecer água potável gratuitamente a quem desejar.

Desde 2020, São Paulo adotou a medida legal da água da casa, já praticada por outros estados. 

Assim, é possível perceber que a preocupação com a água existe em empresas de qualquer tamanho. Agora, resta descobrir se é melhor comprar ou alugar um purificador. 

Por que ter um purificador na sua empresa?

Definitivamente, já sabemos que manter a hidratação de qualidade é fundamental à saúde. Temos algumas formas de obter água disponíveis. À primeira vista, beber água da torneira pode parecer uma boa escolha. 

Afinal, a água da torneira atende aos padrões de potabilidade. Contudo, pode conter substâncias não retiradas nas estações de tratamento. Da mesma forma, pode ser contaminada no caminho até a sua empresa. A tubulação, bem como os reservatórios são possíveis fontes de contaminação de diversas doenças. 

Comprar ou alugar um purificador também é melhor que comprar água mineral engarrafada. O consumo deste tipo de água não é seguro, nem tampouco prático ou sustentável.

De acordo com as condições de transporte e armazenamento da água engarrafada, sua qualidade pode variar. Ainda mais preocupante é que, se estiver fora de condições ideais, este tipo de água também oferece riscos à saúde.

Do mesmo modo, a reposição constante de garrafas e galões impacta na rotina da empresa. Sem falar no descarte de toneladas de plástico ao longo dos anos, que são um problema para o meio ambiente. Alugar um purificador evita todas estas questões.

Logo, fica claro que a melhor opção é ter um purificador de água. Com opções de água gelada, diferentes sistemas de tratamento e modelos, ele oferece água segura toda hora. Além disso, existem cores e estilos variados para combinar com cada tipo de ambiente e de negócio.

A escolha entre comprar ou alugar um purificador vai depender de algumas variáveis. Vamos entender melhor?

O que compensa mais: comprar ou alugar um purificador?

Ao optar pela locação de um aparelho, a empresa conta com serviços exclusivos. Manutenções corretivas, bem como as preventivas já estão inclusas no contrato. Da mesma forma, a instalação está inclusa e existe um atendimento dedicado à empresa.

Geralmente, os contratos de locação têm um período de fidelidade. Depois que acabar este período, é possível rever a negociação e renovar o contrato.

Definitivamente, a principal diferença entre comprar e alugar um purificador é o direito ao produto. No modelo de locação, os purificadores são cedidos à empresa contratante por um período de tempo determinado. Por outro lado, ao realizar a compra, os aparelhos passam a fazer parte do ativo fixo da empresa. 

Logo, como propriedades do cliente, as manutenções do purificador passam a ser responsabilidade dele. Do mesmo modo, a manutenção precisa estar integrada às NRs e em conformidade.

Para adquirir um purificador como empresa é preciso ter um CNPJ e comprar ao menos 1 aparelho. Portanto, não há uma resposta certa na escolha entre alugar um purificador ou comprar o aparelho. 

Esta definição vai variar de acordo com a verba, as necessidades, o fluxo de pessoas e até o espaço físico da empresa.

Alugar um purificador compensa para empresa de todos os tamanhos?

Antes de mais nada, vamos entender as vantagens e desvantagens entre um e outro modelo?

Ao alugar um purificador, além de testar o aparelho antes de comprar você opta por:

  • Serviço de assistência técnica sempre que necessário;
  • Fidelidade de 24 meses geralmente;
  • Manutenções preventivas e corretivas;
  • Investimento mais baixo;
  • Maior controle de gastos, já que o contrato prevê um tempo específico.

Adquirir um purificador necessita de um investimento inicial mais alto. Por outro lado, a sua empresa ganha:

  • Um ativo fixo durável, que pode ser levado para outra localidade;
  • Praticidade de ter água de qualidade, por tempo indeterminado, sem necessidade de renovação de contrato.
  • Custo-benefício mais vantajoso a longo prazo.

Imagine que o seu negócio tenha até 10 funcionários trabalhando numa sala reduzida. Agora, imagine que esta é uma empresa recente, que está em expansão e acabou de abrir sede física. O que você escolheria: comprar ou alugar um purificador?

Ambas as opções podem ser igualmente interessantes. Isto porque, na locação, a empresa novata não precisa de muito investimento. 

As manutenções programadas evitam que alguém da equipe tenha que se ocupar disso. Assim também, alugar um purificador permite maior controle de gastos, importante para uma empresa recente.

Por outro lado, fazer o investimento na compra do aparelho pode ser estratégico. Por exemplo: e se a empresa crescer muito rapidamente e tiver que trocar de ambiente? E se a empresa for comprada por um investidor? Nestes casos, contar com este ativo pode ser mais interessante. 

Resumindo

A verdade é que cada situação vai demandar uma análise diferente. Assim, é possível optar por um cada modelo de acordo com o que for mais vantajoso em diferentes fases. 

Enfim, podemos perceber que alugar um purificador compensa sim para qualquer tamanho de empresa. Isto porque esta escolha é relativa ao momento do negócio, suas necessidades e objetivos.

E a sua empresa, já tem uma maneira segura de oferecer água? Entre em contato com a nossa equipe corporativa e encontre o purificador ideal!