5% off na primeira compra. Aproveite!

Água sustentável: descubra como fazer sua parte.

água sustentável

O que vem à sua cabeça quando lê o termo água sustentável? Sabemos que a água é um recurso essencial para a vida e que pode vir a acabar.

Será que estamos tratando os nossos recursos hídricos pensando no futuro do planeta? 

Antes de mais nada, quando o assunto é água sustentável, devemos ter em mente no mínimo dois princípios. 

O primeiro deles é que a água é um recurso finito e vulnerável, que tem se tornado cada vez mais escasso e disputado.

Já o segundo é que a água pode e deveria ser reutilizada, reciclada e corretamente tratada a fim de evitar maiores prejuízos ao meio ambiente. A água cinza pode ajudar a diminuir a escassez ou inacessibilidade para muitos.

Dessa forma, devemos compreender o contexto de utilização dos recursos hídricos ao redor do mundo. Assim também é essencial debater sobre as maneiras de lidar com este bem tão precioso.

Redução é uma ótima solução

Parece que apenas quando falta água que o assunto da preservação é colocado em foco. Mesmo sabendo de sua importância, a ação poluente do ser humano continua. Utilizamos a água constantemente de maneira descabida. 

Estes fatores ocasionam alterações em ciclos, volumes, composição e obtenção deste recurso, além das mudanças geradas pela própria natureza.

Segundo os especialistas em recursos hídricos, os ciclos do planeta alternam entre secas e chuvas a cada 30 anos. Como a demanda não se altera da mesma forma, são exigidos novos hábitos para evitar a escassez.

Logo, o ideal seria reduzir o consumo de água. Estados brasileiros como São Paulo têm um consumo médio diário de 190 litros por pessoa. A mesma análise em alguns países europeus, que não têm tanta água disponível,  revela a média de 60 litros per capita.

Sabemos que uma mudança de hábitos, juntamente com o uso de tecnologias, podem nos fazer chegar a um patamar de água sustentável.

As indústrias e a água sustentável

A agricultura é a primeira da lista mundial em gastos com água, seguida pela indústria. Dessa forma, ambas precisam buscar o uso hídrico sustentável, já que a água faz parte da subsistência de seus negócios.

Segundo a Global Water Intelligence, nos últimos anos,  tem ocorrido mudanças. Centenas de empresas investiram milhões em sistemas de captação, conservação e manejo de água nos continentes. 

Na hora de comprar os seus produtos, procure saber se as fabricantes estão preocupadas com a utilização da água de forma sustentável.

água sustentável

Água sustentável: como manter o nosso bem mais precioso?

Uma das medidas que a sociedade pode tomar para atingir a água sustentável são as legislações acerca do tema. O Brasil desponta por ter uma legislação avançada ao mesmo tempo que não aplica efetivamente seus instrumentos.

A falta de avanço nessas questões impossibilita a possibilidade de uma gestão integrada. É muito preocupante seguir enfrentando fatores climáticos de sobrecarga ou escassez de chuvas sem nenhuma diretriz.

Conheça algumas formas de se obter uma água sustentável, que podem ser aplicadas tanto em sua casa quanto em empresas de alto consumo:

Águas de reúso

A água de reúso ou residual é a que possibilita seu reaproveitamento em outro fim, normalmente gerada por esgotos residenciais ou de fábricas. 

Assim também se utiliza a alta carga de matérias-primas presentes nessas águas,  transformado o lodo em fertilizante, por exemplo.

A perspectiva é que até o final de 2020 o tratamento de águas residuais aumente em 50% nas fábricas e empresas por todo o mundo.

Dessalinização

Dessalinização é o processo de retirada de sais da água para torná-la adequada para o uso e consumo. O procedimento vem sendo cada vez mais utilizado e aprimorado, principalmente em regiões de escassez de água doce.

Navios ou mesmo Ilhas, como Fernando de Noronha, que não dispõe de água doce, também utilizam a tecnologia. 

A dessalinização pode ser implantada no nordeste do Brasil, por meio de acordos que há anos vem sendo negociados. A finalidade é fornecer água a uma região com recursos hídricos quase nulos.

Se quiser saber mais sobre o processo de dessalinização e como ele pode ajudar a obter água sustentável, leia o nosso artigo.

Captação de água da chuva

O reaproveitamento das chuvas faz parte da busca de uma água sustentável. Com um sistema de captação e armazenamento, pode-se utilizá-la para limpeza de casa, lavar carros, regar plantas ou até outros fins com algum tratamento.

Utilizando cisternas, bem como baldes e outros recipientes, qualquer um de nós pode captar água da chuva e dar outro uso à ela.

O estado de São Paulo tem trabalhado no assunto. Em 2018, a prefeitura de Lorena, por exemplo, deu continuidade a um projeto de captação de água da chuva. Com investimento no valor de 5 milhões de reais, a ideia do projeto era contornar períodos de seca.

sustentabilidade água

Definitivamente, a água sustentável deve ser um tema central de discussão para os próximos anos. Ainda teremos constantes indisponibilidades climáticas e a poluição acelerada. 

E você, faz sua parte quando o assunto é usar a água de maneira sustentável ?