Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Como a água era purificada antigamente?

Como a água era purificada antigamente?

Você sabe como a água era purificada antigamente? Atualmente, para muitas pessoas, é natural esperar água potável quando abrimos a torneira. Contudo, não foi sempre assim, e ainda não é para milhões de pessoas no mundo.

A água é essencial para os seres vivos, e os povos da antiguidade já sabiam de sua importância. Não é à toa que as primeiras civilizações se formaram em volta dos rios. 

Apesar disso, a água também pode disseminar uma série de doenças graves. Assim, foi preciso pensar em soluções para ‘limpar’ a água para consumo.

Existem registros de técnicas de tratamento da água com 4 mil anos de idade, e em vários pontos do mundo. Vamos conhecer mais sobre a história da água purificada

História da água purificada: o começo

Antes de mais nada, vamos imaginar que não existia nenhuma tecnologia de purificação como conhecemos hoje. 

A presença da água permitiu aos povos antigos desenvolver práticas agrícolas, bem como a criação de rebanhos. Com o desenvolvimento das civilizações, o uso da água se intensificou e trouxe consigo a poluição.

Além do descarte de uma série de poluentes diretamente na água, há também alterações em cursos de água. Portanto, os povos antigos criaram algumas soluções básicas que perduraram durante séculos para deixar a água pura.

Por exemplo, no Egito e na Índia, o método de fervura era muito utilizado. Os líderes egípcios recomendavam a fervura do líquido sobre o fogo ou sob o sol. Assim também, era possível aquecer a água com um pedaço de ferro em brasa, mergulhado dentro de um recipiente. 

Não existe uma data certa para a origem da história da água purificada. No entanto, escritos (em sânscrito e egípcio) com mais de 2,000 anos documentam estas práticas. Logo, entendemos que já naquela época, as águas disponíveis nos aquedutos estavam poluídas.

No século VI AC., Sushruta (fundador da medicina Indiana) recomendou filtrar a água com areia e cascalho grosseiro.

Na Grécia, existiu a “Luva Hipocrática”, usada no tratamento dos pacientes de Hipócrates. Em outras palavras, a luva era um saco de tecido por onde a água pudesse ser derramada após ter sido fervida.

A história da água purificada também passa por Roma, no século 1 a.C. O arquiteto Marcus Vitruvius Pollio levantou questões sobre a distribuição da água. Assim, ele se preocupou com a qualidade dos canos, Segundo ele, deveriam ser feitos de cerâmica em vez de chumbo. Como resultado, teria menos risco de a água ser contaminada por metais pesados.

Os maias e a purificação da água

Você sabia que o primeiro sistema de filtração de água do ocidente surgiu na Guatemala? De acordo com um estudo recente, a cidade de Tikal abriga esta descoberta arqueológica.

Segundo arqueólogos, a história da água purificada neste hemisfério pode ter começado ali. A água encontrada no maior dos reservatórios apresentava menos contaminantes. Uma análise mais próxima revelou fragmentos microscópicos de zeólitos, material utilizado até hoje.

Eles são minerais vulcânicos com estrutura porosa, que funcionam como uma “peneira”. Assim, a água consegue passar por seus poros, enquanto impurezas como metais e até micróbios ficam retidos neles. Ou seja, ele atua como o carvão ativado.

Mas, como eles chegaram até ali? Afinal, na região de Tikal não há ocorrência natural de zeólitos. Logo, é possível concluir que os maias transportaram esse mineral de locais distantes para depositá-lo nos reservatórios.

A era moderna da história da água purificada

Posteriormente, no final do século XIV, o homem passou a ver muitas coisas que antes não podia. A invenção do microscópio revelou uma população de microorganismos, muitas vezes nocivos à saúde. 

Até então, a pureza da água era medida apenas pelo seu aspecto e paladar. Contudo, esta inovação permitiu o desenvolvimento dos diversos sistemas de tratamento de água. 

Podemos dizer que foi um divisor de águas na história da água purificada. Atualmente, existem diversos parâmetros de potabilidade, que determinam a qualidade ideal da água.

Assim, o primeiro tratamento de água em massa foi realizado em Londres. Em 1829, os britânicos desenvolveram um sistema de filtragem para captar água do rio Tâmisa. 

Os técnicos arquitetaram camas de areia, dispostas em camadas. Quando a água escorria por esse sistema, os grãos dos primeiros estratos retinham as impurezas

Como resultado, no final do processo, o líquido chegava limpo. Assim também funciona até hoje o processo de filtragem dentro dos refis, por meio dos elementos filtrantes.

Foi a descoberta de uma doença que mudou novamente o curso da história da água purificada. No meio do século 19, foi possível comprovar a transmissão da cólera. Então, o cloro passou a ser adicionado à água e o tratamento virou obrigatório nas cidades. 

Por último, os filtros residenciais começaram a surgir de forma acessível a partir do século XX. Desde então, os filtros e purificadores de água têm sido grandes aliados da saúde.

Gostou de descobrir estas curiosidades? Então, compartilhe este texto com alguém que adore aprender coisas novas!