Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

O que a água da Terra e a água do nosso corpo têm em comum?

O que a água da Terra e a água do nosso corpo têm em comum?

Desde 1992, o Dia Mundial da Água é celebrado no mundo inteiro no mês de março e já sabemos que o nosso Planeta tem 70% de sua superfície coberta de água e, o curioso mesmo é que o nosso organismo parece ser um reflexo da Terra, já que, em cada um de nós, existe a mesma proporção de água.

A diferença é que, no nosso corpo, a proporção de água vai reduzindo ao longo da vida. Um bebê tem cerca de 75% do corpo composto por água. Já um adolescente tem cerca de 65%, e no corpo de uma pessoa idosa essa proporção cai para cerca de 50%. Com o envelhecimento, o organismo vai diminuindo a capacidade de absorção de líquidos em geral.

Portanto, mudar de hábitos pensando na nossa longevidade e no futuro do planeta é fundamental, lembrando que de toda a água que existe no mundo, temos apenas 0,7% disponível para todas as nossas necessidades.

O ciclo da água é o ciclo da vida, dentro e fora do nosso organismo. Ao mesmo tempo em que chove em uma região, em outro lugar a água evapora pela forte ação do sol. No mesmo dia, ingerimos água para matar a sede e a eliminamos novamente.

A seguir, vamos dar algumas dicas para beber mais água, descobrir se você está bebendo a quantidade necessária para o seu corpo e mostrar a relação direta da hidratação com a produtividade.

Água de qualidade na quantidade ideal

Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo. Infelizmente, o nosso organismo não tem um reservatório de água.

Por isso, é preciso ficar de olho na hidratação todos os dias e beber água antes de sentir sede, que é o Segundo a OMS e o Ministério da Saúde, a média de consumo diário deve ser de aproximadamente 2 litros para adultos. Mas, na verdade, isso varia de acordo com a idade e o peso de cada pessoa. Então, se quiser calcular a quantidade certa para o seu corpo,

O ideal é que o consumo de água seja fracionado e frequente ao longo do dia — tomando um copo a cada meia ou uma hora, por exemplo. Assim, é possível manter o organismo sempre hidratado e evitar os problemas de saúde causados pela falta de líquidos.

Existe outra maneira muito simples de avaliar se seu corpo está recebendo a quantidade necessária de água: pela observação da urina. A coloração do seu xixi é como uma escala de hidratação e pode até revelar indícios de algumas doenças:

A primeira delas é muito simples: coloque alarmes no seu celular de hora em hora, por exemplo. Ou então, aposte num app de lembretes para beber água. Eles enviam alertas sonoros para ajudar a criar uma rotina saudável de hidratação.

Os apps desenvolvem metas diárias de ingestão de água de acordo com o perfil da pessoa, e cada lembrete informa a quantidade correta para atingir esse objetivo. para conhecer 5 apps gratuitos disponíveis para iOs e Android.

Hidratação, produtividade e bom humor caminham juntos.

Todo mundo sabe que a água ajuda diversas funções vitais do nosso organismo, como desintoxicação do corpo, absorção de nutrientes, controle da temperatura corporal, melhora do fluxo sanguíneo e digestão, além de deixar a pele mais bonita.

Mas será que a hidratação também tem um impacto na nossa produtividade? Quando pensamos na porcentagem de água que compõe o nosso cérebro (90%), é impossível negar a relação entre hidratação e concentração.

Não é à toa que quando o corpo sente falta de água, um dos primeiros sintomas é a dificuldade de concentração. Além disso, a água é uma excelente condutora de eletricidade. O cérebro precisa do líquido para conduzir a informação de um neurônio a outro.

Por isso, nosso órgão pensante recebe 20% de todo o sangue que circula no corpo. Os neurotransmissores são totalmente dependentes da água. Logo, quanto mais líquido você ingerir, mais rápidas e fáceis serão suas sinapses.

Uma pesquisa de 2012, das universidades de East London e Westminster, constatou que os estudantes que beberam água antes das provas tiveram um desempenho 5% melhor. Os pesquisadores descobriram que pessoas que tomam 500 ml de água antes das tarefas intelectuais têm reações 14% mais rápidas.

Outro estudo, publicado no Journal of Cerebral Blood Flow & Metabolism em 2014, observou que mesmo uma desidratação leve pode afetar o fluxo sanguíneo ligado à atividade cerebral e, por consequência, reduzir a concentração em diversas tarefas. Desse modo, os autores do estudo sugeriram que deixar de beber água — mesmo que graus leves de desidratação — pode ter grande impacto na produtividade.

Da mesma forma que melhora a concentração, beber água pode ajudar em outros aspectos. Com reações mais rápidas, você memoriza mais, assimila melhor, compreende mais as atividades e melhora o ânimo.

Um cérebro hidratado não apresenta sinais de fadiga mental (tão habituais na atualidade) e não é necessário fazer um esforço superior para conseguir o mesmo resultado (você evitará horas extras no escritório, cansaço mental excessivo, mau humor).

Ainda segundo pesquisadores, o consumo de água também está associado à diminuição dos níveis de ansiedade e estresse. Estes dois fatores têm impacto direto na capacidade cognitiva das pessoas.

Para extrair todos os benefícios da hidratação, é necessário garantir que você esteja consumindo água da forma mais saudável possível. Ou seja, bebendo o líquido puro (sempre a melhor escolha) ou aromatizado com frutas, em chás e sucos naturais.

A sabe que manter o corpo saudável é fundamental para que todas tenham energia para lutar por suas conquistas, por isso oferece água Europa em seu ambiente, a marca especialista em purificação no Brasil desde 1984.

Manter a hidratação é uma forma simples de autocuidado.

Dê uma pausa no trabalho e beba um copo de água. Seu corpo agradece! 😉