Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Água com gás – você sabe como é produzida?

água com gás

Para muita gente, a água com gás é a melhor escolha para matar a sede. Muito utilizada também em degustações de bebidas como cafés e vinhos, a água com gás tende a limpar o paladar. Mas, você já parou para pensar como surgiu a água com gás? Quem inventou essa combinação?

O inventor da água com gás é um inglês, nascido no século XVIII, chamado Joseph Priestley. Ele iniciou sua vida científica na física, mas, logo depois, foi a química que lhe despertou a real paixão pelo conhecimento.

Em sua cidade natal, o pesquisador encontrou um posto ministerial onde havia grande estoque de dióxido de carbono, que vinha de uma cervejaria local. Com este estoque disponível, lhe ocorreu a ideia de gaseificar a água de forma artificial. 

quem inventou a água com gás

H2O + CO2

Dessa forma, Joseph criou a água com gás, inserindo em H2O o dióxido de carbono (CO2). Essa única descoberta foi suficiente para que Priestley fosse eleito para a Academia das Ciências Francesas.

Do mesmo modo, o pesquisador encontrou mais estímulo para trabalhar com gases, realizando novos feitos. Joseph descobriu o óxido nitroso (gás hilariante), o dióxido de nitrogênio, o óxido nítrico e o cloreto de hidrogênio. 

Posteriormente, a indústria de refrigerantes agradeceu a descoberta de Joseph. Afinal, foi possível desenvolver a bebida doce e gaseificada que bebemos com muita frequência hoje.

Existe água com gás natural?

À primeira vista, a água com gás parece ser possível apenas de forma artificial, mas isto não é verdade.

A grande maioria das marcas que encontramos à venda é gaseificada artificialmente, em um processo industrial idêntico ao dos refrigerantes.  

Por outro lado, o processo natural de formação da água carbogosa ou carbonatada surge do aquecimento subterrâneo. 

As fontes estão situadas em regiões que tiveram vulcões ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície. 

“Nesses locais, os condutos de magma atravessam as rochas até alcançarem os aquíferos, reservatórios e subterrâneas de água. O calor intenso quebra as moléculas dos minerais contidos na água, liberando vapores e incorporando os gases ao líquido”, explica o geólogo Uriel Duarte (USP).

No sul de Minas Gerais está localizada uma região chamada de Circuito das Águas, famosa por suas estâncias hidrominerais. 

Nesta região, especificamente no Parque das Águas, os amantes de água gasosa podem provar as fontes naturais. Igualmente, podem experimentar vários tipos de águas minerais, cada uma com uma composição, um sabor e uma indicação terapêutica diferente.

Se interessou por este roteiro de viagem? Para saber mais e programar esse passeio interessante, acesse o site oficial do Circuito das Águas.

água com gás

Para matar a sede, prefira sempre água purificada

Nunca é demais lembrar que manter a hidratação em dia é essencial para a saúde. Consumir água com gás em excesso pode trazer problemas. irritações para a mucosa do estômago de quem já é predisposto a problemas gastrointestinais. 

Assim, procure sempre ingerir maior quantidade de água purificada para manter seu organismo saudável e evitar os prejuízos da desidratação.